24 dezembro, 2019

Monsieur Verdoux (1947), de Charles Chaplin, filme completo e legendado ...









"Amo as mulheres, mas não as Admiro"
MONSIEUR VERDOUX, 1947, um caixa de banco que havia sido despedido e o único meio que achou para Ganhar a Vida foi o crime.
Bancário por 35 anos, despedido, arruinado, desiludido, vencido, envelhecido, por Puro nojo, entrega-se à policia.



No tribunal
Juiz: o Senhor foi declarado culpado. Tem alguma coisa a dizer antes que a sentença seja pronunciada?
VERDOUX: Sim Senhor. Eu tenho. Embora a exposição do promotor tenha sido para me acusar, ele pelo menos admitiu que Sou INTELIGENTE. Obrigado Senhor. Sou Sim. E, por 35 anos Eu usei Honestamente. Depois disso...hum...ninguém a queria. Então foi forçado a trabalhar por conta própria. Eu me transformei num assassino.
O mundo não Encoraja isto? Não Constroem armas de destruição com um único propósito de matar? Não são para matar mulheres desprevenidas e crianças Inocentes? E fazem isso de uma maneira muito Cientifica?
Como assassino, em comparação a isto, não passo de um amador. Contudo, não quero perder a calma porque muito em breve, Eu devo perder minha cabeça. Mesmo assim, antes de deixar esta existência Terrena e passageira, eu quero lhes dizer que vereis todos vocês muito breve, muito breve.
Na cela com o Repórter
REPÓRTER: ora, ora, ora, VERDOUX. Tem que Admitir: o crime não compensa.
VERDOUX: Não Senhor. Não em pequena escala.
REPÓRTER: o que quer dizer?
VERDOUX: Para ter Sucesso em alguma coisa, é Preciso Ser Bem Organizado.
REPÓRTER: Não vai deixar o mundo com esse comentário cínico?
VERDOUX: Meu caro, Ser Idealista nesse momento, seria incoerente, você não acha?
REPÓRTER: Que História é esta sobre o Bem e o mal?
VERDOUX: Forças arbitrárias, Meu caro Amigo. Muito de ambos vai nos destruir a todos.
REPÓRTER: Nunca poderemos ter Bem demais no mundo.
VERDOUX: O problema é que nunca tivemos o bastante e não Sabemos.
REPÓRTER: Ouça VERDOUX: fui seu Amigo durante todo o julgamento, me de uma chance, sim? Uma História com fundo Moral? Você é o exemplo trágico de um Vida de crimes...
VERDOUX: Não vejo como alguém pode ser exemplo nesta época de crimes.
REPÓRTER: Você é, sem dúvida, roubando e matando gente...
VERDOUX: Apenas Negocio.
REPÓRTER: Ora, pessoas não negociam dessa maneira.
VERDOUX: Este é a História de muitos homens Importantes: guerras, conflitos. Apenas Negocio.
Você mata um e é um vilão. Milhões e é um Herói. Os números Santificam meu caro Amigo.


Na cela, com o padre
VERDOUX: Ah, Bom padre. O que posso fazer pelo Senhor?
Padre: Nada meu filho. Eu quero ajuda-lo. Eu quero pedir que faça as Pazes com Nosso Senhor.
VERDOUX: Eu estou em Paz com Deus. Meu conflito é com os homens.
Padre: Não tem remorsos por seus pecados?
VERDOUX: Quem Sabe o que é pecado? Nasceu lá no Céu, dos Anjos Rebeldes de Deus?
Quem Sabe qual é a finalidade, afinal.
O que o Senhor estaria fazendo sem pecados?
Padre: Exatamente o que estou fazendo agora, meu filho, tentando, com toda humildade ajudar uma alma perdida na escuridão. Estão chegando. Deixe-me orar por você.
VERDOUX: Como quiser, mas não Acredito que esses Senhores queiram ficar esperando.
Padre: Que o Senhor tenha piedade de sua Alma.
VERDOUX: Porque não? Afinal, ela pertence a ele.











Cidad3: Arte - Conhecimento - Humor!!!

Imprensa Livre!!!