Frigoríficos brasileiros suspenderam o fornecimento de carne às mais de 150 lojas da rede Carrefour. O boicote também afeta as lojas do Atacadão e do Sam’s Club, que também pertencem ao grupo no Brasil.
Os frigoríficos de aves também vão aderir ao boicote, segundo o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, disse à Folha de S.Paulo, nesta segunda-feira (25).
Qual o motivo do boicote?
Trata-se de uma reação à suspensão de venda de carne brasileira nas lojas do Carrefour na França. Na última quarta-feira (20), a rede francesa parou de vender carnes do Brasil, Uruguai e Argentina em protesto contra o Acordo Comercial União Europeia e Mercosul.
Vai faltar carne nos mercados do Carrefour?
A suspensão da entrega de carnes já está em andamento desde de quarta-feira, mas, segundo a assessoria de imprensa do Carrefour Brasil, ainda não há desabastecimento na rede.
Qual o impacto do boicote do Carrefour francês ao Brasil?
A França não tem um peso significativo na venda de carne brasileira. O país foi o destino de apenas 0,08% das 50 mil toneladas de carne exportadas do Brasil para a União Europeia entre janeiro e a terceira semana de novembro de 2024.
O que dizem as autoridades brasileiras?
Os deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se manifestaram a favor dos frigoríficos. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) classificou a decisão do Carrefour de protecionismo.