29 setembro, 2024

CNN Viagem & Gastronomia


Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani foi uma apresentadora, cantora, radialista, humorista e atriz brasileira. Considerada como a Rainha da Televisão Brasileira, construiu uma fortuna milionária somente atuando como apresentadora de TV, além de ser a apresentadora mais premiada de todos os tempos. Wikipédia
Nascimento: 8 de março de 1929, Taubaté, São Paulo
Falecimento: 29 de setembro de 2012, São Paulo, São Paulo

Como 

Clara Nunes

Hebe 

não precisou da tv globo para Brilhar ...  a plim plim produz "ídolos vapt vup"  mas não derruba Talentos Reais... 


Com o calor que está fazendo pelo Brasil, que tal curtir o final de semana nos parques com cachoeiras espalhados pelo país? Além do contato com a natureza e da possibilidade de se refrescar, os locais oferecem atividades para toda família. Falando em bons destinos, preparei o roteiro ideal para você aproveitar uma cidade que mistura cultura e boa gastronomia com maestria: Paraty. Bora nessa? 
Roteiro de 3 dias em Paraty: maravilhas históricas, naturais e gastronômicas

No litoral do Rio de Janeiro, na região da Costa Verde, Paraty é daquelas cidades ideais para serem curtidas sem pressa. A boa notícia é que ela pode ser aproveitada em feriados, em uma combinação de História, centrinho preservado e natureza, com um jogo delicioso de Mata Atlântica e de mar.

Reconhecida como um Patrimônio da Humanidade pela Unesco, Paraty nasceu no Ciclo da Cana e enriqueceu no Ciclo do Ouro, deixando elementos de seu passado quase intactos pelas ruas de pedra do centro, onde a circulação de carros é proibida.

Andar por lá é se encantar com igrejas e casas do Brasil Colônia que resistiram ao tempo, construções dos séculos 18 e 19. Grande parte delas foram requalificadas e hoje dão lugar a lojinhas, bares, restaurantes e centros culturais.

Mas parte da história de Paraty também é recente: em 2017 ela foi eleita uma Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, jogando luz sobre suas apetitosas tradições, que incluem a produção de cachaça e o resgate da culinária caiçara. Mesmo pequena, grandes festivais fazem casa lá e atraem visitantes de todos os lugares.

Quer aproveitar ao máximo a cidade? Preparei um roteiro de três dias com várias dicas especiais. Confira aqui.

Se você curte um passeio com muita natureza e cachoeiras para admirar - ou dar um belo mergulho e se refrescar -, saiba que há várias opções espalhadas pelo país. Diversos parques oferecem trilhas, esportes radicais e atividades aquáticas para toda família.

No extremo sul do estado paulista, por exemplo, o Selva SP, no Distrito de Marsilac, tem rafting, rapel, tirolesa, boia cross etc. 

Já em Minas Gerais, o Parque das Águas de São Lourenço oferece diversas brincadeiras no lago, como "o bolha" (onde a pessoa entra em uma bola transparente e é jogada na água), o barco de época e o bumper boat. 

Em Goiás, o famoso e popular Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, tem montanhas, cachoeiras e trilhas.

Já no Rio, o público pode conhecer as cachoeiras do Parque Nacional da Tijuca, que conta com diversas cachoeiras que refrescam os cariocas e turistas nas épocas mais quentes do ano.


Vem conferir outras opções aqui.



País milenar e cheio de cultura, o Japão é o destino dos sonhos de muita gente. As sócias e empresárias Yasmin Yonashiro e Simone Xirata, do restaurante Jojo Ramen, com três casas de ramen em São Paulo, também são apaixonadas pelo país asiático.

Indo além da capital Tóquio, elas reuniram lugares para tomar um drinque, café ou ter uma ótima experiência gastronômica em três diferentes cidades e regiões japonesas: Okinawa, Osaka e Hokkaido. Confira abaixo:

El Lequio (Okinawa) - bar de coquetelaria do famoso mixologista Shingo Gokan, considerado uma das figuras mais relevantes desta área da Ásia.
Agu-buta Shabu & Okinawa ryori Asatoya (Okinawa) - excelente opção para apreciar um shabu-shabu (cozido de carnes e verduras) de carne de porco Agu.
Kishimoto Shokudō (Okinawa) - ideal para comer o tradicional prato Okinawa Soba, feito com massa de trigo e servido com sopa.
Kadoya Shokudō (Osaka) - como toda boa casa de ramen, é um local muito disputado. Vale a pena, mas prepare-se para longas filas.
Cremia Ice Cream Stand (Osaka) - serve o melhor sorvete no estilo soft cream do Japão.
Japanese Ramen Noodle Lab Q (Hokkaido) - local imperdível para comer ramen.
Standart Coffee Lab (Hokkaido) - serve um ótimo matcha latte, e os clientes ainda podem experimentar docinhos típicos.


A pizzaria mais antiga do Brasil 

Castelões, em São Paulo, completa 100 anos e fizemos uma matéria no site contando essa história. Sob o comando da terceira geração, o endereço segue sendo sucesso absoluto e vale estar no roteiro de quem visita São Paulo ou ama uma boa redonda. 

Com ambiente bem tradicional, com toalha xadrez, e uma massa leve e muito saborosa, a  pizza especial de calabresa com muçarela, que carrega o mesmo nome do estabelecimento, é a mais pedida e também a minha predileta! Imperdível para quem vai ao local. 

Clique aqui para saber mais sobre o endereço que enche os paulistanos de orgulho.

Com novos chefs encabeçando projetos de destaque, a gastronomia de Buenos Aires está se transformando. Para entender esse cenário, fui às compras em um mercado local com o chef Julio Baez, do restaurante Julia, um dos destaques da cidade. Vê-lo comprar ingredientes frescos e depois acompanhar a preparação dos pratos é uma forma de compreender o movimento gastronômico.

E ainda rolou um papo com Pedro Peña, da parrilla asiática do Niño Gordo, e um dia especial com os sócios do badalado Don Julio. Além da comida, outra transformação que registrei é dos bares. Os chamados speakeasies tomaram conta da cidade, e fiz um giro para conhecer esses bares secretos, como o 878 e o Uptown. Buenos Aires tem arquitetura, história e, claro, muito tango!  



Perdeu o passaporte no exterior? Veja o que fazer para resolver o problema
Sítio do Picapau Amarelo: confira as atrações do parque temático que será inaugurado em 2025
Caruru de Cosme e Damião conquista título de patrimônio imaterial da Bahia
Chef Saulo Jennings é eleito Embaixador Gastronômico da ONU Turismo e se torna a primeira pessoa a receber o título no mundo
Viagem marcada para Los Angeles? Confira programas para fazer em família

Cidad3: Imprensa Livre!!!