11 janeiro, 2025

Le Monde



EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteA turbulenta história das divisões da esquerda francesa sobre o islamismo e o secularismo desde o ataque ao 'Charlie Hebdo'

Nos últimos 10 anos, o abismo entre os socialistas e a esquerda radical de Jean-Luc Mélenchon aumentou.

Leia o artigoícone ler artigo

O Ministro do Interior da França, Bruno Retailleau (C), ladeado pelo ministro delegado francês para Relações Exteriores, Thani Mohamed Soilihi (D), fala à mídia durante uma visita focada nos vistos no Departamento de Vistos em Nantes, oeste da França, em 10 de janeiro de 2025. A Argélia está tentando humilhar a França", disse o Ministro do Interior francês, Bruno Retailleau, em 10 de janeiro de 2025, um dia após um influenciador argelino ter sido deportado de volta para a França após postar um vídeo pedindo violência. (Foto de Loic VENANCE / AFP)

ícone de assinanteTensões entre Paris e Argel aumentam após expulsão fracassada de influenciador argelino

O ministro do Interior da França acusou a Argélia de tentar "humilhar a França", dizendo que o país não terá "nenhuma opção a não ser retaliar" caso "os argelinos continuem com essa postura de escalada".

Leia o artigoícone ler artigo

FRANÇA-OLIMPÍADAS-PARIS-2024 A exposição Spot24 no Museu Olímpico com a Torre Eiffel visível ao fundo. Em Paris, 30 de julho de 2024. PARIS ILE-DE-FRANCE FRANÇA Copyright: xAndreaxSavoranixNerix FRANÇA-OLIMPÍADAS-PARIS-2024-SPORT ASAVORANINERI-2No Use Suíça. No Use Alemanha. No Use Japão. No Use Áustria

NOTÍCIAS

ícone de assinanteO último posto de turismo de Paris fechará

O escritório deixará de receber visitantes no domingo, 12 de janeiro, um fechamento que levanta a questão da utilidade desses espaços.

Leia o artigoícone ler artigo

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, comparece remotamente para uma audiência de sentença perante o juiz estadual de Nova York, Juan Merchan, no caso criminal em que foi condenado em 2024 por acusações envolvendo dinheiro para silenciar uma estrela pornô, no Tribunal Criminal de Nova York, em Manhattan, na cidade de Nova York, em 10 de janeiro de 2025. (Foto de Brendan McDermid / POOL / AFP)

ícone de assinanteTrump evita sentença em caso de "dinheiro para silenciar"

Sem prisão, sem multa. O presidente eleito dos Estados Unidos, considerado culpado de tentar comprar o silêncio de Stormy Daniels, foi condenado apenas simbolicamente.

Leia o artigoícone ler artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteParceiros da Meta chocados com anúncio de Zuckerberg sobre fim do programa de verificação de fatos

Na terça-feira, o chefe da Meta, empresa controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou sua intenção de encerrar as parcerias de verificação de fatos que vinculam sua empresa a certos meios de comunicação dos EUA.

Leia o artigoícone ler artigo

FOTO DO ARQUIVO: O líder de fato da Síria, Ahmed al-Sharaa, também conhecido como Abu Mohammed al-Golani, reúne-se com o ministro de Estado do Catar, Mohammed bin Abdulaziz al-Khulaifi, após a deposição de Bashar al-Assad da Síria em Damasco, Síria, 23 de dezembro, 2024. REUTERS/Ammar Awad/Foto de arquivo

ENTREVISTA

ícone de assinanteO HTS da Síria 'é um movimento que se desradicalizou a partir do topo'

Um dos principais especialistas na Síria, o pesquisador Patrick Haenni analisa a natureza do novo poder decorrente do grupo Hayat Tahrir al-Sham e os desafios estratégicos e de segurança enfrentados pelas novas autoridades em Damasco.

Leia o artigoícone ler artigo

(ARQUIVOS) O presidente francês, líder e fundador do partido francês de extrema direita Frente Nacional (FN), Jean-Marie Le Pen, faz um discurso em 3 de fevereiro de 1973, em um local não localizado durante a campanha eleitoral para as eleições legislativas, que aconteceram em 4 e 11 de março de 1973 para eleger a quinta Assembleia Nacional da Quinta República. Jean-Marie Le Pen, uma figura francesa de extrema direita e vice-campeão nas eleições presidenciais de 2002, morreu em 7 de janeiro de 2025, aos 96 anos, em Garches (Hauts-de-Seine), em um hospital onde estava internado há várias semanas. (Foto da AFP)

ícone de assinanteConfissão de Jean-Marie Le Pen sobre tortura durante a Guerra da Argélia: 'Eu o faço sob as ordens do meu capitão'

Ivanne Trippenbach

Leia o artigoícone ler artigo

ARQUIVO - Um navio de carga atravessa as Eclusas de Agua Clara do Canal do Panamá em Colón, Panamá, 2 de setembro de 2024. (AP Photo/Matias Delacroix, Arquivo)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteTrump revive o imperialismo à la Teddy Roosevelt

Arnaud Leparmentier

Leia o artigoícone ler artigo

TOPSHOT - O sol é visto atrás da fumaça acima de estruturas carbonizadas após a passagem do incêndio Palisades em Pacific Palisades, Califórnia, em 8 de janeiro de 2025. Pelo menos cinco pessoas morreram em incêndios florestais que devastam Los Angeles, disseram autoridades em 8 de janeiro, com os bombeiros sobrecarregados pela velocidade e ferocidade de vários incêndios. (Foto de AGUSTIN PAULLIER / AFP)

RESUMO

ícone de assinante2024, o ano mais quente registado e o primeiro a ultrapassar o limiar de aquecimento global de 1,5 °C

Audrey Garric

Leia o artigoícone ler artigo

ARGEL, ARGÉLIA - 17 DE SETEMBRO: (----SOMENTE PARA USO EDITORIAL - CRÉDITO OBRIGATÓRIO - 'PRESIDÊNCIA ARGELINA / FOLHETO' - SEM MARKETING, SEM CAMPANHAS DE PUBLICIDADE - DISTRIBUÍDO COMO UM SERVIÇO AOS CLIENTES----) O presidente argelino Abdelmadjid Tebboune, reeleito com 84,30<%> dos votos nas eleições realizadas em 7 de setembro, é empossado para o segundo mandato durante a cerimônia de posse em Argel, capital da Argélia, em 17 de setembro de 2024. Embaixadores e diplomatas estrangeiros, além de altos funcionários argelinos dos setores civil e militar, compareceram à cerimônia de juramento. O Conselho Constitucional da Argélia anunciou em 14 de setembro que Abdelmadjid Tebboune foi reeleito para um segundo mandato de cinco anos como presidente. Presidência argelina / FOLHETO / Anadolu (Foto da Presidência da Argélia / Divulgação / ANADOLU / Anadolu via AFP)

NOTÍCIAS

ícone de assinanteO abismo diplomático entre a França e a Argélia aumenta

Frédéric Bobin

Leia o artigoícone ler artigo

INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteA queda do Dark Bank, o "banqueiro" do crime organizado que supostamente ajudou a lavar mais de € 1 bilhão

Abdelhak El Idrissi

Leia o artigoícone ler artigo

EDITORIAL

A UE deve enfrentar Musk e Zuckerberg

Leia o artigoícone ler artigo

ANÁLISE DE NOTÍCIAS

ícone de assinanteNo Reino Unido, a independência escocesa e a reunificação irlandesa perderam o seu apelo

Cécile Ducourtieux - Londres, correspondente

Leia o artigoícone ler artigo

Serviço meteorológico dos EUA estima que o total de danos causados ​​pelo incêndio em Los Angeles esteja entre US$ 135-150 bilhões até agora

A escala de danos à segunda maior cidade dos EUA pode ser a mais custosa já registrada, de acordo com a AccuWeather. Os cinco incêndios separados já queimaram mais de 35.000 acres, informou a agência de incêndio da Califórnia.

Leia o artigoícone ler artigo

RECURSO

ícone de assinanteA controvérsia sobre a gestão dos incêndios em Los Angeles se intensifica

Faltando menos de 12 dias para a mudança de governo em Washington, os democratas estão tentando mostrar que têm a situação sob controle.

Leia o artigoícone ler artigo

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteEm Bangladesh, marcas francesas são criticadas por não proteger os direitos dos trabalhadores

Fornecedores de 45 marcas foram apontados por ONGs por apresentarem reclamações contra seus funcionários após os protestos de 2023.

Leia o artigoícone ler artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteQuem é Joseph Aoun, o novo presidente do Líbano?

O ex-chefe do exército, favorito de Washington, Paris e Riad, diz que quer reconstruir seu país, atualmente em frangalhos.

Leia o artigoícone ler artigo

ANÁLISE

ícone de assinanteOs medos férteis de Francisco Ferdinando

O sexto álbum da banda escocesa, 'The Human Fear', imagina novas paisagens pop.

Leia o artigoícone ler artigo

Veterano da Marinha inocentado de acusações de conspiração em caso de alto perfil de 6 de janeiro é condenado a cumprir pena

O advogado de Thomas Caldwell disse ao juiz distrital dos EUA Amit Mehta em documentos judiciais que a absolvição de seu cliente das acusações de conspiração e "serviço militar que resultou em uma vida inteira de ferimentos debilitantes" exige uma sentença de tempo cumprido. Ele passou mais de 50 dias atrás das grades após sua prisão em 2021.

Leia o artigoícone ler artigo