07 outubro, 2024

Boletins UOL

Júlio Andrade é um ator e diretor brasileiro. Ele já recebeu inúmeros prêmios, incluindo um Grande Otelo, três Prêmios APCA, um Prêmio Guarani e um Kikito do Festival de Gramado, além de ter ... Wikipédia
Nascimento: 8 de outubro de 1976, Porto Alegre, Rio Grande do Sul


 
O que a eleição de 2024 indica para 2026
 
Rodrigo Barradas

Temos uma profusão de análises a respeito das eleições de ontem. Por isso, peço licença para não me estender no texto e apenas destacar uma lista de textos de colunistas do UOL e da Folha, com diversos recortes sobre o pleito. Em separado, destaco apenas um texto em que cinco jornalistas ponderam sobre o resultado e o que ele indica para 2026.

Agora, vamos às colunas:



Dr. Furlan, João Campos e Bruno Reis, candidatos às prefeituras de Macapá, Recife e Salvador
Dr. Furlan, João Campos e Bruno Reis, candidatos às prefeituras de Macapá, Recife e Salvador
Reprodução/Instagram; Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife e Reprodução/Instagram
 
  
Onze prefeitos são eleitos em 1º turno nas capitais e 15 vão para o 2º
Carolina Juliano

Dez dos 11 prefeitos já eleitos em 1º turno nas capitais já estavam no cargo. Reelegeram seus mandatários Macapá, Boa Vista, Salvador, São Luís, Recife, Maceió, Rio de Janeiro, Vitória, Rio Branco e Florianópolis. O único que não ocupava o cargo foi o prefeito eleito em Teresina. Entre as disputas em 15 capitais que foram para o segundo turno, houve algumas reviravoltas. São Paulo, Fortaleza e Belo Horizonte tiveram uma eleição acirrada, decidida voto a voto. Campo Grande terá uma disputa feminina entre a atual prefeita Adriane Lopes e a ex-vice-governadora Rose Modesto. Veja como será a disputa nas outras capitais.

PSD lidera 1º turno com 878 prefeituras no Brasil. O partido de Gilberto Kassab tornou-se a sigla com mais cargos no Executivo municipal do país, seguido do MDB e PP, com 847 e 743 prefeituras, respectivamente. O PL, de Jair Bolsonaro, ficou em quinto lugar, considerando as cidades com 1º turno. Já o PT, do presidente Lula, está em nono, com 248 eleitos. Prefeituras de mais de 98 cidades ainda estão indefinidas - ou com segundo turno marcado para o dia 27 de outubro ou sob judice. Veja a lista dos partidos eleitos no 1º turno.

São Paulo terá 2º turno entre Ricardo Nunes e Guilherme Boulos. A disputa na capital paulista foi a mais acirrada da história e acabou com Nunes com 29,48% dos votos válidos e Boulos com 29,07%. O resultado põe de novo a direita e a esquerda em confronto e colocará em campo os padrinhos políticos dos dois candidatos: o governador Tarcísio de Freitas e o presidente Lula. Jair Bolsonaro teve um papel tímido na campanha de Nunes e deve aumentar sua presença no segundo turno. Pablo Marçal ficou em terceiro lugar, com 28,14%, Tabata Amaral em quarto, com 9,91%, e José Luiz Datena em quinto lugar, com 1,84%. Veja como foi a eleição.
*****
Marçal diz que apoiará Nunes e Tabata votará em Boulos. O ex-coach ficou em terceiro lugar na disputa e declarou que vai apoiar o atual prefeito no segundo turno caso ele se comprometa a adotar propostas suas. Marçal ficou com 28,14% dos votos, disse que nunca mais disputará a Prefeitura de São Paulo e que vai se dedicar agora a apoiar todos os candidatos a prefeito que sejam "contra o comunismo". Tabata Amaral, que ficou em quarto lugar, com 9,91% dos votos válido, declarou voto em Guilherme Boulos no segundo turno, mas afirmou que "é um voto por convicção e não é um voto negociado". Já José Luiz Datena, o quinto colocado, disse que não pretende apoiar ninguém.

Eduardo Paes é reeleito no Rio e conquista inédito 4º mandato. O prefeito obteve 60,47% dos votos, derrotou o bolsonarismo no primeiro turno e governará a cidade pela quarta vez, um feito inédito a história da capital fluminense. Em segundo lugar ficou Alexandre Ramagem, candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, com 30,81%. Após a vitória, Paes agradeceu o presidente Lula, que é seu aliado, e afirmou que sua eleição manda um recado ao país: pôr fim à polarização. Veja como foi a votação no Rio.

Veja todos os resultados do primeiro turno das eleições municipais.

Repatriados do Líbano chegam ao Brasil e acusam Israel de terrorismo. Passageiros do 1º voo da FAB que chegaram neste domingo afirmam que ataques de Israel parecem mais destrutivos do que os de 2006. O voo trouxe 229 brasileiros, sendo 10 crianças, além de três animais de estimação e o Brasil pretende resgatar 500 brasileiros por semana. O Líbano vem sendo mais afetado pela escalada do conflito no Oriente Médio. Após duas semanas de ataques aéreos que dizimaram a cúpula do Hezbollah, o Exército de Israel iniciou um ataque terrestre contra o grupo no sul do país. Cerca de 20 mil brasileiros vivem no Líbano, além de cidadãos que estão visitando o país, e pelo menos 3 mil requisitaram repatriação até o momento. O presidente Lula foi receber os primeiros repatriados na base aérea de Guarulhos, em São Paulo, e não poupou críticas à Netanyahu. Leia mais.

Brasil bate Argentina em final histórica e conquista Copa de Futsal. A seleção venceu a Argentina por 2 a 1 e conquistou a Copa do Mundo de Futsal pela sexta vez na história. O Brasil já havia vencido o Mundial em 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012. A seleção brasileira voltou a disputar uma decisão de futsal após 12 anos, os argentinos buscavam o bicampeonato, após vencerem em 2016. A final disputada no Uzbequistão foi histórica para os dois países, pois foi a primeira vez eles decidiram um campeonato mundial em esportes coletivos. O Brasil terminou a competição invicto, com 40 gols marcados e só seis sofridos. Antes de chegar à decisão, a seleção passou por Cuba, Croácia e Tailândia na primeira fase, e depois derrotou Costa Rica, Marrocos e Ucrânia no mata-mata. Saiba como foi o jogo.

Reprodução de vídeo
 
  
Israel intensifica ataques às vésperas de completar um ano do início da guerra

Israel intensificou os ataques ao Líbano e à Faixa de Gaza nesta segunda-feira, que marca um ano dos ataques do Hamas que deixaram mais de 1,2 mil mortos e 250 reféns. No fim de semana, sobretudo no domingo, também ocorreram pesados bombardeios nas duas regiões.

A agência de notícias libanesa NAA reportou ataques no leste e no sul do país nesta segunda e quatro bombardeios na capital e na periferia de Beirute no domingo. Segundo testemunhas ouvidas pela agência Reuters, um dos ataques de domingo foi o mais violento desde o início da atual campanha. Israel afirmou que os alvos eram centros de comando e arsenais do grupo xiita Hezbollah.

Na Faixa de Gaza, Israel bombardeou hoje um hospital. Ontem, ataques a uma mesquita e a uma escola que abrigava pessoas desalojadas deixaram 26 mortos, segundo o governo de Gaza. Pelo menos outras 20 pessoas morreram em uma ofensiva com tanques de guerra, segundo autoridades de saúde.

Apesar das ofensivas de Israel, o país ainda é alvo de ataques. O Hezbollah disse que realizou três ataques contra bases militares no norte do país. Israel também confirmou que vários foguetes cruzaram a fronteira com Gaza e atingiram o sul do país.

Atentado no sul

Um ataque a tiros e facadas em Be'er Sheva, no sul de Israel, deixou uma policial israelense morta e outras dez pessoas feridas neste domingo. O agressor foi morto pelas forças de segurança israelenses. A polícia classificou o incidente de um "suposto ataque terrorista".

Na semana passada, dois palestinos mataram sete pessoas e deixaram mais de dez feridas em Tel Aviv. Dias depois, o Hamas reivindicou a autoria da ação.

O Exército de Israel está em prontidão máxima nesta segunda-feira, aniversário de um ano do ataque do Hamas.

Google sob pressão

O Google enfrenta cada vez mais competição no mercado de anúncios online e pode ver sua participação nesse segmento cair para menos 50% pela primeira vez em mais de uma década no ano que vem, segundo a consultoria eMarketer.

A concorrência vem da oferta de espaços publicitários em empresas tão diversas como TikTok, Amazon e provedores de Inteligência Artificial.

Recentemente, a TikTok passou a oferecer espaços para anúncios baseados nas buscas de seus usuários. A participação da Amazon no mercado de anúncios online deve crescer 17%. E os serviços de IA começaram a associar anúncios relacionados às perguntas de seus usuários.

Furacão se aproxima da Flórida

A Flórida se prepara para receber mais um furacão, enquanto regiões do estado ainda se recuperam da passagem do Helene, há duas semanas.

A expectativa é que a tempestade Milton, que se tornou um furacão de categoria 1 no Golfo do México, chegue à costa oeste do estado no meio da semana. Até lá, os meteorologistas preveem que o furacão ganhe força e chegue pelo menos à categoria 3, na escala que vai até 5.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, colocou 51 dos 67 condados no caminho da tempestade em estado de emergência. Os serviços de urgência ainda trabalham para ajudar vítimas do Helene, que já deixou mais de 226 mortos - a maior fatalidade causada por furacão nos EUA depois do Katrina, em 2005.

Apoiadores de Daniel Chapo, candidato do partido governista Frente de Libertação de Moçambique, no último comício antes da eleição presidencial de quarta-feira
Imagem: Marco Longari / AFP

Trump volta à cena do ataque

Donald Trump participou de um comício no mesmo local onde foi vítima de um atentado em julho. O evento de sábado, em Butler, na Pensilvânia, aconteceu exatamente um mês antes da eleição, marcada para 5 de novembro.

"Por 15 segundos, o tempo parou", disse em seu discurso. Além de Trump, participaram o candidato a vice, JD Vance, e o bilionário Elon Musk, que declarou apoio a Trump imediatamente após o ataque de julho.

Quase todas as pesquisas apontam um empate técnico entre Donald Trump e a democrata Kamala Harris, tanto na eleição nacional como na disputa dos estados decisivos - e a Pensilvânia é o mais relevante entre eles.

Deu no Financial Times

Controle de fronteiras na Alemanha reabre antigas feridas. A reportagem do jornal inglês afirma que a imposição de controle em todas as fronteiras terrestres do país pode ter um efeito dominó.

A medida "pode enfraquecer todo o sistema Schengen, um arranjo visto como um dos grandes avanços da União Europeia". O primeiro-ministro francês, Michel Barnier, disse na semana passada que a França seguirá o mesmo caminho.

A área Schengen, onde em tese as fronteiras internas são abertas, é composta de 25 dos 27 países da União Europeia. Nos últimos anos, porém, pelo menos oito deles já impuseram algum tipo de controle às travessias. Leia mais.

Bactérias podem revolucionar a limpeza dos poços de petróleo
Bactérias podem revolucionar a limpeza dos poços de petróleo
Reprodução
 
  
Inflação nos EUA e Brasil; veja mais destaques da semana

Bom dia, investidores,

Veja quais são os destaques desta segunda (7):

  • Tensão no Oriente Médio aumenta e petróleo dispara
  • EUA: Dados de emprego no radar e ata do Fed
  • Brasil: Expectativa para o IPCA de setembro
  • Senado deve confirmar Galípolo no Banco Central

Tensão no Oriente Médio aumenta e petróleo dispara

  • No primeiro aniversário do conflito entre Israel e Hamas, as tensões no Oriente Médio voltaram a escalar.
  • Após intensos bombardeios israelenses no sul do Líbano, o exército de Israel declarou uma "nova fase" na guerra e lançou ofensivas no norte de Gaza e no território libanês, mirando posições do Hezbollah, grupo apoiado pelo Irã.
  • Em resposta, o governo iraniano suspendeu todos os voos domésticos, aumentando os temores de novos confrontos na região.
  • O cenário de instabilidade impulsionou os preços do petróleo, que operam em alta hoje, com o Brent cotado a US$ 79,70 por barril.
  • Na semana passada, a commodity já havia registrado seu maior ganho semanal em mais de um ano, refletindo os riscos de um conflito regional mais amplo.

EUA: Dados de emprego no radar e ata do Fed

  • Nesta semana, as atenções do mercado americano estarão voltadas para a ata do Federal Reserve e os indicadores de inflação.
  • Na quarta (9), o Fed publica a ata da última reunião do Fomc, que deu início ao ciclo de cortes de juros no país.
  • Investidores buscarão sinais sobre o ritmo dos próximos ajustes, que ainda dividem opiniões entre cortes de 0,50 e 0,25 ponto percentual para as próximas reuniões.
  • Na quinta-feira (10), serão divulgados os dados de inflação ao consumidor (CPI), seguidos pelo índice de preços ao produtor (PPI) na sexta (11).

  • Esses números serão decisivos para moldar as expectativas do mercado em relação à política monetária americana, já que os juros atualmente estão entre 4,75% e 5% ao ano.

Brasil: Expectativa para o IPCA de setembro

  • Por aqui, o destaque será o IPCA de setembro, que sai na quarta.
  • O mercado espera um avanço no índice, após a deflação de 0,02% observada em agosto.
  • Os principais fatores de pressão são a bandeira tarifária vermelha nas contas de energia e o impacto do clima seco nos preços de alimentos.
  • Caso a inflação continue subindo, aumenta a chance de que o IPCA estoure o teto da meta de 4,5% para 2024, o que seria o terceiro descumprimento da meta nos últimos quatro anos.

Senado deve confirmar Galípolo no Banco Central

  • Amanhã (8), Gabriel Galípolo, indicado para assumir a presidência do Banco Central, será sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
  • A expectativa é de aprovação, mas Galípolo deve enfrentar questionamentos sobre como manterá a autonomia da instituição e quais serão os próximos passos para a política monetária.
  • Após a sabatina, o nome seguirá para votação no plenário do Senado.

Veja o fechamento de dólar e Bolsa na sexta (4):

Dólar: -0,33%, a R$ 5,4556.
B3 (Ibovespa): 0,09%, aos 131.791,55 pontos.

Queremos ouvir você

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Cidad3: Imprensa Livre!!!