03 fevereiro, 2024

SECOM - Senado Notícias

 

Com mensagens dos Poderes, Congresso abre ano legislativo na segunda


Senado Federal e Câmara dos Deputados se reúnem na segunda-feira (5) em sessão solene conjunta para inaugurar a 2ª Sessão Legislativa Ordinária da 57ª Legislatura. A solenidade, prevista para começar às 15h, marca a retomada dos trabalhos do Poder Legislativo após o recesso parlamentar e conta tradicionalmente com a entrega e leitura das mensagens do Poder Executivo e do Poder Judiciário ao Congresso.

Sessão de abertura do ano legislativo segue protocolos específicos
A abertura oficial do ano legislativo acontece na próxima segunda-feira (5), a partir de 15h. A sessão solene inaugura a 2ª Sessão Legislativa Ordinária da 57ª Legislatura e conta com uma série de protocolos que já são conhecidos, como mensagens dos chefes dos três Poderes. O coordenador de eventos do Senado, Francisco Biondo, explica como funciona a cerimônia.

Antes do Plano Real, inflação no Brasil chegou a 2.500% ao ano
Há exatos 30 anos, o Brasil começou a executar o Plano Real, um conjunto de medidas que finalmente criou uma moeda forte e pôs fim a um histórico de hiperinflação persistente.

Mães e pais de recém-nascidos com deficiência poderão ter licenças ampliadas
A estabilidade provisória, a licença-maternidade e a licença-paternidade do trabalhador que tiver filho recém-nascido com deficiência poderão ter seus prazos ampliados, caso se transforme em lei um projeto que atualmente tramita na Comissão de Direitos Humanos (CDH).

Senado analisa projeto para evitar invasão de competência legislativa
A preservação da competência legislativa do Congresso pode ser regulamentada em lei. É o que estabelece o projeto de Decreto Legislativo (PDL) 347/2023 , da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), que aguarda a escolha de um relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ao apresentar o projeto, ela citou o que chamou de “ativismo judicial”, quando o Poder Judiciário adota normas para suprir a ausência de legislação que deveria ser feita pelo Congresso.

Pacheco afirma que há acordo para acabar com a reoneração da folha
O Congresso Nacional vai analisar a Medida Provisória 1.202/2023 , que reonera a folha de pagamento de 17 setores da economia. A redução dos encargos trabalhistas foi aprovada pelo Congresso Nacional para incentivar a geração de empregos, mas o governo editou a MP para retomar a cobrança gradual e equilibrar as contas públicas. A equipe econômica estima uma perda de R$ 32 bilhões se a medida não for aprovada. Segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, foi feito um acordo para excluir esse tema da proposta e manter a decisão do Congresso.

Abertura da sessão legislativa terá cobertura especial da Rádio Senado
A abertura dos trabalhos legislativos de 2024 nesta segunda-feira (5) terá cobertura ao vivo da Rádio Senado, em conjunto com a TV Senado, Rádio Câmara e TV Câmara, a partir das 14h. A cerimônia está prevista para começar às 15h e contará com a presença dos presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, que apresentarão as prioridades de cada Poder.

Pacheco ressalta defesa da democracia na abertura do Ano Judiciário
Na abertura do Ano Judiciário, na quinta-feira (1º), o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, ressaltou no Supremo Tribunal Federal (STF) que a defesa da democracia é pauta comum do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso, com a presença do presidente Lula e de outras autoridades.

Projeto isenta compradores do Minha Casa Minha Vida de custas de cartório
O Senado vai analisar um projeto ( PL 4.786/2023 ) que estabelece a isenção de custas cartorárias para compradores de imóveis pelo Programa Minha Casa Minha Vida. A proposta apresentada pelo se nador Cleitinho (Republicanos-MG) busca beneficiar diretamente famílias de baixa renda.