Caro leitor,
a província de Fujian se tornou um campo de testes para o esforço da China continental para integração econômica, social e política com Taiwan . O condado de Pingtan foi escolhido devido à sua proximidade, a apenas 110 km de Taiwan.
Pequim investiu bilhões para construir ligações através do estreito, mas a iniciativa parece estar perdendo força após seu progresso inicial. O objetivo era promover laços econômicos profundos entre os dois lados do estreito e lealdade política, com um estudioso do continente afirmando que a eficácia do plano de integração era "limitada".
Apesar do investimento substancial e do recrutamento de taiwaneses para empregos nos níveis mais baixos do sistema de governo do continente, fatores como a desaceleração econômica e os esforços de Taipei para desencorajar empresas de operar no continente impactaram as empresas em Pingtan.
No entanto, a deusa do mar Mazu poderia ser a chave para diminuir a distância entre a China continental e Taiwan? Com mais de 200.000 taiwaneses fazendo a viagem ao seu templo-mãe, Taipei continua desconfiada dos esforços de Pequim para atrair devotos.
Explore a série de quatro partes do Post sobre o assunto enquanto examinamos a campanha de integração de 15 anos e muito mais.
Atenciosamente,
The South China Morning Post