21 abril, 2025

Le Monde

 

(ARQUIVOS) O Papa Francisco reza com padres ao final de uma audiência pública limitada no pátio de São Dâmaso, no Vaticano, em 30 de setembro de 2020, durante a pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus. O Papa Francisco faleceu em 21 de abril de 2025, anunciou o Vaticano. (Foto de Filippo MONTEFORTE / AFP)

OBITUÁRIO

ícone de assinanteO Papa Francisco morreu

Eleito para a Sé de Pedro em março de 2013, o argentino Jorge Mario Bergoglio foi o primeiro papa sul-americano. Considerado por alguns um reformador ousado e por outros negligente na defesa da tradição, ele teve que lidar com escândalos de abuso sexual clerical. Morreu na segunda-feira, 21 de abril, aos 88 anos, informou o Vaticano.

Leia o artigoícone leia o artigo

Esta foto, divulgada pela Assessoria de Imprensa, mostra os cardeais entrando na Capela Sistina antes do início do conclave no Vaticano, em 12 de março de 2013. Os cardeais se mudaram para o Vaticano hoje, enquanto o suspense aumentava antes de uma eleição papal secreta, sem um favorito claro para conduzir o mundo católico em águas turbulentas após a renúncia histórica de Bento XVI. Os 115 cardeais eleitores que escolherão o próximo líder de 1,2 bilhão de católicos em um conclave na Capela Sistina viverão dentro dos muros do Vaticano, completamente isolados do mundo exterior até que façam sua escolha. FOTO AFP/OSSERVATORE ROMANO USO RESTRITO AO EDITORIAL - CRÉDITO OBRIGATÓRIO "FOTO AFP/OSSERVATORE ROMANO" (Foto de OSSERVATORE ROMANO / AFP)

EXPLICADOR

ícone de assinanteMorte do Papa Francisco: Qual é o protocolo para os próximos dias?

Não há espaço para improvisação quando se trata do funeral e da sucessão do pontífice. A organização da vacância da Sé Apostólica é orquestrada pelos cardeais, que virão de todo o mundo e se reunirão em Roma até que um deles seja eleito papa.

Leia o artigoícone leia o artigo

Fiéis e peregrinos caminham pela Rua Della Conciliazione ao chegarem à Praça de São Pedro para se reunirem após a morte do Papa Francisco no Vaticano em 21 de abril de 2025. O Papa Francisco faleceu em 21 de abril de 2025, aos 88 anos, um dia após fazer a tão esperada aparição na Praça de São Pedro no Domingo de Páscoa, informou o Vaticano em um comunicado. (Foto de Alberto PIZZOLI / AFP)

Reações do mundo à morte do Papa Francisco

O líder argentino da Igreja Católica morreu em 21 de abril, aos 88 anos. Líderes europeus, bem como dos EUA e do Oriente Médio expressaram suas condolências.

Leia o artigoícone leia o artigo

Jovens fiéis do Chile e da Argentina se reúnem em frente ao Santuário Nacional de Maipú, em Santiago, antes de iniciar uma viagem pelo Chile para preparar a próxima visita do Papa Francisco ao país, em 2 de janeiro de 2018. - O Papa Francisco visitará o Chile de 15 a 18 de janeiro. (Foto de Martin BERNETTI / AFP)

NOTÍCIAS

ícone de assinantePapa Francisco, uma figura controversa na Argentina

Jorge Mario Bergoglio, que faleceu em 21 de abril aos 28 anos, era progressista em algumas questões e muito conservador em outras, em sua terra natal, a Argentina. Seu papel durante a ditadura militar foi motivo de controvérsia.

Leia o artigoícone leia o artigo

O Papa Francisco, com ar preocupado, caminha sozinho à noite, voltando para seu apartamento na residência Santa Marta, após uma sessão do encontro "A Proteção de Menores na Igreja", na Sala Sinodal, em 21 de fevereiro de 2019, na Cidade do Vaticano. Trata-se de uma cúpula global sobre proteção à criança para reflexões sobre a crise dos abusos sexuais e da pedofilia na Igreja Católica. Foto: ABC/Andia.fr

DOCUMENTO

ícone de assinantePapa Francisco: 'Quero uma Igreja pobre e para os pobres'

Em sua primeira exortação apostólica, em 24 de novembro de 2013, o Papa Francisco, falecido em 21 de abril, aos 88 anos, instou a Igreja a sair do "confinamento" e a renovar seu impulso evangélico. Aqui está um trecho de seu discurso.

Leia o artigoícone leia o artigo

(ARQUIVOS) Nesta foto de arquivo, tirada em 13 de março de 2013, o argentino Jorge Bergoglio, eleito Papa Francisco I (C), acena da janela da sacada da Basílica de São Pedro após ser eleito o 266º papa da Igreja Católica Romana em 13 de março de 2013, no Vaticano. O Papa Francisco completa 10 anos como chefe da Igreja Católica na segunda-feira, extremamente popular, mas enfrentando dissidência interna após uma década de reformas, mesmo sem questionar a doutrina básica. (Foto de VINCENZO PINTO / AFP)

SÍNTESE

ícone de assinanteDez anos de pontificado do Papa Francisco em dez palavras

Em 13 de março de 2013, o Cardeal Jorge Mario Bergoglio foi nomeado por seus pares para suceder Bento XVI. Dez anos depois, seu histórico é marcado tanto por reformas quanto por escândalos.

Leia o artigoícone leia o artigo



Uma visão geral da sala de imprensa na sede da Rádio Europa Livre/Rádio Liberdade em Praga, República Tcheca, 8.4.2025

LEITURA LONGA

ícone de assinanteComo o Ocidente está perdendo a guerra internacional da informação

Érico Alberto

Leia o artigoícone leia o artigo

O presidente Donald Trump aponta para os participantes antes de discursar na Drake Enterprises, uma fábrica de peças automotivas não sindicalizada em Clinton Township, ao norte de Detroit, na quarta-feira, 27 de setembro de 2023. (Doug Mills/The New York Times)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinantePor trás do caos tarifário, as raízes profundas da doutrina Trump

Arnaud Leparmentier

Leia o artigoícone leia o artigo

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, deixa o cargo após discursar no 20º Café da Manhã Nacional de Oração Católica, em Washington, DC, em 28 de fevereiro de 2025. (Foto de Ting Shen / AFP)

NOTÍCIAS

ícone de assinanteJD Vance, o convertido que se tornou ideólogo do catolicismo "pós-liberal"

Sarah Belouezzane

Leia o artigoícone leia o artigo

Claudine Boulstridge em sua cozinha, País de Gales, em 2022.

ENTREVISTA

ícone de assinanteConheça Claudine Boulstridge, testadora de receitas do chef Yotam Ottolenghi

Ofélia Francq

Leia o artigoícone leia o artigo

Rima Abdul-Malak, ex-Ministra da Cultura e ex-Adido Cultural da Embaixada Francesa nos Estados Unidos durante o primeiro mandato de Trump, fotografada no Palácio de Tóquio, Paris, França, em 10 de abril de 2025. ADRIENNE SURPRENANT / MYOP PARA "LE MONDE"

ENTREVISTA

ícone de assinanteEx-ministro da cultura francês: 'Donald Trump lidera uma cruzada pessoal e cultural'

Joëlle Gayot

Leia o artigoícone leia o artigo

ANÁLISE DE NOTÍCIAS

ícone de assinanteEleições francesas de 2027: A crescente perspectiva de um CEO para presidente

Claire Gatinois -

Leia o artigoícone leia o artigo

ARTIGO DE OPINIÃO

ícone de assinanteJulian Fernandez e Olivier de Frouville, especialistas em direito: 'O que o ministro da defesa israelense disse é uma expressão transparente de intenção genocida em Gaza'

Julian Fernandez -

Leia o artigoícone leia o artigo

Secretário de Defesa dos EUA compartilhou informações confidenciais no segundo bate-papo do Signal, incluindo seu irmão e esposa

Um mês após o Signalgate, o 'New York Times' relatou no domingo que Pete Hegseth havia compartilhado informações sobre os mesmos ataques de 15 de março em um segundo grupo de bate-papo do Signal com 13 pessoas.

Leia o artigoícone leia o artigo

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteGuerra na Ucrânia: a oportuna 'trégua de Páscoa' da Rússia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que a trégua da Rússia visava, acima de tudo, demonstrar ao governo Trump seu desejo de continuar as negociações de paz. Embora a trégua tenha sido violada diversas vezes, também levou a uma grande troca de prisioneiros.

Leia o artigoícone leia o artigo

RECURSO

ícone de assinanteA história de uma rua: Rue Visconti, da tipografia de Balzac à cortina de ferro de Christo

Nesta pequena rua no 6º arrondissement de Paris, que recebeu escritores e artistas ao longo dos séculos, a cultura ainda está muito presente hoje, com uma editora, uma livraria e galerias de arte.

Leia o artigoícone leia o artigo

El Salvador oferece à Venezuela troca de migrantes deportados pelos EUA

Mais tarde, no domingo, o procurador-geral da Venezuela descreveu como "cínica" a proposta do presidente salvadorenho Bukele. A oferta veio na esteira de uma crítica do presidente Donald Trump aos juízes da Suprema Corte dos EUA, que no sábado ordenaram a suspensão de remoções como a dos venezuelanos.

Leia o artigoícone leia o artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinante'Eles estão literalmente vivendo no inferno': Em Israel, a questão dos reféns é um veneno lento na sociedade

Numa nação ferida, as histórias de reféns libertados reacenderam feridas e raiva, até mesmo ódio, dia após dia. Isso ajuda a explicar por que não surgiu um debate real sobre a proporcionalidade da resposta de Israel em Gaza.

Leia o artigoícone leia o artigo

Iêmen: Huthis dizem que ataques dos EUA em Sanaa matam pelo menos 12

Os militares dos EUA têm realizado ataques quase diários no último mês. O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse no sábado que estava "gravemente preocupado" com os ataques dos EUA.

Leia o artigoícone leia o artigo