Ontem passei a manhã inteira atualizando Sam Altman e a bagunça na OpenAI em apenas uma semana: podcasts , demissões, usinas nucleares, perguntas estúpidas e muito dinheiro. Como esta newsletter é sobre tecnologia, mas a última coisa que quero é aborrecê-los, começarei com a mais divertida e depois, se quiser, pode pular.
a/ Altman quer ter muitos filhos, mas menos de 20. Esta é a frase exata, não estou exagerando: “Comece com alguns [filhos] e veja no que dá. Mas talvez muitos.” O que é “muitos”? Eles perguntam a ele em um podcast. “Vamos ver, não 20. Mas acho que famílias grandes são maravilhosas. Não sei, seis ou oito, talvez, seria incrível." Adoro aquele salto dois a dois, sempre aos pares: “Seis ou oito”. Altman cresceu no Missouri com outros três irmãos. Ela está agora com 39 anos e se casou com o marido Oliver no ano passado.
b/ A “música” que você mais ouviu quando adulto é o segundo concerto para piano de Rachmaninoff. “Estive em um vôo recentemente, cerca de 11 ou 12 horas, e usei o tempo todo, repetindo”, disse ele. Eles são pessoas especiais.
c/ Ah, mas os alunos usam errado? O ChatGPT foi lançado em novembro de 2022. Mas só neste ano Altman diz que viu dois alunos usá-lo em primeira mão para ajudá-los com o dever de casa: “Um deles basicamente pediu o que precisava e escreveu a redação inteira para ele. Fiquei horrorizado. Eu sabia que era algo teórico que as pessoas faziam, mas uma coisa é ouvir e outra é ver alguém fazer isso e conseguir uma redação ruim, mas aceitável. Foi um momento em que percebi 'o que fizemos?', visceralmente de uma forma que nunca tinha experimentado antes”, diz Altman. Parece claro que Altman já sabia que muitos jovens usam o ChatGPT para tudo. A forma como ele se surpreende dá um pequeno sinal de como ele decide acreditar no que quer.
d/ Tudo será o paraíso em “alguns milhares de dias”. Altman escreveu um texto esta semana em seu blog sobre a “era da inteligência”. Foi pura especulação sobre como chegará o dia em que não trabalharemos, mesmo que demore alguns “milhares de dias”, escreve ele. Essa expressão me fascina. Quem usa essa forma de definir o tempo para evitar dizer que faltam muitos anos? Segundo o ChatGPT, esse seria “um período de tempo bastante longo, geralmente entre 3.000 e 5.000 dias, o que equivaleria a aproximadamente 8 a 14 anos”.
e/ Tudo fica melhor sob as estrelas com uma música instrumental de 9 minutos. Para entender textos como o de seu blog, ainda é bom saber como Altman começou a refletir a fundo sobre IA. Ele explica aqui que quando começou a pensar que tudo seria “uma loucura um dia” com a IA geral, foi em longas conversas “deitado sob as estrelas em sacos de dormir e ouvindo uma música com amigos muito próximos”. , quando fundou a OpenAI, e a música que ele cita é Opus de Erik Prydz. Coloquei isso para escrever isso e também estou fazendo uma boa viagem para o futuro, só preciso de algo mais substancial para pegar e voar ainda mais alto.
f/ As perguntas estúpidas. Esta quarta-feira, um artigo científico publicado na Nature, escrito basicamente por espanhóis em Valência, explica e organiza porque é que os modelos de linguagem às vezes parecem tão inteligentes, mas na realidade não são fiáveis, nem parecem que o serão se continuarmos neste caminho. Javi Salas, meu chefe, mais travesso do que eu, optou por dizer assim na manchete: "Os novos modelos de IA como o ChatGPT buscam a 'superinteligência', mas não conseguem ser confiáveis, mesmo em questões estúpidas ." Modelos de IA A linguagem pode melhorar, mas eles têm um teto aparente. Isso obviamente não significa que a IA irá melhorar com outra arquitetura, mas ainda não é a versão 12 do ChatGPT.
e/ O dinheiro é importante e isto é um negócio. Com toda a conversa, às vezes pode-se esquecer que OpenAI é um negócio, que muita gente investiu muito dinheiro e que por enquanto arrecada 3.000 milhões anualmente em vendas e gasta 7.000. Altman também converteu agora o que era uma organização sem fins lucrativos em outra empresa (e ele, ao contrário do que havia prometido, provavelmente manterá ações valiosas). Esse movimento tornará a empresa mais atrativa para obter mais investimentos. A OpenAI pode ser a líder do setor, mas não é mais a única grande empresa.
f/ O chefão da OpenAI se foi. Mira Murati, 35 anos, chefe de tecnologia da empresa, saiu esta semana, junto com outros dois executivos. O fluxo de partidas é imparável este ano. Resta apenas um outro cofundador ao lado de Altman. Ninguém sabe porquê e pode ser que alguns queiram apenas mudar de cenário, encontrar outra companhia ou descansar. Mas é improvável que saia de um lugar onde você se sinta confortável. De qualquer forma, de fora só vi especulações.
g/ A linha entre o profeta e o sábio é muito tênue. Além de todas essas bagunças dissimuladas, o NYTimes publicou uma matéria na quarta-feira sobre como Altman viajou este ano para os Emirados, Coreia, Taiwan e Casa Branca em busca de dinheiro e colaboração para investir trilhões (sim, trilhões em espanhol ) em dados. centros e outras plantas. Este parágrafo da sua visita à TSMC, o maior produtor mundial de chips, dá uma ideia do seu sonho: “Quando Altman visitou a sede da TSMC em Taiwan, pouco depois de iniciar o seu esforço de angariação de fundos, ele disse aos seus executivos que “seriam necessários 7 biliões de dólares e muitos anos para construir 36 fábricas de semicondutores e data centers adicionais para cumprir sua visão.”
Mas a melhor parte é esta: “Os executivos da TSMC acharam a ideia tão absurda que começaram a chamar Altman de ‘ irmão do podcast’. “Adicionar apenas algumas fábricas de chips, muito menos de 36, era incrivelmente arriscado, dado o dinheiro necessário.”
Depois foi à Casa Branca com um documento intitulado Infraestrutura é o Destino para construir data centers com capacidade de consumir 5 gigawatts de eletricidade, que é o necessário para cerca de 3 milhões de residências. Tudo isso são apenas “propostas”, por enquanto. Mas a sua capacidade de se sentar com ministros dos Emirados, chefes da TSMC e secretários do governo dos EUA dá uma ideia do seu poder.
Você certamente precisará de muita música celestial para administrar de 6 a 8 crianças e todo esse vendaval. O que não vai faltar é dinheiro. Há algo em todo esse palavreado que é útil para vender motocicletas sem parar. Não é tão fácil saber como fazer isso. |