27 novembro, 2024

Le Monde

 

Anne Hidalgo, prefeita de Paris, em seu escritório no Hôtel de Ville, Paris, França, 25 de novembro de 2024. ADRIENNE SURPRENANT / MYOP POUR "LE MONDE

ENTREVISTA

ícone de assinantePrefeita de Paris, Anne Hidalgo, ao Le Monde: 'Não vou concorrer a um terceiro mandato'

A prefeita socialista eleita pela primeira vez em 2014 diz que gostaria que o senador Rémi Féraud, líder do grupo majoritário no conselho de Paris, a sucedesse. As próximas eleições são em 2026.

Leia o artigoícone ler artigo

Uma faixa com o slogan "20 anos para cada um" é vista no muro da cidade enquanto promotores dizem quais sentenças estão buscando no julgamento de Dominique Pelicot, um francês acusado de drogar sua esposa Gisele Pelicot e recrutar dezenas de estranhos para estuprá-la em sua casa na cidade de Mazan, no sul da França, e 50 co-acusados, em Avignon, França, em 25 de novembro de 2024. REUTERS/Alexandre Dimou

ícone de assinanteJulgamento de estupro em massa na França: 'Nem antes nem depois se perguntaram sobre o consentimento de Gisèle Pelicot'

A promotoria solicitou uma pena de prisão de 20 anos para Dominique Pelicot e um mínimo de 10 anos para a lista inicial de homens acusados ​​de estupro. Os pedidos da promotoria continuarão, na terça-feira, para mais 30 deles.

Leia o artigoícone ler artigo

FOTO DE ARQUIVO: O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, comparece à exibição do lançamento do sexto voo de teste do foguete SpaceX Starship, em Brownsville, Texas, EUA, em 19 de novembro de 2024. Brandon Bell/Pool via REUTERS/Foto de arquivo

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteTrump, salvo pelos eleitores americanos, escapa de processo federal por tentativa de anular eleição de 2020

O procurador especial Jack Smith enfatizou as "circunstâncias sem precedentes" e a "gravidade dos crimes" no cerne das acusações, mas teve que recuar diante da imunidade que o presidente eleito desfrutará quando assumir o cargo.

Leia o artigoícone ler artigo

Na fila para a sessão de autógrafos do livro "Ce que je cherche" (Fayard) de Jordan Bardella em 22 de novembro de 2024 em Sète.

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteAs ideias partidárias de Le Pen estão a criar raízes, mas também as dúvidas sobre a sua capacidade de governar

Quase quatro em cada dez pessoas apoiam as ideias do partido de extrema direita Rassemblement National, de acordo com um barômetro anual de sua imagem realizado pelo instituto Verian para o Le Monde.

Leia o artigoícone ler artigo

(ARQUIVOS) O meio-campista francês da Juventus, Paul Pogba, olha antes da partida de volta da semifinal da Copa da Itália entre Inter de Milão e Juventus no estádio Giuseppe-Meazza (San Siro) em Milão, em 26 de abril de 2023. (Foto de Isabella BONOTTO / AFP)

Paul Pogba: Seis são julgados em Paris por chantagem de jogador de futebol

Seu irmão Mathias está entre os homens acusados ​​de tentar extorquir milhões de euros do jogador de futebol, que chegou a ser mantido sob a mira de uma arma.

Leia o artigoícone ler artigo

TOPSHOT - Um garoto deslocado cobre a cabeça com uma panela enquanto corre da chuva passando pelos escombros do prédio no campo de refugiados de Bureij, no centro da Faixa de Gaza, em 24 de novembro de 2024, em meio à guerra em andamento entre Israel e o grupo militante palestino Hamas. (Foto de Eyad BABA / AFP)

ARTIGO DE OPINIÃO

ícone de assinanteDaniel Cohn-Bendit e Raphaël Glucksmann: 'Como podemos deixar de ver que a resposta israelense viola as leis da guerra e atropela o direito internacional?'

Em um momento em que a eleição de Donald Trump pode reforçar Benjamin Netanyahu em sua estratégia assassina, antigos e atuais eurodeputados afirmam que o mandado de prisão do TPI contra o primeiro-ministro israelense não é antissemita e pedem que a França reconheça o Estado palestino.

Leia o artigoícone ler artigo


Atores interpretam o musical Les Misérables baseado na obra de Victor Hugo durante um ensaio geral no Théâtre du Chatelet em 17 de novembro de 2024. Quarenta e quatro anos após sua criação, o musical "Les Misérables", um monumento que triunfou em mais de 50 países, renasce em Paris, em uma versão em francês e "melhorada", certamente "a definitiva", segundo seus autores. (Foto de JOEL SAGET / AFP)

ANÁLISE

ícone de assinante'Les Misérables' faz retorno majestoso a Paris

Rosita Boisseau

Leia o artigoícone ler artigo

O primeiro-ministro britânico Keir Starmer e o presidente francês Emmanuel Macron assistem ao desfile da cavalaria da Guarda Republicana Francesa (Garde Republicaine) na Place de l'Etoile, durante as comemorações do 106º aniversário do Armistício de 11 de novembro de 1918, que encerrou a Primeira Guerra Mundial (WWI), em Paris, em 11 de novembro de 2024. LUDOVIC MARIN/Pool via REUTERS

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteReacenderam-se as discussões sobre o envio de tropas europeias para a Ucrânia

Chloé Hoorman

Leia o artigoícone ler artigo

Um homem passa por um mural criado por Maca_dessine retratando Gisele Pelicot em Gentilly, ao sul de Paris, em 21 de setembro de 2024, enquanto seu ex-parceiro Dominique Pelicot é acusado de drogá-la por quase dez anos e convidar estranhos para estuprá-la em sua casa em Mazan. Um tribunal na cidade de Avignon, no sul, está julgando Dominique Pelicot, um aposentado de 71 anos, por estuprar repetidamente e recrutar dezenas de estranhos para estuprar sua esposa fortemente sedada em sua própria cama ao longo de uma década. Cinquenta outros homens, com idades entre 26 e 74 anos, também estão sendo julgados por suposto envolvimento, em um caso que horrorizou a França. O processo judicial, que vai até dezembro, é aberto ao público a pedido da ex-esposa e vítima de Dominique Pelicot. - RESTRITO AO USO EDITORIAL - MENÇÃO OBRIGATÓRIA DO ARTISTA NA PUBLICAÇÃO - PARA ILUSTRAÇÃO DO EVENTO CONFORME ESPECIFICADO NA LEGENDA (Foto de GEOFFROY VAN DER HASSELT / AFP) / RESTRITO AO USO EDITORIAL - MENÇÃO OBRIGATÓRIA DO ARTISTA NA PUBLICAÇÃO - PARA ILUSTRAÇÃO DO EVENTO CONFORME ESPECIFICADO NA LEGENDA

EM GRÁFICOS

Estupro, agressão, assédio: o que os números mostram sobre a violência contra as mulheres na França?

Lisa Boudoussier

Leia o artigoícone ler artigo

O Monumento à Constituição fica do lado de fora do Centro Governamental Luis Muñoz Marin em Dorado, Porto Rico, segunda-feira, 28 de outubro de 2024. (Foto AP/Alejandro Granadillo)

CARTA DE...

ícone de assinanteO sonho eternamente frustrado de Porto Rico: tornar-se o 51º estado

Jean-Michel Hauteville

Leia o artigoícone ler artigo

DO ARQUIVO

ícone de assinanteDemitido por ser judeu, executado por ser um resistente: os anos da Segunda Guerra Mundial de Marc Bloch

Franck Johannes

Leia o artigoícone ler artigo

ENTREVISTA

ícone de assinanteNaomi Klein: Harris perdeu porque as pessoas estão "com vontade de expulsar quem está no poder"

Marc-Olivier Bherer -

Leia o artigoícone ler artigo

EDITORIAL

A COP29 soa o alarme

Leia o artigoícone ler artigo

COLUNA

ícone de assinante'Trump não tem o poder de impor suas políticas às empresas americanas da mesma forma que Putin faz'

O presidente da Comissão Europeia está se oferecendo para comprar mais gás americano em troca de nenhuma tarifa sobre produtos europeus. Será que Donald Trump conseguirá então traduzir suas promessas de campanha em política, pergunta Jean-Michel Bezat em sua coluna no Le Monde.

Leia o artigoícone ler artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteEm Jerusalém Oriental, número recorde de casas destruídas para expulsar moradores palestinos

As autoridades israelenses estão acelerando a remodelação dos bairros árabes anexados expulsando seus moradores. Neste contexto, eles recentemente demoliram o centro comunitário Al-Bustan, um centro vital em Silwan que havia sido financiado pela França.

Leia o artigoícone ler artigo

RECURSO

ícone de assinanteEm Mumbai, a maior favela da Ásia é ameaçada por gananciosos incorporadores imobiliários

O distrito de Dharavi abriga um milhão de habitantes vivendo em condições insalubres. Ele está no centro de uma onda de especulação imobiliária que está varrendo a Índia. O magnata dos negócios Gautam Adani planeja transformá-lo em um distrito comercial.

Leia o artigoícone ler artigo

ENTREVISTA

ícone de assinante'As COPs são parte da barreira contra a tempestade populista que varre o planeta'

Apesar do acordo mínimo e da obstrução dos países produtores de petróleo, a conferência do clima é a prova de que o multilateralismo não está morto, de acordo com o sociólogo Stefan Aykut, em entrevista ao Le Monde.

Leia o artigoícone ler artigo

Haiti: Mais de 40.000 fogem da violência em Porto Príncipe em 10 dias

A violência crescente em Porto Príncipe deixou pelo menos 150 mortos, elevando o número de mortes no Haiti este ano para mais de 4.500, de acordo com um relatório divulgado na semana passada pelas Nações Unidas.

Leia o artigoícone ler artigo