Ator, Comediante, Diretor, Compositor, Roteirista, Cineasta, Editor e Músico britânico.
Nascimento: 16 de Abril de 1889, Londres, Reino Unido
Falecimento: 25 de dezembro de 1977, Manoir de Ban, Suíça
Charlie Chaplin
O Pai de Carlitos, o Genial e Doce vagabundo.
O Pai de Chaplin recebera este nome em Memória do Pintor Acadêmico Franco-Inglês Charles Chaplin (1825/1891) que seria seu distante parente. Era um Cômico dotado de Bela Voz de Barítono. A Mãe, Hannah Hill, era uma Cantora e Atriz de opereta. Seu Pai deixou de ser contratado e tornou-se alcoólatra. Morreu aos 37 anos. A Mãe perdeu a Voz e teve de renunciar a carreira. Devido as falhas de sua Mãe, na idade de 5 anos, Chaplin apareceu pela Primeira vez num Palco.
Por causa da miséria, Hannah, Charles e seu meio irmão Sidney passaram momentos dolorosos. Com a Mãe doente, Vivendo apenas de minguados ganhos com a costura, eles foram recolhidos no asilo de pobres de Lamberth. Aos 06 anos, Charles e o irmão foram separados da Mãe para irem Estudar. Começou a Trabalhar muito Jovem como vendedor de Jornais, Tipógrafo, fabricante de Brinquedos, soprador de vidro, recepcionista de médico, etc. Aos 17 anos, seu irmão o levou para falar com Fred Karno, que Sidney Trabalhava. Aos 19 anos, Charles já era um nome Famoso do “Vaudeville” – Teatro Musical/Cômico – Londrino, contratado por Fred Karno.
Em 1972, não Mais em Atividade, a Academia Cinematográfica para se redimir do Grande pecado de não reconhece-lo, enquanto ele Atuava e Dirigia seus Filmes, e os EUA por não ter entendido e ter perseguido tanto Chaplin; entregou a ele um Oscar pelo conjunto de toda a sua Obra:
“A junta de Diretora da Academia de Artes e Ciência Cinematográficas, pelo presente, concede o Prêmio Especial de Honra a Charles Chaplin, cujo o Gênio transformou uma Indústria em Arte”.
Na entrega, o público Aplaudiu Chaplin de pé, Calorosamente. O “velho” Carlitos não aguentou e chorou.
Em 1975, Sagrou-se Sir do Império Britânico – comanda máxima na Inglaterra. Foi Condecorado pela própria Rainha Elizabeth II, mas com uns 40 anos de atraso.
Charles Spencer Chaplin: Ator, Compositor, Roteirista e Diretor. Fanático pela Perfeição, Capaz de perder semanas inteiras em busca da Melhor maneira de se Filmar alguns minutos de rolo. Repetia tanto as Cenas que quase levava seus técnicos à loucura, gastando película mais do que qualquer Diretor daquela época. Em todos seus Filmes percebe-se a mesma preocupação com os pequenos detalhes.
Por isso. Chaplin é o Diretor dos Diretores. O Mestre dos Mestres.
Sir Charlie Spencer Chaplin: considerado o maior Ator da história do Cinema, Chaplin é aclamado por muitos como o Maior Artista que já existiu.
Chaplin inspirou a Vida de muitas pessoas com suas Comédias.
(Me incluo, orgulhosamente, nesta lista)