02/12/1825 – Nascia, no Paço de São Cristóvão, RJ, Pedro De Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier De Paula Miguel Gabriel Rafael Gonzaga , Sua Alteza Imperial D. Pedro II .
Filho De D. Pedro I e de D. Leopoldina. Perdeu a Mãe um ano depois que Nasceu. Aos 5 anos, seu Pai voltou a Portugal. Só se falaram por cartas. Nunca mais se viram. Teve uma Infância marcada pela solidão e pela austeridade. Estudou muito desde cedo. Imperador aos 5 anos e Chefe da Nação aos 14, pareceu mais velho antes do tempo. Governou o país por 50 anos. Um dos Primeiros atos de D. Pedro Ii foi decretar anistia aos envolvidos nas Revoltas internas da Regência. Foi uma das marcas de seu governo: perdão aos Rebeldes vencidos. Ganhou o título de “Magnânimo”. Durante seu governo, dissolveu a câmara, permitindo o rodízio no Poder entre os Liberais e os conservadores: foram 36 gabinetes – um a cada ano e Três meses. Ganhou o título de “O Maior dos Brasileiros”. Em 1847 Criou o cargo de presidente do Conselho de Ministros, instalando no país, uma espécie de parlamentarismo. Em 1853 formou com o Marquês de Paraná, Honório Hermeto Carneiro Leão, o Ministério da Conciliação, unindo as duas Forças – Liberais e conservadores – começando um período de Paz interna e Prosperidade Cultural e Econômica que o Historiador Capistrano de Abreu denominou de “O Apogeu do Fulgor Imperial”.
Pedro II aos 10 meses de idade, 1826
Pedro II aos 49 anos de idade, 1875
“Havia uma sentinela vigilante, cuja severidade todos temiam, e que, Acesa no Alto, guardava a redondeza, como um farol que não se apaga, em proveito da Honra, da Justiça e da Moralidade. Era o Imperador D.Pedro II”
Rui Barbosa, Discurso no senado em 1914.
Cidad3: Arte - Cultura - Humor!!! Imprensa Livre!!!
Saúde, Sorte e $uce$$o: Sempre!