25 agosto, 2024

Observatório do Secularismo

 

Friedrich Wilhelm Nietzsche foi um filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor prussiano do século XIX, nascido na atual Alemanha. Escreveu vários textos criticando a religião, a moral, a cultura contemporânea, a filosofia e a ciência, exibindo certa predileção por metáfora, ironia e aforismo. Wikipédia
Nascimento: 15 de outubro de 1844, Röcken, Lützen, Alemanha
Falecimento: 25 de agosto de 1900, Weimar, Alemanha


Facebook Twitter personalizado Linkedin 
O Observatório do Secularismo é um projeto da Europa Secular.
A Europa secular defende o secularismo como um princípio democrático de coexistência, necessário numa sociedade diversificada .
Como associação não aceitamos subsídios , os nossos projetos são sustentados graças às taxas e doações de associados e apoiadores .
O seu envolvimento permite-nos ir mais longe.

FORA DO COMUM

Autoridades públicas em eventos religiosos

O presidente da Cantábria e o prefeito de Torrelavega na missa e procissão da Virgem Grande
Da Espanha: O prefeito de Vélez-Málaga visita a vila de El Rocío junto com a Irmandade de Torre del Mar. O prefeito de Teror (Ilhas Canárias) acompanha o clube UD Las Palmas na sua oferenda à Virgen del Pino. O prefeito de Algeciras entrega à Virgem de La Palma o bastão de comando da cidade e…

MAIS +

Luis Fernández (Astúrias Laica) e Ricardo Gayol (Cristianos de Base): a mesma abordagem, “a autoridade civil, como tal, não deve participar em atos religiosos”

Atendendo ao actual debate sobre as relações entre as representações do Estado e as festividades católicas, no período que antecede o 8 de Setembro, Dia das Astúrias, e com a presença em Gijón de Ricardo Gayol, destacado membro das comunidades cristãs de base, foi convocada uma conferência de imprensa realizou-se ontem nas Astúrias Seculares e Comunidades de…

MAIS +
O líder das Astúrias Laica, Luis Fernández (na imagem, à esquerda), e o advogado Ricardo Gayol

ACADEMIA

OPINIÃO

NACIONAL

A rua espanhola: mais mulheres e menos santos

Mais ruas com nomes de mulheres e menos ruas com nomes de religiosos / EFE
Um estudo da Universidade Pablo de Olavide afirma que há cada vez mais nomes de mulheres e a religião está perdendo peso na nomenclatura. Em outra ordem, os militares estão perdendo força e os prefeitos estão ultrapassando-os nos nomes das ruas. as ruas não são aleatórias e em grande parte comemoram personalidades e acontecimentos históricos ou importantes…

MAIS +

Bens de Interesse Cultural: a arte ao serviço da evangelização em Espanha

A Igreja espanhola possui mais de 3.000 BIC 3.161 Bens de Interesse Cultural (BIC) e existem 283 museus diocesanos. As dioceses espanholas atribuíram, em 2022, 47.244.310,75 a 499 projetos de construção, conservação e reabilitação, mais 22 projetos do que em 2021. 283 museus diocesanos Estas atividades do património cultural da Igreja, para além das suas finalidades litúrgicas, evangelizadoras e pastorais,…

MAIS +
Peregrinos em frente à catedral de Compostela. EFE

O futebol continua a abraçar Deus: oferendas de flores, virgens, capelães e a tradição religiosa que une os clubes espanhóis

A expedição do clube de Bilbao durante a sua visita à Basílica na última segunda-feira.Athletic Club
Comentários do Observatório Esta nota refere-se ao trabalho de compilação de dados estatísticos do Observatório. Contudo, devido ao tema, consideramos relevante mencionar os casos que recolhemos de participação de autoridades públicas em eventos religiosos, desde autoridades políticas locais e regionais, até à Família Real, incluindo autoridades militares e policiais. Numa sociedade cada vez mais…

MAIS +

INTERNACIONAL

[Ucrânia] Parlamento aprova lei que proibirá as atividades da Igreja Ortodoxa Russa no seu território

Vladimir Putin e Kiril, Patriarca da Igreja Ortodoxa Russa
Parlamento aprova lei que obriga a Igreja Ucraniana a cortar relações com o Patriarcado de Moscovo O Parlamento Ucraniano aprovou esta terça-feira uma lei que proíbe o funcionamento de organizações religiosas com fortes ligações à Rússia, abrindo caminho à ilegalização de atividades da Igreja Ortodoxa subordinada para Moscou "Levando em conta …

MAIS +

A Suprema Corte do México invalida parte da Lei Educacional de Nuevo León por “doutrinar” e violar a educação secular

O Plenário de Ministros determinou que é inconstitucional por violar a liberdade de crença, o direito à educação laica e afetar os direitos das crianças e das mulheres. O Plenário do Supremo Tribunal de Justiça da Nação (SCJN) invalidou o artigo 7º, inciso XII do. a Lei de Educação do Estado de Nuevo León, particularmente…

MAIS +
O material supostamente contém propaganda a favor do governador do estado (X/ @NoticierosGREM)

Igrejas e organizações religiosas na Nicarágua pagarão impostos

Uma reforma legislativa assinada por Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, elimina a isenção do pagamento de impostos às igrejas. Foto Afp
O governo da Nicarágua vai obrigar igrejas e entidades religiosas a pagar imposto sobre o rendimento e ordenou o encerramento de 151 ONG, num reforço do controlo sobre estas organizações sem precedentes desde os protestos de 2018 “Revogar” o ponto da “Lei de Concertação Fiscal” onde as igrejas, denominações, as confissões estavam isentas dessa obrigação...

MAIS +

O Talibã proíbe o som das vozes das mulheres em público e marca o hijab como inegociável

A lei também proíbe os motoristas de transportar mulheres adultas sem um tutor legal do sexo masculino. O Governo de facto do Afeganistão ratificou uma lei para a Propagação da Virtude e a Prevenção do Vício que exige o uso do véu para cobrir o rosto das mulheres e condena o som da voz de uma mulher em público como um…

MAIS +
Duas mulheres caminham por Kandahar (Afeganistão).EFE
Observatório do Secularismo e do Secularismo
Europa secular
observatorio@laicismo.org





Cidad3: Imprensa Livre!!!