08 outubro, 2024

O Tempo MG

 


7 notícias para ler antes de começar o dia
Visualizar como página web
Logo da Newsletter 7 às 7
Logo do jornal O TEMPO

Segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Você pode ler essa newsletter em 🕖 7 minutos

Bruno Engler e Fuad Noman disputarão o segundo turno em BH. Marília Campos é reeleita em Contagem no primeiro turno. Heron Guimarães é eleito prefeito de Betim no 1º turno das Eleições 2024. Saiba quem foram os vereadores eleitos em BH, Betim e Contagem. Nunes e Boulos vão disputar o 2º turno em São Paulo, e Marçal fica de fora. BH decide não alterar bandeira da cidade. Não votou? Saiba até quando você pode justificar. Veja esses e outros destaques desta segunda-feira, 7 de outubro de 2024.

Bruno Engler e Fuad Noman disputam 2º turno das Eleições em BH
Notícia número 1

Engler x Fuad

A eleição para prefeito de Belo Horizonte terá segundo turno entre o deputado estadual Bruno Engler (PL), 27, e o atual prefeito, Fuad Noman (PSD), 77. Engler, que obteve 435.853 votos, defende princípios conservadores e é apadrinhado por ícones da direita, como Jair Bolsonaro (PL), Nikolas Ferreira (PL) e Cleitinho (Republicanos). Sua campanha, porém, não se limitou à pauta dos costumes. Ele apresentou propostas que abordavam alguns dos maiores problemas de BH, como o trânsito. Fuad, que teve 336.442 votos, começou a corrida eleitoral lutando contra o desconhecimento, soube usar o tempo de TV e a agenda de obras públicas a seu favor, além de ter sido beneficiado pelo chamado “voto útil”. Conseguiu, inclusive, se distanciar do ex-prefeito Alexandre Kalil (sem partido), de quem foi vice. Kalil apoiou Mauro Tramonte (Republicanos), que começou a campanha como líder, mas não conseguiu chegar ao segundo turno.

Notícia número 2

Contagem

A prefeita de Contagem Marília Campos (PT) foi reeleita com 60,8% dos votos, de acordo com apuração do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). O deputado federal Junio Amaral (PL) ficou em segundo lugar, com 38,93% dos votos. Em entrevista exclusiva ao O TEMPO, Marília afirmou que não pretende deixar o mandato para disputar outros cargos.

Notícia número 3

Betim

Comprovando o favoritismo apontado pelas últimas pesquisas, Heron Guimarães (União Brasil) foi eleito em primeiro turno, com 52,46% dos votos válidos, conquistando a confiança de 108.557 dos eleitores de Betim. O próximo prefeito da cidade contou com o apoio do atual prefeito da cidade, Vittorio Medioli (sem partido).

Notícia número 4

Vereadores eleitos

Além dos prefeitos, as Eleições de 2024 também marcaram a escolha dos brasileiros para compor as Câmaras de cidades de todo o país. Veja a lista dos vereadores eleitos em Belo HorizonteBetim Contagem.

Notícia número 5

São Paulo

O atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (Psol) vão disputar o segundo turno das Eleições para a Prefeitura de São Paulo. O empresário Pablo Marçal (PRTB), que protagonizou os principais embates da eleição, terminou em terceiro lugar, com 28,14%.

Notícia número 6

Bandeira de BH

A população de Belo Horizonte decidiu, em referendo popular nas eleições municipais deste domingo, 6 de outubro, não alterar a bandeira da capital. A mudança havia sido aprovada na Câmara Municipal em agosto do ano passado, mas dependia ainda do referendo popular realizado nas eleições desse domingo. Ao todo, 84,29% dos eleitores optaram por manter o símbolo da forma como está.

Notícia número 7

Não votou? Saiba o que fazer

Eleitores em todo o Brasil tiveram que comparecer às urnas nesse domingo, 6 de outubro. Passado o dia de votação, quem não se justificou na seção eleitoral tem até 60 dias corridos para explicar a ausência. Saiba também se é possível votar no 2º turno sem ter votado no 1º.

As opiniões do dia

Veja o que dizem os nossos colunistas hoje.
Atenção, alguns artigos são exclusivos para assinantes.

Vittorio Medioli

Vittorio Medioli - O rei filósofo
Marco Aurélio adotou um rigor extremo consigo e uma benevolência infinita com os outros

Luiz Tito

Luiz Tito - Sejusp-MG tem que apurar e punir
Espera-se que o secretário da pasta, o diretor de presídios, a chefia e quem tiver responsabilidade para tal não se omitam

Cidad3: Imprensa Livre!!!