01 janeiro, 2025

Le Monde

 

Uma seção do gasoduto de trânsito Urengoy-Pomary-Uzhgorod operado pela UkrTransGaz, também conhecido como gasoduto West-Siberian ou Brotherhood, passa pela floresta perto de Mukachevo, oeste da Ucrânia, na quarta-feira, 14 de outubro de 2015. O plano da Rússia de expandir um gasoduto de gás natural diretamente para a Alemanha, ignorando a Ucrânia, não tem a intenção de reduzir a importância das rotas de fornecimento existentes, de acordo com o presidente Vladimir Putin. Fotógrafo: Vincent Mundy/Bloomberg via Getty Images

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteFim do trânsito de gás russo pela Ucrânia coloca UE sob pressão

Kiev e Moscou confirmaram em duas declarações separadas que as entregas de gás russo para a Europa via Ucrânia cessaram definitivamente na manhã de quarta-feira. Apesar da guerra, a Rússia ainda é um dos principais fornecedores de gás da Europa, cujo preço disparou para seu nível mais alto em mais de um ano.

Leia o artigoícone ler artigo

Captura de tela do discurso televisionado de Emmanuel Macron.

ícone de assinanteEm discurso de Ano Novo, Macron admite que eleições antecipadas causam "mais divisões do que soluções"

Em seu discurso à nação em 31 de dezembro, o mais curto desde 2017, o presidente Emmanuel Macron destacou os sucessos de 2024 e sugeriu possíveis referendos em 2025.

Leia o artigoícone ler artigo

A líder de extrema direita francesa e membro do parlamento Marine Le Pen, presidente do grupo parlamentar do partido de extrema direita francês Rally Nacional (Rassemblement National - RN) e membros do parlamento participam de um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do ciclone Chido em Mayotte na Assembleia Nacional em Paris, França, 16 de dezembro de 2024. REUTERS/Sarah Meyssonnier

COLUNA

ícone de assinante'A saída da França da crise política implica neutralizar os extremos'

Enquanto os partidos de extrema esquerda LFI e de extrema direita RN exercem pressão crescente sobre todo o sistema, os socialistas precisam se libertar das posições da LFI sobre a votação do orçamento de 2025, explica a colunista do Le Monde, Françoise Fressoz.

Leia o artigoícone ler artigo

O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, à esquerda, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, antes de uma foto de grupo em uma cúpula da UE em Bruxelas, quinta-feira, 19 de dezembro de 2024. (AP Photo/Omar Havana)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteA presidência polaca da UE promete ser altamente política

Com base em sua experiência europeia e em sua filiação ao PPE, o partido dominante em Bruxelas, o primeiro-ministro Donald Tusk pretende demonstrar que as escolhas pró-europeias de seu governo são as corretas, antes das eleições presidenciais polonesas em maio.

Leia o artigoícone ler artigo

FOTO DE ARQUIVO: A presidente do México, Claudia Sheinbaum, discursa durante uma entrevista coletiva um dia após as eleições nos EUA, no Palácio Nacional, na Cidade do México, México, em 6 de novembro de 2024. REUTERS/Raquel Cunha/Foto de arquivo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteGoverno mexicano intensifica gestos de acomodação em relação a Donald Trump

O governo de Claudia Sheinbaum apreendeu fentanil, dispersou caravanas de migrantes e confiscou milhões de produtos chineses contrabandeados antes da posse do presidente eleito dos EUA em 20 de janeiro.

Leia o artigoícone ler artigo

Moradores locais observam fogos de artifício enquanto celebram o Ano Novo na Praia de Ancol, em Jacarta, em 1º de janeiro de 2025. (Foto de Yasuyoshi CHIBA / AFP)

Véspera de Ano Novo no mundo: Festividades em imagens

De Sydney a Damasco e Paris, comunidades ao redor do mundo começaram a receber 2025 com shows de luzes espetaculares e abraços.

Leia o artigoícone ler artigo


Uma mulher pega cédulas para votar nas eleições para o Parlamento Europeu em uma seção eleitoral em Lyon em 9 de junho de 2024. A votação começou em toda a Europa em 9 de junho de 2024, no último — e maior — dia da maratona de eleições da UE, com votação prevista para 21 países, incluindo França e Alemanha, onde o apoio aos partidos de extrema direita em ascensão está sendo testado. (Foto de OLIVIER CHASSIGNOLE / AFP)

NOTÍCIAS

ícone de assinante2024 nas eleições: o ano em que metade da população mundial em idade de votar foi às urnas

Camila Simão

Leia o artigoícone ler artigo

SELEÇÃO

ícone de assinanteOs filmes favoritos do Le Monde de 2024

Leia o artigoícone ler artigo

INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteJovens introvertidos não querem ser a alma da festa: 'Tenho que estar preparado para ter a energia sugada de mim'

Audrey Parmentier

Leia o artigoícone ler artigo

26 de dezembro de 2024. Visitantes se divertindo no Parque Hankou Riverfront, com os edifícios do distrito de Wuchang, do outro lado do Rio Yangtze, ao fundo.

NOTÍCIAS

ícone de assinanteCinco anos após a Covid-19 ter explodido no mundo, a doença é quase banal

Delphine Roucaute

Leia o artigoícone ler artigo

Por sugestão de José Martinez, Diretor de Dança, Alexander Neef, Diretor Geral da Ópera Nacional de Paris, nomeou Roxane Stojanov Danseuse Étoile de l'Opéra National de Paris no palco da Ópera da Bastilha, após a apresentação do balé Paquita de Pierre Lacotte, no qual ela interpretou o papel-título, no sábado, 28 de dezembro de 2024.

NOTÍCIAS

ícone de assinanteRoxane Stojanov, nova estrela do balé da Ópera de Paris

Rosita Boisseau

Leia o artigoícone ler artigo

ARTIGO DE OPINIÃO

ícone de assinante'O governo de Benjamin Netanyahu está travando uma ofensiva contra a imprensa livre e independente de Israel'

Thibaut Bruttin -

Leia o artigoícone ler artigo

ARTIGO DE OPINIÃO

ícone de assinanteHélène Devynck, jornalista: 'Gisèle Pelicot conseguiu fazer da vítima o foco da história'

Helena Devynck

Leia o artigoícone ler artigo

Coreia do Sul enviará caixa-preta de acidente aéreo da Jeju para os EUA

Investigadores coreanos, americanos e da Boieng estão trabalhando na extração de dados para entender o que causou o acidente que matou 179 das 181 pessoas a bordo.

Leia o artigoícone ler artigo

RECURSO

ícone de assinanteCinco anos após o surgimento da Covid, voltamos a Wuhan, a cidade chinesa onde tudo começou

Nesta cidade central chinesa onde o vírus SARS-CoV-2 apareceu pela primeira vez, o desenvolvimento implacável está apagando os rastros da infame pandemia. Agora enterrado sob um pesado silêncio político, este "pesadelo" deixou uma "amargura" entre a população.

Leia o artigoícone ler artigo

Presidente da Costa do Marfim diz que forças francesas se retirarão em janeiro

Cerca de 1.000 soldados franceses estão posicionados na Costa do Marfim, um aliado próximo. Mas o país se juntou a outros na região exigindo a saída deles.

Leia o artigoícone ler artigo

Presidente do Senegal diz que não haverá mais 'presença militar estrangeira a partir de 2025'

A declaração de Faye veio um mês depois de ele anunciar que a França teria que fechar suas bases militares no Senegal.

Leia o artigoícone ler artigo

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteGoverno georgiano intensifica repressão

Após uma eleição disputada, o pró-Rússia Mikheil Kavelashvili se tornou o presidente desta antiga república soviética no Cáucaso. Logo após sua posse, ele aprovou uma série de emendas legislativas destinadas a apertar o controle sobre os servidores públicos e o movimento de protesto pró-europeu.

Leia o artigoícone ler artigo

Roménia e Bulgária juntam-se totalmente à zona Schengen após 13 anos de espera

A expansão, possível quando a Áustria e outros membros retiraram suas objeções à adesão dos antigos países comunistas, ocorreu oficialmente à meia-noite de 1º de janeiro, marcada por cerimônias em vários postos de fronteira.

Leia o artigoícone ler artigo