OI #1307: desinformação para tirar credibilidade das instituições, violência digital contra jornalistas e a busca pela audiência
Confira a nova edição do Observatório da Imprensa
📰 Artigos da semana
🔴 Nesta edição, confira como foi o webinar do Observatório da Imprensa com a participação de Eugênio Bucci (USP), Tai Nalon (Aos Fatos) e Érico Firmo (O Povo). O evento destacou os desafios da cobertura eleitoral em um cenário marcado por fake news e ataques às instituições.
🗳️ A polarização e a desinformação têm efeitos profundos nas dinâmicas eleitorais, levando à crescente violência contra jornalistas, especialmente mulheres. As pesquisadoras Rafaela Sinderski, Letícia Kleim e Maria Esperidião analisam a violência digital contra jornalistas.
📈 Outro destaque na edição desta semana é a evolução dos estudos de audiência, ou "audience turn", que se tornaram uma tendência na academia norte-americana. Carlos Castilho analisa como a internet desafiou o paradigma dos jornalistas como especialistas e como essa nova abordagem pode ajudar a entender o que o público realmente deseja em relação às notícias.
📱 A comunicação do governo Lula tem sido alvo de críticas, especialmente em comparação com a presença marcante de Bolsonaro nas redes sociais. Rui Martins analisa a eficácia da comunicação governamental e a baixa audiência da TV Brasil, questionando as estratégias de engajamento do governo.
⚖️ Carol Bassin, Membro Efetivo da Comissão de Direitos Autorais, Direitos Imateriais e Entretenimento da OAB/RJ, reflete sobre a equidade de gênero na indústria cultural, com destaque para "a importância de dar voz a mulheres que lideram negócios em um setor ainda predominantemente masculino".
💻 Nos últimos tempos, uma nova pandemia tem se alastrado pelo Brasil: a das casas de apostas online, ou "bets". Com intensa propaganda nas redes sociais e um crescente número de adeptos, essa prática tem gerado preocupações quanto aos impactos econômicos e sociais. Por Aldemario Araújo Castro, procurador da Fazenda.
🌐 A expansão das tecnologias digitais está transformando a democracia e o Estado de Direito. A denominada "democracia digital" ampliou a liberdade de expressão e a participação política, mas também trouxe desafios, como a desinformação e a manipulação online. Por Marcos Fabrício Lopes da Silva.
Acesse os textos completos no Observatório da Imprensa e boa leitura!
📚 Curadoria
Aprenda análise de dados abertos e outras ferramentas para jornalismo investigativo em novo curso do Knight Center. MediaTalks.
Guia de Eleições para Repórteres Investigativos – Revisado para 2024. Global Investigative Journalism Network.
Jornalismo sem Trégua recebe Sérgio Lüdtke, do Projeto Comprova, para discutir ferramentas de fact-checking em período eleitoral. Abraji.
Julian Assange vai fazer primeiro discurso público no Conselho da Europa na próxima semana. UOL Notícias.
Climômetro. Agência Pública.
⚠️ Aos leitores
Os artigos publicados no Observatório da Imprensa não refletem necessariamente a opinião do Observatório da Imprensa, já que somos um fórum de opiniões. Procuramos publicar os textos recebidos como parte de nosso compromisso com a diversificação das fontes de informação. Como ninguém é dono da verdade, a melhor forma de buscar a objetividade é através do contato com perspectivas e opiniões diferenciadas, o que nos permite neutralizar o discurso do ódio e da intolerância.
📣 Colabore com o Observatório
O Observatório da Imprensa recebe, seleciona e publica contribuições de jornalistas, pesquisadores, profissionais e estudantes sobre temas de crítica de mídia e jornalismo.
👁️ Sobre o Observatório
O Observatório da Imprensa é um veículo jornalístico de crítica de mídia mantido pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, fundado em 1996 pelo jornalista Alberto Dines (1932-2018), com projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Cidad3: Imprensa Livre!!!
Saúde, Sorte e $uce$$o: Sempre!!!