OI #1303: Projor lança Manual de Jornalismo local com debate online; leia a nova edição do Observatório da Imprensa
Confira a nova edição do Observatório da Imprensa
O Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) lançará no dia 3 de setembro, a edição 2024 do Manual de Jornalismo Local. O guia é um recurso fundamental para jornalistas e cidadãos interessados em acompanhar e entender as eleições municipais.
Coordenado pelos jornalistas Angela Pimenta e Francisco Belda, o manual oferece ferramentas, conceitos e análises essenciais para a cobertura de políticas públicas locais.
O Observatório da Imprensa fará um debate online com o tema "O jornalismo local e as eleições municipais de outubro" durante o lançamento do Manual.
📰 Artigos da semana
📜 A bibliodiversidade, um pilar fundamental de nossa riqueza cultural, está sob ameaça com o PL 3070/2024. Thaís Cristina Afonso de Jesus, doutoranda da ECA-USP, alerta sobre os perigos desse projeto, que disfarça censura sob o pretexto de diversidade ideológica, ignorando as verdadeiras necessidades dos leitores e a qualidade literária.
📰 Na Califórnia, uma decisão histórica aprova 250 milhões de dólares para financiar o jornalismo local. O jornalista Carlos Castilho analisa o impacto dessa medida e suas implicações para o futuro do jornalismo.
🗳️ No Brasil, Rui Martins faz um paralelo entre Pablo Marçal, candidato à Prefeitura de São Paulo, e Jânio Quadros, expondo as nuances dessa ascensão política.
✊ Também destacamos o jornalismo independente na luta pelos direitos dos povos originários em Mato Grosso do Sul, com Leandro Barbosa e Gabriel Schlickmann documentando a situação dos Guarani-Kaiowá e a indiferença das autoridades.
👀 De olho nas eleições municipais, o Observatório da Imprensa traz um texto sobre a desinformação e o uso da inteligência artificial nas eleições municipais, analisando o papel crucial da mídia na democracia.
📈 O repórter Carlos Wagner escreve sobre o crescimento de Pablo Marçal nas pesquisas para prefeito de São Paulo e por que está causando alvoroço e preocupação no clã Bolsonaro.
🌐 Por fim, Jean-Jacques Kourliandsky, diretor do Observatório da América Latina, explora a crescente influência russa na América Latina e as complexas dinâmicas globais que estão moldando nosso mundo.
📚 Curadoria
CGI.BR recebe sugestões para Regulação de Plataformas Digitais no Brasil. Publicado em CGI.BR.
Alright Summit: Um marco no fortalecimento da mídia regional e no combate aos Desertos de Notícias. Publicado em RCN por Rita Lombardi.
Jogo online prepara eleitores para combater fake news nas eleições. Publicado em Observatório 3º Setor.
A “vingança das homepages” – ou a volta do jornalismo de credibilidade. Publicado em Fast Company Brasil por Renato Mendes.
Destaque no jornalismo ambiental, Andrew Revkin fala na USP sobre mudanças climáticas e desinformação. Publicado em Jornal da USP.
⚠️ Aos leitores
Os artigos publicados no Observatório da Imprensa não refletem necessariamente a opinião do Observatório da Imprensa, já que somos um fórum de opiniões. Procuramos publicar os textos recebidos como parte de nosso compromisso com a diversificação das fontes de informação. Como ninguém é dono da verdade, a melhor forma de buscar a objetividade é através do contato com perspectivas e opiniões diferenciadas, o que nos permite neutralizar o discurso do ódio e da intolerância.
📣 Colabore com o Observatório
O Observatório da Imprensa recebe, seleciona e publica contribuições de jornalistas, pesquisadores, profissionais e estudantes sobre temas de crítica de mídia e jornalismo.
👁️ Sobre o Observatório
O Observatório da Imprensa é um veículo jornalístico de crítica de mídia mantido pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, fundado em 1996 pelo jornalista Alberto Dines (1932-2018), com projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).