03 agosto, 2024

O Melhor da Semana na Ciência e Tecnologia

 

Roberto Burle Marx foi um artista plástico e paisagista brasileiro. Embora tenha ficado conhecido internacionalmente ao exercer a profissão de paisagista, também era pintor, desenhista, designer, escultor e cantor. É o responsável por ter introduzido o paisagismo modernista no Brasil. Wikipédia
Nascimento: 4 de agosto de 1909, São Paulo, São Paulo
Falecimento: 4 de junho de 1994, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro



3/8/2024

HE JIANKU

Adivinhem quem voltou

O nome He Jianku, à primeira vista, poderá não lhe dizer muito. Mas se lhe dissermos que este é o cientista que criou os primeiros bebés geneticamente modificados, talvez a história já seja familiar. Este foi, sem dúvida, um dos acontecimentos mais relevantes (e controversos) dos últimos anos: pelas implicações éticas do ato, pelo debate gerado e por aquilo que poderá vir a representar para o futuro da sociedade. 
He Jianku chegou a cumprir três anos de prisão por ter criado dois bebés geneticamente modificados (é crime na China; e a identidade das duas gémeas, conhecidas como Lulu e Nana, continua em segredo, assim como o seu estado de saúde). Já tinha feito ‘prova de vida’ em 2022, depois de ter sido libertado, mas na altura disse que “ não era conveniente falar”. Agora está de volta e revelou à publicação MIT Technology Review os seus próximos planos. Spoiler alert: não voltará a criar bebés geneticamente modificados. Pelo menos enquanto a sociedade não aceitar essa prática. 
Isso não invalida que o investigador chinês tenha perdido o interesse no potencial das terapias por edição genética. Porque continua muito interessado nisso. Atualmente, He Jianku estabeleceu um laboratório na cidade chinesa de Sanya, província de Hainan (depois de ter sido 'escorraçado' de outros locais, segundo a entrevista), onde tenciona desenvolver investigação que aplica o potencial da edição genética à doença conhecida como Distrofia Muscular de Duchenne e também à doença de Alzheimer. A sua investigação está a ser apoiada por doações de empresas chinesas e americanas, revelou o próprio. 
O biofísico chinês acredita que, dentro de 50 anos, a edição genética de embriões vai ser tão comum como a fertilização in vitro "para prevenir todas as doenças genéticas que conhecemos atualmente – por isso os bebés que nascerem nessa época [2075] estarão livres de doenças genéticas", sublinhou o polémico investigador. "Acredito que a sociedade vai eventualmente aceitar que a edição genética de embriões é algo bom pois melhora a saúde humana. Por isso estou à espera que a sociedade aceite isso". É de mim ou há algo nesta frase que dá um arrepio na espinha? Pelo arrojo. Pela provocação. Pela lata. Pela falta de remorsos. Pela esperança. 
Até lá, He Jianku promete não gerar gravidezes com bebés geneticamente modificados, limitando a sua investigação a ratos de laboratório, macacos e embriões não viáveis (que não têm qualquer hipótese de gerar um bebé). Os olhos do mundo estarão em cima dele. 
Boas leituras e boas férias se for caso disso. A nossa newsletter semanal estará de volta no início de setembro.

 
 

O sonho aqui tão perto

A Samsung voltou a refinar o hardware e a experiência de utilização com o novo Galaxy Z Fold 6. Este smartphone topo de gama parece vindo de outra ‘galáxia’, já tem todos os truques de Inteligência Artificial mais recentes e só falha em dois aspetos cruciais.

 
 

Mais rápido do que a própria sombra

Um teclado compacto, ergonómico, personalizável e altamente eficiente. O Logitech G515 Lightspeed TKL deixa muito pouco ao acaso, sobretudo para os utilizadores que valorizam a velocidade de resposta de um teclado.

 
 
 
 

Este é um programa especial de verão. Fomos até Faro e mostramos-lhe alguns gadgets que podem ser úteis nas férias – dos jogos à música, passando até por um sistema de ventilação que vai consigo para todo o lado.

 
 

Muita sofisticação

Peugeot e-3008 é um carro 100% elétrico que combina conforto, design e muita tecnologia. Ah, já lhe dissemos que a autonomia pode chegar, realisticamente, aos 550 quilómetros em ambiente citadino?

© 2024 Exame Informática

Avenida Jacques Delors, Edifício Inovação 3.1 - Taguspark Espaço nº 511/512 2740-122 Porto Salvo Lisboa Portugal


Cidad3: Imprensa Livre!!!