06 outubro, 2024

Tudo o que você precisa saber sobre o bambu da Sorte - Ciclo Vivo

 



Uma planta linda – que na verdade não é um bambu – fácil de cuidar e cheia de superstições: esse é o bambu da Sorte

bambu da sorte
Foto: Feey | Unsplash

O bambu da sorte (Dracaena sanderiana) é uma planta muito fácil de cultivar e traz algumas superstições. Também chamado de bambu da amizade, ele tem como reputação trazer boa energia para quem tem e cuida bem dele. Com um tamanho que varia de 30cm a 1,5m de altura, o bambu da Sorte pode ser cultivado dentro de casa, já que prefere a luz solar indireta, mas, em ambientes interno, a planta dificilmente vai florescer – sim, o bambu da Sorte tem uma flor branca.

Muitas vezes os bambus vêm em plantas em espirais ou caules trançados encantadores, mas é possível fazer com que os caules cresçam retos e fortes e tenham muitas folhas, que também tem o seu charme.

Uma curiosidade é que, embora pareça um bambu, essa planta é na verdade mais próxima de uma suculenta, especificamente um tipo de Dracaena. E ela é tóxica para animais. Então, se você tem um bichinho é bom manter o bambu da Sorte longe dele.

Superstições e tradições

bambu da sorte
Foto: SJ | Unsplash

De acordo com as tradições chinesas, o significado do bambu da sorte está relacionado à quantidade de talos no arranjo. Veja alguns exemplos:

  • Dois s: representam o amor.
  • Três : representam Fu (felicidade), Lu (riqueza) e Soh (vida longa).
  • Cinco: representam equilíbrio, paz, harmonia e poder em todas as áreas da sua vida.
  • Seis: representam boa sorte e riqueza.
  • Sete: representam boa saúde.
  • Oito: representam crescimento.
  • Nove: representam grande sorte.
  • Dez: representam a perfeição.
  • Vinte e um: representam uma bênção poderosa.

Os arranjos tradicionais chineses nunca terão 4 talos, já que o número não é bem-visto por ter um som parecido com a palavra morte, no idioma chinês.

Como cuidar do bambu da sorte?

bambu da sorte
Foto: Alejandro Luengo | Unsplash

Em primeiro lugar é importante dizer que se o seu bambu da sorte morrer isso não significa azar. Significa apenas que você não tomou alguns cuidados simples para que ele cresça forte e saudável, ok?

A fama de que esta é uma planta de boa energia vem, em grande parte, da sua resistência e facilidade de adaptação. É uma opção ideal para quem está começando na jardinagem. O principal cuidado é dar água limpa para a planta. Veja outras dicas importantes:

  • Coloque o bambu da sorte perto da luz solar indireta.
  • Se for plantar na terra, use um solo bem drenado. Outra opção é usar pedrinhas como meio de plantio com 2,5 cm de água no fundo do recipiente.
  • Regue usando apenas água filtrada ou pura, já que o bambu da sorte é sensível ao cloro. Se for usar água de torneira, deixe a água descansar por 24 horas antes de usar. Para cultivo em água, troque a água semanalmente.
  • Evite correntes de ar e mantenha em um local com temperatura mínima de 18°C.

Luz

O bambu da sorte se dá melhor com luz solar forte, mas indireta – a luz direta pode queimar as folhas. A espécie é mais tolerantes a pouca luz do que a muita. Se a planta começar a esticar, no entanto, ou o verde murchar, forneça mais luz. Gire sua planta com frequência para que a luz atinja toda a planta uniformemente.

bambu da sorte
Foto: Jerome | Unsplash

Solo

O bambu da sorte pode ser cultivado em solo rico e bem drenado para vasos, que deve mantido úmido, mas não encharcado. Além disso, ele pode prosperar bem quando alojado em seixos ou simplesmente em um vaso cheio de água, desde que tenha pelo menos uma polegada de água parada o tempo todo.

Água

O bambu da sorte é muito sensível ao cloro e outros produtos químicos comumente encontrados na água da torneira. Por isso, é uma boa ideia regar seu bambu da sorte apenas com água filtrada, ou água da torneira que tenha “descansado” por, no mínimo, 24 horas para que o cloro evapore.

Se estiver crescendo em um vaso de água cheio de pedrinhas, troque a água semanalmente para evitar doenças e odores. Certifique-se de que a água esteja sempre cobrindo completamente as raízes. 

bambu da sorte
Foto: Pexels | Teona Swift

Temperatura

O bambu da sorte é nativo do continente africano e prefere temperaturas mais quentes. Evite colocar sua planta em qualquer lugar perto de uma corrente de ar (quente ou fria).

Adubação

Para dar mais força ao bambu da sorte você pode usar uma única gota de fertilizante líquido a cada mês. Plantas cultivadas na água só precisarão ser alimentadas a cada dois meses ou mais usando um fertilizante líquido muito fraco. Raízes saudáveis ​​de bambu da sorte são vermelhas, então não se assuste se você notar raízes vermelhas pelo vaso de vidro.

Poda


Podas ocasionais podem fazer bem para o bambu da sorte. Com o tempo, ele pode ficar pesado na parte superior, ou perder sua forma, então aparar ajuda a manter uma aparência mais harmônica. Mas, no geral, não é uma boa ideia cortar o caule principal. Em vez disso, corte os brotos usando tesouras esterilizadas e mantenha entre 2cm e 5cm do caule principal. Novos brotos surgirão em breve, com crescimento mais completo. Se quiser desencorajar um novo crescimento, mergulhe a ponta cortada em parafina.

Propagação

Você pode fazer mudas de bambu da sorte usando estacas, mas a planta não terá o mesmo formato da planta que você comprou.

Veja como propagar o bambu da sorte:

  1. Corte um caule do caule principal, certificando-se de que ele tenha pelo menos uma junta foliar.
  2. Apare as folhas para expor os nós de crescimento.
  3. Coloque o corte nu em um recipiente cheio de água destilada suficiente para cobrir completamente o fundo do corte.
  4. Mantenha a água limpa e fresca enquanto observa o desenvolvimento das raízes vermelhas. As raízes devem aparecer em cerca de 30 dias.
  5. Quando as raízes surgirem, coloque o caule em um vaso decorativo com água e pedrinhas ou em um vaso com terra.
bambu da sorte
Foto: Toni Cuenca | Unsplash

Plantio e envasamento

Se sua planta cresceu mais que seu vaso, transplantar o bambu da sorte é relativamente fácil. Siga estes passos simples para replantar a planta:

  1. Escolha um recipiente limpo que seja um pouco maior que o atual.
  2. Desenterre cuidadosamente o bambu da sorte para fora das pedras, se houver. (Se não houver pedras, basta remover o bambu do vaso e colocá-lo no novo recipiente com água fresca.)
  3. Limpe as pedras com água antes de colocá-las no novo recipiente. Separe algumas para colocar em cima das raízes.
  4. Mova a planta de bambu para seu novo recipiente, aninhando as raízes com cuidado.

Problemas: causas e soluções

Embora o bambu da sorte seja uma planta fácil de lidar, alguns sinais de que algo não está bem podem ser observados à medida que ele cresce

Os problemas mais comuns geralmente têm a ver com a qualidade da água, pois ela é muito sensível a produtos químicos. Tomar cuidado para ficar em dia com a troca da água e usar a água de qualidade certa pode evitar problemas potenciais.

bambu da sorte
Foto: Toushif Alam | Unsplash

Pontas de folhas escurecidas

A água clorada ou outros produtos pode fazer com que as pontas das folhas fiquem marrons e possivelmente matem a planta ao longo do tempo. Remova as folhas afetadas com uma tesoura afiada e esterilizada. Remova as folhas mortas da água para que não apodreçam, pois isso pode introduzir bactérias. E mude a água da planta.

Raízes Negras

Pode haver muitas razões pelas quais uma planta desenvolve raízes pretas. O melhor a fazer é usar tesouras limpas para cortar as raízes pretas imediatamente e retornar os talos para um recipiente limpo com água fresca.

Algas

Se você notar algas crescendo na água, geralmente é porque a planta está em um vaso transparente, permitindo que a luz penetre e estimule o crescimento de algas. Basta limpar o vaso para que fique completamente limpo (use detergente líquido suave e água) e comece de novo. Se as algas forem um problema persistente, mude para um recipiente opaco.

bambu-da-sorte
Foto: Pixabay

Folhas Amarelas

Folhas amarelas no bambu da sorte geralmente indicam que a planta está recebendo muito sol ou muito adubo. Corte o fertilizante e mova a planta para um local mais sombreado.

Folhas marrons

Folhas marrons em bambu da sorte geralmente indicam ar seco ou água poluída. Você pode aumentar o nível de umidade borrifando água na planta regularmente. Certifique-se de usar a qualidade apropriada de água no recipiente também.

Talos moles

Se os próprios talos de bambu começarem a apodrecer ou ficarem moles e pretos, eles provavelmente não terão mais salvação porque as raízes estão mortas ou morrendo. As causas das raízes ficarem moles podem incluir má qualidade da água, fungos ou bactérias que estavam na planta quando ela foi recebida. Talos em decomposição ameaçam quaisquer outros talos dos quais estejam próximos, então é melhor removê-los imediatamente. Se você tiver caules sobreviventes, limpe o recipiente e substitua o solo ou pedras e a água.

Com informações de The Spruce

Cidad3: Imprensa Livre!!!