Nasceu José Renato Monteiro Lobato. Anos depois trocou o Renato por Bento para poder usar a bengala do Pai, cujo bastão estavam Gravadas as iniciais JBML.
Escritor e Editor foi Importante para a Vida Cultural e Econômica do país. Fundou a 1a. Editora, a Cia Editora Nacional e a Cia. Petróleos do Brasil.
Em 1904 tornou-se promotor público. Em 1912, casado, tornou-se Fazendeiro assumindo as Terras que recebeu como herança do Avô. Foi aí que começou Escrever as obras Rurais, como Urupê, Jeca Tatu e seu Maior Sucesso, O Sitio do Pica-Pau Amarelo, entre tantos.
O homem que Revolucionou a Indústria Editorial no país, fixou-se na Memória e no coração dos Brasileiros graças ao conjunto de sua obra Literária, voltada para Crianças, Jovens e adultos.
Foi o Autor que mais Escreveu para Crianças em todo o mundo, sendo a sua obra considerada a mais extensa de Literatura Infantil de que se tem Notícia. No período de 1925 a 1950, foram vendidos um milhão e meio de exemplares de seus Livros.
Embalou, embala e embalará gerações, com suas personagens Inesquecíveis, como Emilia, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa, Rabicó, Zeca Tatu, entre outros.