18 novembro, 2024

SECOM - Senado Notícias

 

Sem 'bloqueio', Senado conclui votação de projeto das emendas parlamentares

Com a análise de destaques (mudanças no texto votadas separadamente), o Senado concluiu nesta segunda-feira (18) a votação do projeto que regulamenta o pagamento de emendas parlamentares. O texto-base já havia sido aprovado na quarta-feira (13) . O PLP 175/2024 , que trata de regras de transparência das emendas parlamentares, retorna à Câmara dos Deputados na forma de uma texto alternativo do relator, senador Angelo Coronel (PSB-BA).

Setor imobiliário pede redução maior nas alíquotas de IBS e CBS
A reforma tributária ( Emenda Constitucional 132 ) pode trazer ganhos para o país, mas se não houver mudanças na proposta de regulamentação dos novos tributos, o setor imobiliário será prejudicado, o que trará reflexos negativos para a população. O alerta foi feito por representantes do setor durante audiência pública promovida pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A principal reivindicação é uma redução nas alíquotas para o setor imobiliário maior do que a prevista.

CPI das Bets pode convocar Deolane, Safadão, Tirulipa e Jojo Todynho
A CPI das Bets pode votar nesta terça-feira (19) a convocação de artistas e influenciadores digitais envolvidos com a promoção de plataformas de apostas virtuais. Entre eles, a advogada e influencer Deolane Bezerra, os cantores Wesley Safadão e Jojo Todynho e o humorista Tirulipa. A reunião está marcada para as 11h.

Reforma tributária: CCJ debaterá setor imobiliário, Zona Franca e Simples
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) terá esta semana três audiências públicas sobre a regulamentação da reforma tributária. Serão discutidos os efeitos das novas regras tributárias no setor imobiliário, na Zona Franca de Manaus e no Simples Nacional, que incide sobre empresas menores.

Especialistas defendem restrição ao uso de celular nas escolas
Em audiência pública realizada na Comissão de Educação (CE) nesta segunda-feira (18), especialistas defenderam a restrição ao uso do celular nas escolas. Esta foi a segunda audiência da CE sobre o tema. O primeiro debate ocorreu na terça-feira passada (12), quando os especialistas apontaram que não existe solução fácil para os desafios impostos pelo uso das modernas tecnologias digitais no ambiente escolar. Em setembro, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que prepara um projeto de lei para proibir o uso dos aparelhos pelos estudantes de escolas públicas e privadas.

Em sessão especial, convidados pedem celeridade para projetos sobre diabetes
O Dia Mundial do Diabetes — 14 de novembro — foi celebrado em sessão especial no Plenário do Senado nesta segunda-feira (18), com pedidos para que o Parlamento aprove com mais celeridade os projetos de lei que abraçam a causa.

Lewandowski falará sobre crime organizado à CSP em 3 de dezembro
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, deve apresentar aos senadores da Comissão de Segurança Pública as ações da pasta e da Polícia Federal no combate ao crime organizado no Brasil. A audiência está marcada para o dia 3 de dezembro e foi pedida pelo senador Sérgio Moro (União-PR), após o assassinato de Antônio Vinicius Lopes Gritzbach, delator da facção criminosa PCC, executado a tiros de fuzil no aeroporto de Guarulhos (SP) no dia 8 de novembro. A CSP também vai ouvir, em data a ser definida, os secretários de Segurança de São Paulo, Guilherme Derrite, e do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, sobre o tema.

CI vai debater a modernização do marco regulatório da mineração
A Comissão de Infraestrutura (CI) vai debater nesta quinta-feira (21), a partir das 9 horas, a modernização e a sustentabilidade da mineração no Brasil. Os requerimentos ( REQ 91/2024 - CI , REQ 98/2024 - CI e REQ 106/2024 - CI ) para discutir o marco regulatório do setor foram apresentados pelos senadores Confúcio Moura (MDB-RO) e Jorge Kajuru (PSB-GO).

Comissão debate campanha pelo fim da violência contra mulheres e meninas
O Brasil ainda convive com altos índices de violência doméstica e de gênero. Nesta terça-feira (19), a partir das 14h30, a Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher (CMCVM) faz uma audiência pública interativa para discutir as ações da campanha "21 Dias de Ativismo" pelo fim desse tipo de agressão.

CMA promove diligência para avaliar efeitos da estiagem no Pantanal
A Comissão de Meio Ambiente (CMA) realiza nesta quinta-feira (21), às 13h, diligência externa em Mato Grosso para avaliar “in loco” os impactos provocados pela severa estiagem no bioma Pantanal, que favoreceu a propagação de inúmeros incêndios florestais.

Relatório sobre enchentes no RS será entregue em dezembro
A Comissão Temporária Externa do Senado criada para acompanhar as ações de enfrentamento às enchentes no Rio Grande do Sul vai entregar o relatório final no dia cinco de dezembro. A informação foi confirmada pelo relator, senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), em audiência pública da comissão na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. A audiência foi presidida pelo presidente da comissão, senador Paulo Paim (PT-RS). O relatório contém propostas e recomendações para as diversas instâncias governamentais. Ao governo federal, por exemplo, os senadores sugerem o desenvolvimento de um plano abrangente de respostas a desastres; a ampliação do monitoramento climático e hidrológico; e o investimento em inovação tecnológica.

Projeto institui leilão de imóveis desapropriados por utilidade pública
Os leilões públicos de imóveis poderão ser um instrumento para o cumprimento da função social de propriedades urbanas. É o que prevê um projeto de lei  que está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aguardando a escolha de um relator.

Novembro Azul ressalta importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata
O mês de novembro é destacado para a conscientização sobre a saúde masculina. Apesar de silencioso em suas fases iniciais, o câncer de próstata pode ser detectado por meio de exames preventivos. Segundo o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), as chances de cura podem passar de 95% quando a doença é detectada no início. No entanto, muitos homens ainda enfrentam preconceitos e barreiras culturais que dificultam a realização do exame. A campanha Novembro Azul busca desmistificar esses tabus, promovendo um diálogo aberto sobre a importância do cuidado com a saúde.

Cidad3: Imprensa Livre!!!