12 abril, 2025

Le Monde

 


Uma foto fornecida pela presidência iraniana mostra o presidente Masoud Pezeshkian (C) e o chefe da Organização de Energia Atômica do Irã (AEOI), Mohammad Eslami (D), durante o "Dia Nacional da Tecnologia Nuclear", em Teerã, em 9 de abril de 2025. O presidente Masoud Pezeshkian disse em 9 de março que o Irã não tem objeções a investidores americanos que façam negócios no país, mas o país se opõe firmemente a qualquer tentativa de mudança de regime ou interferência estrangeira. - XGTY / RESTRITO AO USO EDITORIAL - CRÉDITO OBRIGATÓRIO "FOTO AFP / PRESIDÊNCIA IRANIANA" - SEM MARKETING, SEM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS - DISTRIBUÍDO COMO UM SERVIÇO AOS CLIENTES (Foto da PRESIDÊNCIA IRANIANA / AFP) / XGTY / RESTRITO AO USO EDITORIAL - CRÉDITO OBRIGATÓRIO "FOTO AFP / PRESIDÊNCIA IRANIANA" - SEM MARKETING, SEM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS - DISTRIBUÍDO COMO UM SERVIÇO AOS CLIENTES

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteÀ medida que as negociações nucleares com o Irão se iniciam em Omã, os europeus excluídos estão cautelosos

As negociações entre Teerã e Washington sobre o programa nuclear do Irã deveriam ser retomadas em Omã no sábado, sem a participação de países europeus, apesar de seu envolvimento no acordo anterior.

Leia o artigoícone leia o artigo

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, recebe o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal (não mostrado na foto), em Bruxelas, Bélgica, em 10 de abril de 2025. REUTERS/Yves Herman

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteEntre a China e os EUA, a União Europeia procura o equilíbrio certo

A postura agressiva de Donald Trump deixa os europeus cautelosos. Eles também desconfiam das práticas comerciais desleais da China, mesmo enquanto buscam construir um relacionamento melhor com Pequim.

Leia o artigoícone leia o artigo

Marselha, 14 de março de 2025. Retrato de Manuel Bompard, deputado da La France Insoumise pelo 4º círculo eleitoral de Bouches du Rhône, no seu gabinete.

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinantePara a esquerda protecionista francesa, a guerra comercial de Trump é uma pedra no sapato

A esquerda radical, que defende o "protecionismo solidário", busca se diferenciar dos métodos do presidente americano. Mas economistas alertam que tais medidas estão longe de ser fáceis de implementar.

Leia o artigoícone leia o artigo

Posto de comando da 104ª Brigada de Defesa Territorial na região de Shostka. 21 de março de 2025.

RECURSO

ícone de assinanteEm Shostka, no norte da Ucrânia, inovadores em drones estão ajudando o exército a resistir

Apesar dos recursos limitados e da pressão dos bombardeios, as unidades de drones ucranianos aprimoram continuamente suas ferramentas, até mesmo imitando tecnologias russas.

Leia o artigoícone leia o artigo

Um mapa mostra o renomeado Golfo do México enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, fala à imprensa antes de assinar uma proclamação que renomeia o Golfo do México como Golfo da América a bordo do Air Force One no Aeroporto Internacional de Palm Beach, em West Palm Beach, Flórida, em 9 de fevereiro de 2025. Durante anos, enquanto as disputas sobre os nomes no mapa acirravam as paixões nacionalistas em várias partes do mundo, os formuladores de políticas dos EUA observavam com cautela, tentando se manter afastados ou silenciosamente encorajar a paz. De repente, os Estados Unidos passaram de um árbitro relutante a um beligerante em termos de nomenclatura, com o presidente Donald Trump declarando que o Golfo do México passará a ser chamado de "Golfo da América". Em uma ordem executiva assinada horas após seu retorno à Casa Branca, Trump chamou o corpo d'água de "parte indelével da América", crucial para a produção de petróleo e pesca dos EUA e "um destino favorito para o turismo e atividades recreativas americanas". (Foto de ROBERTO SCHMIDT / AFP)

FUNDO

ícone de assinanteTuristas franceses estão se afastando dos EUA

As agências de viagens estão observando uma queda notável nas reservas devido aos preços e ao contexto político. Entre aqueles que optam por viajar para os EUA, os hábitos de viagem estão mudando.

Leia o artigoícone leia o artigo

O presidente francês de Montpellier, Laurent Nicollin, observa antes da partida de futebol da primeira divisão francesa entre Montpellier Herault SC e Stade Brestois 29 (Brest), no Stade de la Mosson, em Montpellier, sul da França, em 10 de novembro de 2024. (Foto de Sylvain THOMAS / AFP)

ANÁLISE DE NOTÍCIAS

ícone de assinanteO fim dos clubes familiares no futebol profissional francês

Enfrentando graves dificuldades financeiras, vários clubes de propriedade de empresários locais lutam para sobreviver. Competir com grandes grupos e fundos estrangeiros – que já controlam dois terços dos principais times franceses – tornou-se cada vez mais difícil.

Leia o artigoícone leia o artigo


A bandeira dos EUA balança ao vento enquanto caminhões passam pela Ponte Vincent Thomas, passando por guindastes para descarregar contêineres de carga no Porto de Los Angeles, em San Pedro, Califórnia, em 10 de abril de 2025. A tarifa de 10% do presidente dos EUA, Donald Trump, para quase todos os países, exceto a China, provavelmente permanecerá em vigor daqui para frente, disse seu principal assessor econômico, Kevin Hassett, na quinta-feira. Em 8 de abril, Trump anunciou uma pausa de 90 dias no aumento de tarifas contra todos os países, exceto a China, revertendo uma política que havia abalado os mercados de ações globais e assustado os mercados de títulos americanos – um barômetro fundamental da confiança dos investidores na capacidade do governo dos EUA de pagar suas dívidas. (Foto de Patrick T. Fallon / AFP)

COLUNA

ícone de assinanteThomas Piketty: 'A realidade é que os EUA estão perdendo o controle do mundo'

Thomas Piketty

Leia o artigoícone leia o artigo

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteUm caso suspeito de estupro coletivo: 'Foi como mandar a esposa para o matadouro'

Lorena de Foucher

Leia o artigoícone leia o artigo

Policiais franceses revistam um motorista em frente a uma estação de trem quase vazia da Gare de l'Est, enquanto o lockdown imposto para diminuir a taxa de contágio do coronavírus (COVID-19) começou ao meio-dia em todo o país, em Paris, França, 17 de março de 2020. REUTERS/Benoit Tessier

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteEm Paris, a sobretaxa para os “indesejáveis”: uma política “inútil e contraproducente”

Antônio Albertini

Leia o artigoícone leia o artigo

O voo inaugural da American Airlines abre uma rota direta "Filadélfia-Nice" entre os Estados Unidos e a Riviera Francesa, Terminal 1 do Aeroporto de Nice Côte d'Azur, Nice, FRANÇA - 07/05/2024//SYSPEO_sysA028/Crédito:SYSPEO/SIPA/2405072241

RECURSO

ícone de assinanteEntusiasmo crescente dos americanos por Nice: 'Encontramos nossa cidade francesa ideal'

Jéssica Gourdon

Leia o artigoícone leia o artigo

“Último Adeus!” », aquarela de Paul Simon. Anotado e assinado no verso por Paul Simon: “Último adeus a Boulloche. Bloco 60. Propriedade de Paul Simon, ex KLB42390. »

ícone de assinanteO trabalho secreto do aquarelista de Buchenwald

Christophe Ayad

Leia o artigoícone leia o artigo

EDITORIAL

Israel-Palestina: Salvando a solução de dois Estados

Leia o artigoícone leia o artigo

EDITORIAL

Donald Trump: A estratégia da arrogância

Leia o artigoícone leia o artigo

RECURSO

ícone de assinanteEm Yiwu, os fornecedores chineses estão prontos para virar as costas aos EUA

Lar de 75.000 fabricantes, o maior mercado atacadista do mundo permanece imperturbável diante do aumento das tarifas dos EUA imposto por Donald Trump.

Leia o artigoícone leia o artigo

ícone de assinanteTribunal dos EUA diz que estudante pró-palestino Mahmoud Khalil pode ser deportado

O ativista da Universidade de Columbia pode ser deportado, decidiu um juiz federal na sexta-feira. Além do seu caso, centenas de estudantes estrangeiros matriculados em universidades americanas tiveram seus vistos revogados.

Leia o artigoícone leia o artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteEm Damasco, voluntários protegem bairros cristãos

À medida que a polícia passa por reorganização e realocação, voluntários, alguns dos quais armados, se revezam na guarda dos setores cristãos da capital síria. Eles lidam principalmente com ladrões, mas ocasionalmente com grupos de pregadores salafistas.

Leia o artigoícone leia o artigo

Coachella começa com Lady Gaga no palco principal

Embora o lendário festival da Califórnia tenha se voltado para o pop na última década, a edição de 2025, de 11 a 13 e de 18 a 20 de abril, retornará às suas raízes do rock: Green Day, The Go-Gos, Misfits e Jimmy Eat World estão programados para tocar.

Leia o artigoícone leia o artigo

Luigi Mangione, acusado de matar CEO de seguradoras, contesta pressão pela pena de morte

Os advogados de Mangione chamaram a decisão do procurador-geral de pedir a pena de morte de "declaradamente política".

Leia o artigoícone leia o artigo