22 novembro, 2024

Le Monde

 

O melhor do jornalismo francês, cuidadosamente selecionado e entregue na sua caixa de entrada todas as manhãs.
Os juízes Tomoko Akane, Kimberly Prost e Keebong Paek sentam-se antes do anúncio do veredito do Tribunal Penal Internacional (TPI) que condenou o chefe da polícia jihadista malinês Al Hassan Ag Abdoul Aziz Ag Mohamed Ag Mahmoud a 10 anos de prisão por crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos durante um reinado de terror na lendária cidade malinês de Timbuktu, em 20 de novembro de 2024 no tribunal do TPI em Haia. Os juízes do TPI condenaram Al Hassan Ag Abdoul Aziz Ag Mohamed Ag Mahmoud, 47, em junho por crimes incluindo tortura quando ele era membro do temido grupo militante islâmico Ansar Dine que tomou o controle de Timbuktu por quase um ano a partir do início de 2012. - Holanda OUT (Foto de Eva Plevier / ANP / AFP)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteMandado de prisão do TPI para Netanyahu é um ponto de virada para a justiça internacional

A decisão dos juízes do Tribunal Penal Internacional é uma virada de jogo para um sistema de justiça que até então se concentrava nos "vencidos, nos párias ou nos inimigos do Ocidente".

Leia o artigoícone ler artigo

FOTO DE ARQUIVO: Moradores caminham no local de um ataque com míssil russo, em meio ao ataque da Rússia à Ucrânia, em Dnipro, Ucrânia, em 21 de novembro de 2024. REUTERS/Mykola Synelnykov TPX IMAGENS DO DIA/Foto de arquivo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteRússia dispara míssil balístico de médio alcance contra Ucrânia em alerta ao Ocidente

O projétil caiu sobre uma fábrica na cidade oriental de Dnipro. Até agora, Moscou não tinha oficialmente esse tipo de arma em seu arsenal.

Leia o artigoícone ler artigo

O indicado do presidente eleito Donald Trump para procurador-geral, o ex-deputado republicano Matt Gaetz, da Flórida, fecha a porta de um comício privado com o vice-presidente eleito JD Vance e membros do Comitê Judiciário do Senado Republicano, no Capitólio em Washington, quarta-feira, 20 de novembro de 2024. (Foto AP/J. Scott Applewhite)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteGaetz retira sua nomeação para procurador-geral dos EUA no primeiro revés político para Trump

Posteriormente, o presidente eleito anunciou sua nova escolha para esta posição estratégica: a ex-procuradora-geral da Flórida, Pam Bondi, que anteriormente serviu em sua equipe na Casa Branca.

Leia o artigoícone ler artigo

O primeiro-ministro francês Michel Barnier discursa durante uma sessão de perguntas ao governo na Assembleia Nacional Francesa em Paris, em 19 de novembro de 2024. (Foto de Alain JOCARD / AFP)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinantePrimeiro-ministro francês Barnier enfrenta ameaça de desconfiança da extrema direita

O partido de extrema direita Rassemblement National pode se juntar à esquerda para apoiar uma moção de censura se Michel Barnier usar o Artigo 49.3 para aprovar o orçamento de 2025 sem uma votação no Parlamento. O primeiro-ministro se encontrará com a líder de extrema direita Marine Le Pen na segunda-feira.

Leia o artigoícone ler artigo

PERFIL

ícone de assinanteQuem é Jay Graber, CEO da Bluesky?

Uma americana de 33 anos é a discreta CEO da plataforma de mídia social que, após a eleição presidencial americana, é vista como uma alternativa promissora às controvérsias em torno do X.

Leia o artigoícone ler artigo

INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteO crescente sucesso dos bares de vinho natural da França

Esses estabelecimentos de rápido crescimento estão atraindo multidões com seus ambientes relaxados e menus criativos. Mais livre, mais amigável e mais ecologicamente correta, a experiência de degustação de vinhos oferecida também reflete mudanças sociais.

Leia o artigoícone ler artigo

O navio chinês, o graneleiro Yi Peng 3, ao fundo, está ancorado e sendo monitorado por um navio de patrulha naval dinamarquês, no meio do mar em Kattegat, Dinamarca, 20 de novembro de 2024. Ritzau Scanpix/Mikkel Berg Pedersen via REUTERS ATENÇÃO EDITORES - ESTA IMAGEM FOI FORNECIDA POR TERCEIROS. DINAMARCA FORA. SEM VENDAS COMERCIAIS OU EDITORIAIS NA DINAMARCA.

INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteDanos aos cabos submarinos do Mar Báltico: Por que as suspeitas estão se concentrando em um navio chinês

Martin Untersinger

Leia o artigoícone ler artigo

Paris, França, 6 de novembro de 2024 - Primeiro-ministro Michel Barnier no final da reunião do Conselho de Ministros no Palácio do Eliseu.

COLUNA

ícone de assinanteA França terá um governo no Natal?

Solenn de Royer

Leia o artigoícone ler artigo

Gisèle Pelicot e seu advogado Stéphane Babonneau deixam o tribunal após uma audiência em Avignon, em 19 de novembro de 2024.

LEITURA LONGA

ícone de assinante48 dias no "pântano" do julgamento de estupro de Pelicot: o que os repórteres do tribunal do Le Monde viram

Pascale Robert-Diard

Leia o artigoícone ler artigo

Ephrem Yalike Ngonzo, jornalista centro-africano de 28 anos, ex-colaborador russo na RCA entre o início e o final de 2019 e responsável pelas relações com a mídia local da Wagner na RCA entre 2020 e novembro de 2022. Retrato na redação do jornal Le Monde, 30 de setembro de 2024, Paris.

INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteConfissões de um agente de desinformação arrependido de Wagner da República Centro-Africana

Morgane Le Cam

Leia o artigoícone ler artigo

Uma placa marcando o cruzamento da Broadway com a Wall Street é mostrada no Distrito Financeiro de Nova York em 30 de outubro de 2024.

COLUNA

ícone de assinantePatrick Artus: 'França ou EUA: qual modelo é preferível?'

Quadro Patrick

Leia o artigoícone ler artigo

COLUNA

ícone de assinante'Trump é apenas o mais recente coveiro da ordem internacional liberal'

Alain Frachon - Colunista

Leia o artigoícone ler artigo

ARTIGO DE OPINIÃO

ícone de assinante'O diálogo franco-alemão é mais necessário agora do que nunca'

Joaquim Nagel

Leia o artigoícone ler artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteFrente unida de Israel contra a decisão do TPI

Líderes de todo o espectro político de Israel condenaram a decisão do Tribunal Penal Internacional de emitir mandados de prisão para o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e seu ex-ministro da defesa Yoav Gallant.

Leia o artigoícone ler artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteEUA rejeitam legitimidade de mandados de prisão do TPI para Netanyahu e Gallant

Mike Waltz, que deve se tornar conselheiro de segurança nacional de Donald Trump, disse que uma "forte resposta ao preconceito antissemita do TPI" era esperada do próximo governo dos EUA.

Leia o artigoícone ler artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteBitcoin perto de US$ 100.000, impulsionado pelo impulso de Trump

A principal criptomoeda ganhou mais de 30% desde a eleição presidencial dos EUA em 5 de novembro. Uma flexibilização das regulamentações deve aumentar a atração de investidores institucionais por "criptos".

Leia o artigoícone ler artigo

Macron chama autoridades haitianas de "idiotas completos" por demitir o primeiro-ministro do país

De acordo com um vídeo gravado na cúpula do G20 desta semana no Brasil, o presidente francês descreveu a decisão do conselho de transição do Haiti de remover o primeiro-ministro Garry Conille como "terrível".

Leia o artigoícone ler artigo

ENTREVISTA

ícone de assinanteEspecialista constitucional: 'Se uma moção de censura for aprovada, a última carta de Macron seria um governo técnico'

Se o governo do Primeiro Ministro Michel Barnier fosse derrubado, ele seria forçado a renunciar imediatamente. A atual configuração parlamentar deixaria Emmanuel Macron com poucas opções, diz Benjamin Morel em uma entrevista ao Le Monde.

Leia o artigoícone ler artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteGuerra na Ucrânia: No Donbas, um regimento é pioneiro em novas formas de guerra com drones

O regimento 'Pássaros Madyar' da Ucrânia tem a tarefa de usar drones para localizar e destruir invasores russos e seus equipamentos.

Leia o artigoícone ler artigo