24 fevereiro, 2025

Congresso em Foco

 

Congresso em Foco

Ano 22 - Brasil, 24 de fevereiro de 2025 - Nº 9



"É assim a política: um carnaval, precedido de coisa séria e que devia ser sucedido por outras sérias; mas... toda gente sabe bem o que elas sejam."

Lima Barreto

Ritmo de Carnaval

Em semana morna, Câmara dança miudinho e analisa projetos para pequenas empresas. Nada de trio elétrico, só passo marcado. (Clique aqui)

Ajustando a mira

Senador Flávio Bolsonaro calibra o discurso e define prioridades na Comissão de Segurança. (Clique aqui)

Ajustando a fala

Nos 45 anos do PT, Lula ensaia um novo tom e reconhece mudanças na sociedade: "Tem gente que não quer carteira assinada, quer ser patrão de si mesmo."

Caiu na rede (da Justiça)

Pablo Marçal sofre revés em SP e, até que um recurso mude a maré, está inelegível por 8 anos. Não foi dessa vez que a onda virou. (Clique aqui)

Facilitar pra quê, se pode embaralhar?

Ronaldo Caiado entra no jogo e lança sua pré-candidatura à Presidência. Quem embaralha as cartas do baralho 2026? (Clique aqui)

De olho no olho

Janaina Paschoal propõe CPI para investigar escaneamento de íris pela Tools for Humanity. (Clique aqui)

Façam suas apostas

CPI das Bets volta do Carnaval e retoma os trabalhos. Odds altas para muita confusão. (Clique aqui)

PL I

Projeto propõe medidas para coibir violência contra médicos no trabalho. Porque cuidar de paciente não deveria ser esporte de risco. (Clique aqui)

PL II

Brasil pode adotar SMS para desaparecimento de crianças. (Clique aqui)

PL III

Projeto estabelece pena para transplantes sem exames adequados, como no caso do RJ, onde pacientes foram infectados por HIV. Medicina não pode ser roleta-russa. (Clique aqui)

Rede - Ganhando território

Marina Silva e Túlio Gadêlha vencem eleições da Rede em SP e PE. Partido segue no jogo. (Clique aqui)

Tchau, querido

Zelensky dá sinais de que pode renunciar se for o entrave para a paz na Ucrânia. Você, leitora, avisa, ou nós avisamos? (Clique aqui)


Trem doido

Entre pães de queijo e cafezinhos, o governador de Minas resolveu inovar: gravou um vídeo comendo banana com casca para criticar o governo federal. A resposta veio rápida - Renan Filho foi acionado pelo marqueteiro presidencial e deu o troco. O episódio já entra para os anais do anedotário nacional. Não acredita? Então veja com seus próprios olhos. (Clique aqui)

Presença pela ausência

As diferenças de atuação entre Rodrigo Pacheco e Davi Alcolumbre já são perceptíveis no Senado. Enquanto um se destacava pela inação, o outro se movimenta... para se esquivar.

Caminho pedregoso

O governo tem uma lista de prioridades para 2025. Mas, do jeito que a coisa anda, pode ser apenas uma lista de desejos. Veja o que está na mira. (Clique aqui)

Divórcio?

O mau humor do mercado com Fernando Haddad parece insuperável. É um casal dormindo em camas separadas - sem perspectiva de reconciliação. Não será uma DR que resolverá. Alguma mudança relevante será necessária. Quem souber a receita, favor enviá-la ao Palácio. Ansiosamente aguarda-se.

Situação periclitante

Ninguém se engane: assim como hoje se anuncia uma operação sobre emendas parlamentares no RS, outras investigações vão pipocar semanalmente. Em Brasília, o consenso é um só - o descontrole foi longe demais.


Aniversário

Fundado em 12 de fevereiro de 2004, o CONGRESSO em FOCO completa 21 anos de trajetória, consolidando-se como referência no jornalismo político.

Foco no novo

A partir do dia 17, nosso site estreia uma nova roupagem. Nem direita, nem esquerda, nem centro. Estaremos acima, observando tudo e trazendo para você, leitor atento, os bastidores mais relevantes da política nacional.

Mundo em perspectiva

De Trump a Putin, de Lula a Bolsonaro, de Alcolumbre a Hugo Motta, tudo será analisado para que você tenha um panorama completo do cenário político, aqui e lá fora.

Ajustando as lentes

A mesma credibilidade, agora com ainda mais inovação. O novo CONGRESSO em FOCO está nascendo. Acompanhe essa evolução e siga conosco!