13 novembro, 2024

UOL | Boletins

 

Zeca Ribeiro - 21.mai.2024/Câmara dos Deputados
 
  
Projeto de jornada 6x1 ganha reforço do PT e pressiona deputados de direita
Carolina Juliano

Debate sobre fim da semana de 6 dias de trabalho avança. A Proposta de Emenda Constitucional que quer extinguir a jornada 6x1 ganhou reforço do PT, seis meses após ser apresentada pela deputada federal Erika Hilton, do PSOL. Dos 68 deputados do partido, 40 já assinaram o texto e o líder do governo, José Guimarães, anunciou ontem também o seu apoio. Partidos da esquerda são os que mais se mobilizaram a favor da proposta, que é vista como uma forma de reconexão com a base. Na oposição, o apoio ainda é tímido, mas um parlamentar do PL votou a favor. Fernando Rodolfo justificou, em suas redes sociais, que o "interesse do povo deve estar acima dos interesses dos partidos". Já o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, se posicionou contra a PEC e disse que o assunto deve ser negociado em "convenção e acordos coletivos entre empresas e empregados". O texto já tem 132 assinaturas e a deputada Erika Hilton disse ontem, em entrevista ao UOL, que deve chegar às 171 necessárias para ser apresentada à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados ainda esta semana. Entenda o projeto.

Pacote de corte de gastos do governo racha o PT. De acordo com a colunista da Folha Monica Bergamo, o deputado estadual Emídio de Souza enviou uma mensagem para grupos internos do PT criticando o fato de o partido ter assinado um manifesto contra o pacote de corte de gastos que está em estudo dentro do governo. O deputado menciona outros partidos que endossam o protesto, mas considera inadmissível que o PT tenha assinado nota contra uma política que deve ser adotada por Lula, e demonstra estranhamento pelo fato de a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, não ter submetido a decisão a instâncias partidárias. Lula se reuniu mais uma vez com Haddad na tarde de ontem. O encontro não estava previsto em nenhuma das agendas e foi a primeira vez que os dois conversaram a sós, depois de uma série de reuniões com a participação de outros membros da Junta de Execução Orçamentária e titulares de outros ministérios.

Área alagada do Pantanal cai 39% em 5 anos. O Pantanal brasileiro está alagando uma área cada vez menor e ficando seco por períodos cada vez maiores, de acordo com o mapeamento anual de cobertura e uso da terra do Pantanal, produzido pela rede MapBiomas. Em 2023, o bioma teve uma área alagada de 3,3 milhões de hectares, 38% a menos que em 2018, quando ocorreu a última grande cheia, cobrindo 5,4 milhões de hectares. Comparada a 1988, quando as áreas alagadas ocupavam 6,9 milhões de hectares, a redução foi de 61%. Segundo o coordenador do levantamento, essa redução é um sinal alarmante para a biodiversidade e a sustentabilidade do Pantanal. As áreas que não se alagam mais são majoritariamente ocupadas hoje por pastagens. Saiba mais.

Delator morto em Guarulhos denunciou policiais 8 dias antes. Vinícius Lopes Gritzbach havia sido ouvido na Corregedoria da Polícia Civil no dia 31 de outubro sobre a delação em que citou suposta extorsão de policiais. A suposta relação entre esse depoimento e o atentado está sendo investigada, segundo a Polícia Civil de São Paulo. A Corregedoria ouviu Gritzbach após o MP-SP compartilhar trechos da delação em que nomes de agentes eram citados. O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, anunciou a criação de uma força-tarefa para investigar o atentado, que também matou um motorista de aplicativo. Ele informou ainda que os PMs que faziam a segurança do empresário estão sendo investigados em um inquérito policial militar. Saiba mais.

COP29 aprova regras para mercados de carbono após discussão tensa. A conferência anual que trata das mudanças climáticas começou ontem em Baku, capital do Azerbaijão, com a aprovação das regras para o mercado internacional de carbono, após uma tensa sessão de negociações. As novas normas dizem respeito, sobretudo, aos países poluentes ricos, que buscam compensar suas emissões comprando créditos de países que reduziram os gases de efeito estufa para além do que tinham prometido. Os critérios adotados regulam a metodologia para calcular o número de créditos que um projeto pode gerar, assim como o que acontece se o carbono armazenado se perde. O clima na conferência, no entanto, é de tensão diante da expectativa de que os Estados Unidos abandonem o Acordo de Paris quando Trump assumir a presidência.

Donald Trump anuncia 'desregulamentação' ambiental. O presidente eleito dos Estados Unidos anunciou a escolha da nova administração de sua Agência de Proteção Ambiental que, segundo ele, terá a missão de "desregulamentar" o setor. Segundo analistas, o anúncio serviu como confirmação de que Trump vai adotar a política que prometeu em sua campanha e deve retirar os EUA do Acordo de Paris. Em comunicado, assessores indicaram que o novo diretor, o deputado Lee Zeldin, vai garantir a "desregulamentação" que permitirá que o setor produtivo do país volte a crescer. Logo após o anúncio, ele foi às redes sociais e citou, entre as prioridades do governo, a recuperação do setor automotivo.

Santos vence o Coritiba e volta à Série A do Brasileirão. O time passou 341 dias na Série B do Campeonato Brasileiro, desde a noite de 6 de dezembro de 2023, quando perdeu para o Fortaleza e caiu. O time pode ser campeão já na próxima rodada, se vencer o CRB. Se empatar ou perder, terá de esperar o último jogo do campeonato para saber se conquistará o título. O Santos termina a 36ª rodada com 68 pontos conquistados e na liderança. Mirassol e Novorizontino vêm logo atrás, com 63 pontos. Saiba como foi o jogo.


Marcas de tiros em vidro no aeroporto de Guarulhos (SP), um dia após o assassinato de Vinícius Gritzbach
Marcas de tiros em vidro no aeroporto de Guarulhos (SP), um dia após o assassinato de Vinícius Gritzbach
Beatriz Gomes/UOL
 
  
Investigação da morte do delator do PCC nasceu polarizada
 
Rodrigo Barradas

Considerando que PMs faziam bico como seguranças para Vinícius Gritzbach, que lavava dinheiro do PCC, e que ele denunciou diversos policiais civis ao Ministério Público, parece lógico que a investigação ganharia se fosse federalizada. Soma-se a isso a suspeita de que o delator tenha sido morto por policiais.

Optou-se por uma força-tarefa estadual com a PM e a Civil. E haverá uma investigação federal paralela. Para Josias de Souza, a política se instalou: "Alega-se que a força-tarefa paulista e os agentes federais compartilharão informações. Lorota. Potenciais adversários na disputa presidencial de 2026, Tarcísio de Freitas e Lula disputam nos bastidores a primazia na elucidação do crime. Por mal dos pecados, polarizou-se a investigação".


iStock
 
  
Deputados de SP aprovam projeto de lei para banir uso de celulares nas escolas
Carolina Juliano

Projeto foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa. O texto proíbe o uso de celulares por estudantes nas escolas públicas e privadas de todo o estado e segue agora para sanção do governador Tarcísio de Freitas. Se aprovado, passa a valer para o próximo ano letivo. Tablets e relógios inteligentes também serão vetados e o projeto prevê que a fiscalização fique a cargo da escola, que deverá "estabelecer protocolos para o armazenamento dos dispositivos eletrônicos durante todo o horário escolar". São Paulo é o primeiro estado a proibir o uso dos aparelhos eletrônicos nas escolas durante a aula e nos intervalos, o Rio de Janeiro foi o primeiro município a vetá-los, em fevereiro deste ano. Entenda o projeto.

Trump nomeia Elon Musk para liderar Departamento de Eficiência. O empresário bilionário, dono da plataforma X e da SpaceX, foi nomeado pelo presidente eleito dos EUA para chefiar um órgão que será criado e terá a sigla DOGE. Ainda não ficou claro se ele terá poder, de fato, ou se existirá para analisar e propor a outros departamentos os cortes anunciados pelo governo. No comunicado, Trump sugeriu que o órgão funcionará "do lado de fora do governo" com o objetivo de realizar reformas estruturais de grande porte e criar uma "visão empresarial nunca antes vista". Além de fazer doações próprias, Musk ajudou a arrecadar cerca de US$ 200 milhões para a campanha do Republicano, participou de comícios e fez dezenas de publicações no X em apoio ao presidente eleito. Saiba mais.

Pacote de cortes de Lula deve incluir militares, políticos e empresas. O colunista do UOL Tales Faria informa que o presidente tem dito, nas reuniões que têm realizado com a equipe econômica e com ministros para concluir o pacote de corte de gastos do governo, que pretende enviar ao Congresso medidas voltadas não só para o que ele chama de 'andar de baixo', mas também para a 'turma de cima'. O colunista diz que isso inclui, segundo os interlocutores do presidente, as emendas dos parlamentares ao orçamento, aposentadorias de militares, vantagens e penduricalhos do Judiciário e subsídios às empresas. Segundo Tales Faria, o governo ainda não definiu as dimensões dos cortes que serão feitos, mas já espera que haja reações do Congresso e do Judiciário. Leia a análise.

Avaliação positiva do governo Lula cai 7,2 pontos desde janeiro. Segundo pesquisa do Instituto MDA, a soma de quem avaliou a gestão de Lula como ótima ou boa foi de 35,5%. No último levantamento, feito em maio, esse percentual era de 37,4%. Em janeiro, a mesma fatia da população que avaliava positivamente a administração de Lula era de 42,7%. A aprovação pessoal do presidente também está em tendência de queda. Desde janeiro, a pesquisa aponta redução de cinco pontos entre os entrevistados que aprovam a atuação pessoal de Lula no governo. Veja todos os números.

Brasil recupera status de país livre do sarampo. Cinco anos após perder o certificado de eliminação da doença, o país foi reconhecido novamente como um país livre de sarampo pela Organização Pan-Americana da Saúde. O Brasil não registra ocorrências de transmissão local de sarampo desde junho de 2022, quando foi confirmado o último caso, no Estado do Amapá. Em 2024, o país registrou apenas dois casos da doença, um no Rio de Janeiro e outro no Rio Grande do Sul, os dois envolvendo pessoas que contraíram o vírus fora do território nacional. O aumento na cobertura vacinal e o manejo rápido de casos suspeitos foram determinantes para se erradicar mais uma vez a doença.

PGR pede ao STF suspensão de leis que autorizam atuação das bets. A Procuradoria-Geral da República apresentou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra as leis que liberaram e regulamentaram a atuação das apostas online no país. Duas leis são alvo do pedido e também o conjunto de portarias editadas pelo Ministério da Fazenda que regulamentam a modalidade de apostas de quota fixa. Segundo a Procuradoria, as lei não atendem "a requisitos mínimos de preservação de bens e valores da Constituição Federal". O ministro Luiz Fux, do STF, disse que a lei que regulamenta as bets precisa de ajuste imediato e que o julgamento da ação que questiona a constitucionalidade da norma deve ser feito com urgência. Mas a previsão é de que isso ocorra somente no primeiro semestre de 2025. Saiba mais.


Trump indica Musk para Departamento de Eficiência do Governo

Donald Trump anunciou a indicação do bilionário Elon Musk e de Vivek Ramaswamy, um ex-executivo do setor farmacêutico, para o que chamou de "Departamento de Eficiência do Governo", que vai funcionar como uma agência independente com mandato até julho de 2026.

"Esses dois americanos maravilhosos abrirão o caminho para que minha administração desmantele a burocracia governamental, reduza o excesso de regulamentações, corte os gastos desnecessários e reestruture as agências federais." Musk, cujas empresas têm vários negócios com o governo americano, se aproximou de Trump após a tentativa de assassinato do então candidato, em julho, e se tornou um dos principais financiadores de sua campanha.

O presidente eleito também anunciou o apresentador da Fox News Peter Hegseth, veterano das invasões do Iraque e do Afeganistão, como Secretário de Defesa, e o ex-deputado John Ratcliffe para a chefia da CIA - os dois são considerados aliados próximos e fieis a Trump.

Governista avança no Uruguai

Os candidatos da coalizão de esquerda, Yamandú Orsi, e do partido governista de centro-direita, Álvaro Delgado, aparecem empatados, dentro da margem de erro, na primeira pesquisa após o primeiro turno da eleição presidencial no Uruguai.

Aliado do ex-presidente José Mujica, Orsi aparece com 48,5% das intenções de voto. Delgado registra 45,1%. É uma grande redução na diferença entre os dois candidatos em relação ao primeiro turno, quando Orsi venceu com 43,9% dos votos, e Delgado obteve 26,8%. O segundo turno está marcado para o dia 24.

Inocentes presos em El Salvador

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, reconheceu que pelo menos oito mil inocentes foram presos injustamente em sua "guerra" contra as gangues. "Já libertamos 8.000 pessoas. E vamos libertar 100% dos inocentes", disse Bukele durante visita a uma prisão da Costa Rica, acompanhado do presidente Rodrigo Chaves.

Segundo as ONGs Socorro Jurídico Humanitário, Cristosal e MOVIR há quase 30 mil inocentes entre as 83 mil pessoas detidas sem ordem judicial sob um regime de exceção em vigor no país desde março de 2022. Bukele disse que o número de 30 mil foi "inventado".

Eleições na Alemanha

A Alemanha deve ter eleições antecipadas em 23 de fevereiro, após o colapso da coalizão que sustentava o governo do social-democrata Olaf Scholz com a saída do Partido Democrático Liberal. Sem maioria no parlamento, Scholz aceitou convocar uma votação de confiança para 16 de dezembro. Se ele perder, como é esperado, o presidente Frank-Walter Steinmeier confirmará as eleições.

Nas pesquisas de intenção de voto, os sociais-democratas aparecem em apenas terceiro lugar, atrás dos Democratas-Cristão, de centro-direita, e do Alternativa para a Alemanha, de ultra-direita. A dissolução do governo alemão ocorreu apenas duas vezes no pós-guerra e acontece em um momento de inédita fragmentação partidária, avanço eleitoral da extrema-direita e fraqueza econômica.

Nuvem de poluição 50 vezes maior do que o limite recomendado pela OMS obscurece a capital da Índia, Nova Déli
Imagem: Money Sharma / AFP

Brasil reduz pobreza na América Latina

O nível de pobreza na América Latina caiu em 2023 para o menor nível em 33 anos, segundo estudo da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), da ONU. De acordo com o relatório, 80% da melhora se deve ao avanço no Brasil. No sentido oposto, Peru e Honduras foram os países onde o problema mais se agravou.

Apesar da queda de 1,5% em relação a 2022, a pobreza ainda afeta 27,3% ou 170 milhões de pessoas, e a pobreza extrema afeta 10,6% da população da região. Os países mais afetados são Haiti, Nicarágua e Honduras.

Tragédia em Gaza

Uma porta-voz da Agência da ONU para Refugiados Palestinos (Unrwa) disse nesta terça-feira que "a ajuda que entra na Faixa de Gaza está em seu menor nível em mesesA média de outubro foi de 37 caminhões por dia".

A declaração foi feita nesta terça-feira, último dia do ultimato dos EUA para que Israel autorizasse a entrada de pelo menos 350 caminhões por dia no território palestino. Questionada se Israel havia feito o suficiente para atender a demanda americana, a coordenadora-sênior de emergências, Louise Wateridge, disse "não".

Um porta-voz do Departamento de Estado americano admitiu que a situação humanitária na Faixa de Gaza "continua sendo insatisfatória", mas afirmou que os EUA estão vendo "passos [de Israel] na direção correta". O Exército de Israel anunciou ontem a abertura de um novo caminho para passagem de ajuda a Gaza, em Kisufim.

Danilo Verpa/Folhapress/Arte UOL
 
  
Milton Leite tem negócios com chefe de empresa acusada de elo com PCC
Juliana Sayuri, do UOL

Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Milton Leite (União Brasil) sempre negou ter negócios com Luiz Carlos Efigênio Pacheco, o Pandora, um dos dirigentes da Transwolff, empresa de ônibus acusada de lavar dinheiro para o PCC.

Leite é um dos alvos da Operação Fim da Linha, conduzida pelo Ministério Público de São Paulo. Pandora é réu na Justiça.

Ando investigando a história desde abril, com o colunista do UOL Flávio VM Costa. Juntos, descobrimos que a Transwolff contratou o advogado e o contador amigo de Leite, em 2015, e alugou um conjunto industrial da Neumax, a construtora de Leite, em 2022.

Desta vez, com a colaboração do repórter Pedro Borges, do site Alma Preta, descobrimos 71 negócios imobiliários assinados entre a construtora do parlamentar e uma holding ligada ao empresário da Transwolff, entre 2015 e 2023.

Trata-se do loteamento Jardim Nathália, na cidade de Sorocaba, a cerca de 100 km de São Paulo. A caixa de Pandora foi aberta.

LEIA A REPORTAGEM NO UOL PRIME


Danilo Verpa/Folhapress/Arte UOL
DANILO VERPA/FOLHAPRESS/ARTE UOL
MP investiga suspeita de sociedade entre Leite e Pandora
Valor de negócios envolvendo a construtora da família do veredaor e a holding que tem o empresário Luiz Carlos Efigênio Pacheco, o Pandora, como sócio chega a R$ 8,37 milhões.
ASSISTA
Yuriko Nakao/Reuters
 
  
Inflação dos EUA e setor de serviços no Brasil marcam o dia no mercado

Bom dia, investidores,

Veja quais são os destaques desta quarta (13):

  • EUA divulgam inflação de outubro
  • IBGE publica resultados do setor de serviços em setembro
  • Alckmin diz que política fiscal do governo será "rigorosa"
  • Temporada de balanços: Nubank, Casas Bahia, JBS e mais

EUA divulgam inflação de outubro

  • Nos Estados Unidos, o destaque do dia é o CPI (índice de preços ao consumidor) de outubro, que aponta a evolução da inflação ao consumidor.
  • Em setembro, o CPI subiu 0,2%, acima das projeções, enquanto o núcleo da inflação - que exclui alimentos e energia - avançou 0,3%, repetindo a taxa de agosto.
  • O dado de hoje será fundamental para o Federal Reserve avaliar os próximos passos da sua política de juros.

IBGE publica resultados do setor de serviços em setembro

  • Hoje (13), o IBGE divulga o desempenho do setor de serviços no Brasil referente a setembro.
  • Em agosto, o setor mostrou recuo de 0,4%, interrompendo uma sequência de dois meses de crescimento.
  • Nos 12 meses anteriores até aquele mês, houve avanço de 1,9%.

Alckmin diz que política fiscal do governo será "rigorosa"

  • Em meio às discussões sobre o pacote de contenção de gastos, o vice-presidente Geraldo Alckmin buscou tranquilizar o mercado ao afirmar que o governo Lula seguirá uma política fiscal "rigorosa" e que o novo arcabouço fiscal será cumprido.
  • A declaração foi dada durante uma coletiva no Azerbaijão, onde Alckmin ressaltou que a disciplina fiscal é vista como essencial para possibilitar uma política monetária mais favorável ao crescimento e à redução de juros no Brasil.

Temporada de balanços: Nubank, Casas Bahia, JBS e mais

  • A temporada de balanços continua hoje, com divulgação de resultados de empresas de diversos setores.
  • Teremos Nubank (ROXO34), Casas Bahia (BHIA3), Americanas (AMER3), Ambipar (AMBP3), Gol (GOLL4), Cemig (CMIG4), Banco do Brasil (BBAS3), BRF (BRFS3), JBS (JBSS3), Rede D'Or (RDOR3), Equatorial (EQTL3), Hypera (HYPE3), B3 (B3SA3) e Marfrig (MRFG3), entre outras.

Veja o fechamento de dólar e Bolsa na terça (12):

  • Dólar: 0,04%, a R$ 5,7735.
  • B3 (Ibovespa): -0,14%, aos 127.698,32 pontos.

Queremos ouvir você

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.


Cidad3: Imprensa Livre!!!