15 novembro, 2024

Canal do Meio

 



Homem morre ao detonar explosivos diante do STF

Duas explosões, com intervalo de cerca de 20 segundos, e uma pessoa morta. Tudo isso ocorreu por volta das 19h30 de ontem na região da Praça dos Três Poderes, em Brasília. Primeiro, um carro com placa de Santa Catarina explodiu no estacionamento entre o Supremo Tribunal Federal e o Anexo 4 da Câmara dos Deputados. No porta-malas, havia fogos de artifício e tijolos. Em seguida, o dono do automóvel morreu em outra explosão em frente ao STF. Segundo as polícias de Santa Catarina e do Distrito Federal, o homem morto é Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, que se candidatou a vereador em 2020 em Rio do Sul (SC) pelo PL – com 98 votos, não foi eleito. Antes da explosão, ele tentou entrar no prédio. Em seguida, jogou um explosivo sob a marquise do edifício, mostrou que tinha artefatos presos ao corpo a um vigilante, deitou-se no chão e, segundo uma testemunha, detonou um segundo explosivo que levava em uma mochila. As duas áreas foram isoladas e o esquadrão antibombas fez uma varredura. A PF abriu inquérito para apurar as duas explosões e o caso deve ser encaminhado a Alexandre de Moraes, relator de temas semelhantes, como os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. (g1)

Horas antes, Francisco Wanderley Luiz postou nas redes sociais ataques ao STF, ao presidente Lula e aos chefes das duas Casas do Congresso e circulou pelo Congresso. Ele chegou a visitar o plenário da Corte no dia 24 de agosto e publicou uma foto no local. Na publicação, ele falou em bombas na casa de lideranças políticas e do jornalista William Bonner: “Cuidado ao abrir gavetas, armário, estantes, depósito de materiais etc. Início 17h48 horas do dia 13/11/2024… O jogo acaba dia 16/11/2024. Boa sorte!!!”, escreveu, dizendo que a Polícia Federal teria 72 horas para desarmar os artefatos. Ele estava havia quatro meses em Brasília, e a família não sabia sobre seu paradeiro. No Facebook, reproduzia teorias conspiratórias anticomunistas. Apresentou-se nas urnas com o codinome “Tiü França”. (Estadão e UOL)

Wanderley Luiz tinha passagem pela polícia e foi preso em flagrante em dezembro de 2012 por contravenção. Pagou fiança, mas o Ministério Público ofereceu denúncia contra ele um mês depois. Ficou em liberdade até ser decretada sua prisão-albergue, modalidade em que o preso pode trabalhar durante o dia, mas deve retornar ao centro penal à noite. A condenação foi revogada em agosto de 2014, quando o processo foi transitado em julgado e a pena, extinta. (CNN Brasil)

De madrugada, as polícias Federal e Militar foram à casa do homem, em um conjunto de apartamentos conjugados em Ceilândia, região administrativa de Brasília. Agentes fizeram buscas com cães farejadores e encontraram artefatos suspeitos, detonados no local por policiais do Grupo Especializado em Bombas e Explosivos, da Polícia Federal. (Folha)

O presidente Lula não estava mais no Palácio do Planalto no momento dos incidentes e recebia os ministros do STF Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Gilmar Mendes, além do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues. Devido às explosões, as Forças Armadas foram acionadas para reforçar a segurança. Já as atividades na Câmara e no Senado, que estavam em sessão no plenário, foram suspensas até o meio-dia de hoje. A sessão do STF já tinha terminado no momento dos incidentes, e ministros e servidores foram retirados em segurança. (UOL)

Na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que presidia a sessão, tentou manter os trabalhos apesar das explosões e só os interrompeu após protesto de deputados do PSOL. Um dos líderes da bancada evangélica, ele queria votar em primeiro turno a PEC que amplia a isenção fiscal de igrejas. (g1)

Para ler com calma. As isenções tributárias beneficiam as grandes denominações, mas raramente chegam aos pequenos pastores e à massa de fiéis, alertou Ana Carolina Evangelista no Meio Político. Faça uma assinatura premium e confira. (Meio)

As explosões devem exigir medidas adicionais de segurança durante a Cúpula de Líderes do G-20, que acontece na segunda e terça-feira no Rio de Janeiro. Tratado como um ataque com motivação política, o episódio preocupou integrantes do Itamaraty diretamente envolvidos no evento. Cinquenta e cinco delegações estrangeiras chegarão ao país, a maior parte representada por chefes de Estado e de governo das 20 maiores economias do mundo. (Estadão)

Parlamentares bolsonaristas já calculam o efeito colateral do episódio sobre o projeto de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Para integrantes do PL, as explosões enfraquecem a possibilidade de aprovação da anistia. A leitura, conta Bela Megale, é que o ato contra o STF em si já prejudica o projeto. Outro agravante é que o homem que causou as explosões era filiado ao partido. (Globo)

Meio em vídeo. As explosões em Brasília são o tema do Central Meio desta quinta-feira, que recebe o analista político Uriã Fancelli. Ao vivo, excepcionalmente às 12h15. (YouTube)


Depois de adesão em massa ao nome de Hugo Motta (Republicanos-PB) para a sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara, a bancada do PSD decidiu ontem retirar a candidatura de Antonio Brito (BA). Ele mesmo fez o anúncio ao lado de Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, que tem 44 deputados. Motta conta com o apoio de siglas que somam 429 parlamentares. Para ser eleito presidente em primeiro turno, são necessários ao menos 257 votos. (g1)

Já o Senado aprovou, por 46 votos a 18, o texto-base do projeto de lei que estabelece novas regras de transparência para o pagamento de emendas parlamentares. Ainda há quatro destaques a serem analisados, o que deve ocorrer na próxima segunda-feira. Depois disso, como houve mudanças na redação que chegou ao Senado, o texto retornará à Câmara dos Deputados. (g1)


A Proposta de Emenda à Constituição que propõe o fim da jornada de seis dias de trabalho e um de descanso atingiu o número de assinaturas necessárias para tramitar no Congresso. Segundo a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), a proposta contava com a assinatura de 194 deputados na manhã de ontem, acima dos 171 parlamentares necessários. (Exame)

Meio em vídeo. O mundo todo está pensando em como fazer a transição para uma semana de quatro dias. Mas será que alguém já fez a conta pra ver se dá ou se é fantasia? Confira no Ponto de Partida com Pedro Doria. (YouTube)


Donald Trump garantiu amplo poder em Washington. Além de conquistar o Senado, o Partido Republicano manteve a maioria na Câmara dos Representantes, após conseguir mais dois assentos (Califórnia e Arizona). O controle sobre as Casas do Congresso significa que o futuro terá um caminho mais fácil para implementar sua agenda, que inclui cortes de impostos e linha dura contra imigração. (CNN)

E Trump anunciou mais membros de seu governo. O senador pela Flórida Marco Rubio será o próximo secretário de Estado. Filho de imigrantes cubanos, ele se opõe ao governo de Cuba, é um crítico da China e forte defensor de Israel. Mas a escolha do deputado Matt Gaetz, também da Flórida, como procurador-geral, foi a que mais chamou atenção, pois assumirá o Departamento de Justiça, onde foi alvo de investigações sobre supostas relações sexuais com menores, o que ele nega. (Politico)

Apesar de o republicano nunca ter reconhecido oficialmente a vitória de Joe Biden nas eleições de 2020, o atual presidente retomou a tradição e recebeu Trump no Salão Oval. (Washington Post)


Cá neste Meio, entregamos informação de qualidade, gratuita e acessível, pra ajudar a enxergar o mundo sem ruído. Com o apoio de leitores como você, conseguimos fazer um jornalismo que faz diferença, construindo um espaço de ideias e diálogo. Assine o Meio Premium por R$ 15 mensais e fortaleça esse projeto junto com a gente!


separador

Viver

Por unanimidade, a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça autorizou a importação de sementes e o cultivo de cânhamo para fins exclusivamente industriais e medicinais. A atividade deverá ser regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária em até seis meses. Os ministros analisaram um recurso de uma empresa de biotecnologia, que teve negado pelo TRF-4 seu pedido de autorização para importar sementes de cânhamo industrial, variedade da cannabis com baixos níveis de THC, principal composto psicoativo, mas usado para fins medicinais e industriais. (Globo)


O Brasil apresentou o texto final de sua meta de combate à mudança climática na COP29. Pela primeira vez, o documento cita a redução no uso de combustíveis fósseis como uma das medidas para conter as emissões de carbono na atmosfera. A nova Contribuição Nacional Determinada (NDC, na sigla em inglês) do país para o Acordo de Paris propõe o corte nas emissões de gases de efeito estufa entre 59% e 67% em 2035 frente aos níveis de 2005. A NDC não especifica como o país alcançará suas metas. (Folha)

E o Senado aprovou o projeto de lei que regulamenta o mercado de carbono no Brasil. Como houve mudanças no texto, o PL deve voltar para a Câmara dos Deputados antes de ir à sanção presidencial. Atividades primárias de agricultura e pecuária ficaram de fora da regulamentação. (g1)

Já o governo argentino ordenou à delegação técnica do país que abandone a COP29. A Argentina estava na coordenação do chamado Grupo Sul, que reunia Brasil, Uruguai, Paraguai e Equador e buscava coordenar ações comuns diante do tema. (Globo)


Para evitar atos de violência semelhantes aos ataques antissemitas da semana passada em Amsterdã, as autoridades francesas reforçaram os planos de segurança para a partida de futebol entre as seleções de França e Israel hoje. O presidente Emmanuel Macron anunciou que comparecerá ao jogo para “enviar uma mensagem de fraternidade e solidariedade após os intoleráveis atos antissemitas” entre torcedores após um jogo do campeonato europeu entre o holandês Ajax de Amsterdã e o israelense Maccabi Tel Aviv. (Financial Times)


Panelinha no Meio. Comida mexicana é tudo de bom. E um item que não pode faltar é a tortilha de milho, base de burritos, tacos e tantas outras delícias. Arriba!


separador

Cultura

Mais de duas décadas depois, Ridley Scott volta à Roma antiga com Gladiador 2, trazendo um herói mais jovem, combates ainda mais espetaculares e Denzel Washington roubando o filme. Mas essa não é a única estreia de destaque. Helen Mirren faz o neto valentão repensar suas atitudes ao contar o que foi ser uma jovem judia na Alemanha nazista. E um terror nacional mostra o medo que pode estar oculto no escurinho do cinema. Confira todas as estreias e veja os trailers no site do Meio.


Organizadora do Bafta, a Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas adicionou novas regras ao seu regulamento que lhe darão o poder de retirar os prêmios de vencedores que sejam condenados por um crime. Além de retirar o troféu para quem levá-lo a partir de 2025, os motivos para revogação incluem o uso de métodos fraudulentos ou ilegais para tornar o trabalho inelegível e se o vencedor for considerado culpado pelos tribunais de qualquer crime e sentenciado a uma pena de prisão de três meses ou mais. (Variety)


separador

Cotidiano Digital

Um sobrevoo secreto, realizado no mês passado por um avião com hélice, revelou um data center em Memphis, Tennessee, pertencente a Elon Musk. A instalação, em um antigo prédio industrial, foi rapidamente transformada para abrigar o supercomputador Colossus, projetado para treinar modelos avançados de inteligência artificial para sua nova startup, a xAI. Construído em apenas 122 dias, o Colossus conta com 100 mil GPUs da Nvidia, o que o torna muitas vezes maior que supercomputadores similares desenvolvidos por outros gigantes tecnológicos. Segundo o CEO da Nvidia, Jensen Huang, a construção de um supercomputador desse porte normalmente levaria quatro anos. (The Information)


A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) instaurou um processo de fiscalização contra a World, que começou a escanear a íris de brasileiros em São Paulo. Criada pelo CEO da OpenAI, Sam Altman, a companhia quer aprimorar uma tecnologia que ajuda a diferenciar humanos de robôs de IA. O recurso poderia ser usado na prevenção de perfis falsos em sites e redes sociais, além de ser um substituto para o captcha, usado para verificar se o usuário é um robô. A ANPD entrou em contato com a companhia para saber mais sobre o funcionamento do projeto no país e vai averiguar se a empresa está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). (g1)

www.canalmeio.com.br


Cidad3: Imprensa Livre!!!