22 dezembro, 2019

Chico Mendes por Ele Mesmo



* 15/12/1944 + 22/12/1988

Líder Seringueiro, denominado Ecologista, mas que odiava esse Nome, porque todos os Ecologistas que Conheciam, Pensavam somente na Natureza, mas esquecia do homem que precisa Sobreviver.
Os Ambientalistas de todo mundo queriam Preservar a Floresta Tropical como um Santuário, um lugar de Espetacular Diversidade e Vitalidade.
¼ de drogas e plantas medicinais do mundo vem da Amazônia.
Os Pecuarista/invasores: Criavam Pastos e Lucravam com os Incentivos fiscais.
O conceito Reserva extrativista foi Inventado por CHICO e os Seringueiros. CHICO Realizou um das mais significantes façanhas da História do Ativismo Ecológico de base. No Brasil, os Seringueiros foram os 1os. Trabalhadores a articular o Sindicalismo Rural coma Ecologia. CHICO só ouviu a Palavra Ecologia 1985.

CHICO MENDES: um homem Puro da Floresta. Uma figura Doce e Cordial. Ganhou Prêmios internacionais e Reconhecimento na IMPRENSA estrangeira. No Brasil, um Desconhecido.
Seus assassinos escolheram dia e hora para executar CHICO MENDES.

Seus Projetos recebiam doação, como o caminhão doado por um banco Canadense, que Encorajava Projetos Comunitários – CHICO era “proibido” de dirigir o caminhão, porque era considerado “barbeiro” no volante – e doações da Fundação Ford.

Só Aprendeu a Escrever aos 24 anos e só vestiu um terno aos 40.
Ele havia renunciado totalmente a sua Vida pessoal para Lutar pelos Seringueiros.



Do Livro-clipping “CHICO MENDES por ele Mesmo”
(Resumo / trechos)

O “Gandhi dos Seringais” legou a Xapuri à arma da Resistência Pacifica.

CHICO MENDES caminhava pelas estradas para Organizar os Seringueiros. Hábil político e homem de diálogo.

Sofreu 3 derrotas consecutivas nas urnas. Só eleito vereador. Perdeu para deputado estadual/1982, prefeito de Xapuri/1985 e deputado federal/1986. não era político. Jamais dobraram seus Princípios apenas para Agradar o eleitorado conservador da região.

Acre: muitos conflitos de Terras no seus 152.589 km 2, disputados pelo Brasil e Bolívia. A Bolívia tinha Direitos Legais sobre a área, garantidos pelo tratado de Aquacucho/1867.
Num confronto armado entre Brasil/Bolívia, os Seringueiros, Comandados por Plácido Domingo, tiraram 15 milhões de hectares das mãos dos bolivianos. O Tratado de Petrópolis/1903, deu ao Brasil a posse Definitiva dp Acre, declarado território federal em 1904, e elevado a estado em 1963.
A Riqueza da borracha atraiu para o Acre o avô de CHICO, na virada do Século 20 mudou do Ceará para o Pará. Depois voltou ao Ceará, casou-se com uma portuguesa, tiveram 6 filhos. Em 1925, a seca assola o nordeste, e o avô de CHICO foi com a sua Família para Amazônia.
“Nosso Pai disse – meus filhos, vamos Ganhar Dinheiro no Acre” lembra um tio de CHICO, no dia da partida. O Pai de CHICO, Francisco estava com 12 anos.
Não havia hospitais nem Escolas, embora o Brasil estivesse Ganhando milhões de Dólares com os impostos sobre a extração da borracha, o governo não reaplicava um centavo na região da Amazônia.
Seu avô e Família estabeleceram no Seringal Santa Fé, perto de Xapuri. Os Seringueiros começavam a trabalhar com pelo menos, um ano de débito com os seringalistas.



Cronologia

1944
– em 15/12, Nasce FRANCISCO “CHICO” ALVES MENDES FILHO, no Seringal Porto Rico, em Xapuri, Acre. Filho de Francisco Alves Mende e Iracê Mendes.

1953
– com 9 anos, começa a acompanhar seu Pai nas estradas de Seringa. Acordava antes das 5 horas, tomava Café Forte com Carne Seca e Farinha de Mandioca. Precisava Alimentar-se Bem:
150/180 Seringueiras/dia.
À Noite, o Pai Francisco Ensina o filho CHICO a Ler e Escrever. “Ensina” ódio contra Sistema/esquema de exploração, os seringalistas – donos do Seringais – que Sempre faziam com que os Seringueiros estivessem em débito no final do mês.

1955
– CHICO Consegue Ler um JORNAL com fluência. A família muda-se para o Seringal Equador, perto de Cachoeira. CHICO começa a trabalhar como Seringueiro em tempo integral.

1956
– Conhece o guerrilheiro, foragido da época da intentona comunista, Euclides Fernandes Távora, primo de Juarez Távora, aliado de Luiz Carlos Prestes, que iria influenciá-lo profundamente. Durante os fins de Semana, CHICO caminhava 3 horas para Aprender com ele o vocabulário de Socialismo e comunismo que o prepararia para a chegada do movimento Sindical no Acre. Aprendeu com ele não só a Ler as Notícias, mas a Pensar as Notícias.
CHICO Definiu essa época como um dos acasos Felizes/Decisivos da Sua Vida.


1961
– CHICO perde a Mãe, uma irmã e o irmão mais velho: sua Mãe, em conseqüência de uma hemorragia pós-parto, aos 42 anos e seu irmão mais velho, Raimundo, tropeçou quando caminhava pela Floresta e sua espingarda disparou, atingiu o ouvido matando na hora.
Interrompe por um ano suas Aulas com Távora e passa a trabalhar oras extras na extração da borracha.

1964
– acompanha o golpe através de uma Rádio trazido por Távora. Ouve os Noticiários em português, da BBC de Londres, Voz da América e Central de Moscou.

1965
– vê Seu Mestre Távora para última vez. Estava doente e foi para a Cidade se tratar e nunca mais voltou.
CHICO começa um trabalho de Conscientização dos Seringueiros, Organizando grupos de Alfabetização e mostrando a eles que era possível quebrar o esquema dos seringalistas: 1º. Vendendo seu produto a algum marreteiro que pagasse Melhor pela borracha Produzida. 2º. Não pagando mais o aluguel pelo uso das estradas.
O padre da Teologia da Libertação, Otávio Destro Caminhava com CHICO.

1966
– CHICO envia cartas ao presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, descrevendo o sofrimento dos Seringueiros, e mostrando como o analfabetismo permitia aos patrões roubar nas contas no final do mês. Chegaram algumas respostas Educadas, mas totalmente inúteis.

1969
– Em 07/02, casa-se com Maria Eunice Feitosa na Clareia central do Seringal Cachoeira, num casamento coletivo. O padre fazia vários casamentos quando viajava e visitava os Seringais.
CHICO Lidera a 1ª Vitória contra os seringalistas – sistema de pagamento de aluguel pelo uso das estradas é abolido.
Nasce a 1ª filha: Ângela.

1971
– O casal se separa quando Eunice está grávidas de 7 meses. CHICO não chega a Conhecer sua 2º. Filha, Roseângela, que morre aos 11 meses. Ângela é adotada pela irmã de Eunice.

1972
– CHICO Começa a dar Aulas para adultos em Xapuri nos tempos Livres, extrai a borracha para outros Seringueiros.

1973
– CHICO Conhece Ilzamar Gadelha Bezerra no Seringal Santa Fé. CHICO estava com 29 e Ilzamar com 9.

1975
– CHICO Se inscreve no Curso de João Maia, delegado da confederação dos trabalhadores Rurais (Contag), Fundada em 1968. Assiste Aulas sobre Direitos da Terra e Organização de Sindicatos. Inicia sua Vida de Líder Sindical com a Fundação do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Brasiléia. CHICO é escolhido para ser Secretário geral.

1976
– Participa de empates contra o desmatamento provocado pelo Projeto de Colonização do Acre.

1977
– a convite de um mercador de Cachoeira, Guilherme Zaire, CHICO saiu candidato a vereador. Líderes Sindicais foram contra, mas CHICO Acreditava que seria mais fácil para Criar o Sindicato. Zaire Financiou sua campanha.
Eleito vereador pelo MDB em Xapuri. Participa da Fundação do Sindicato dos trabalhadores Rurais em Xapuri.
O auditório da câmara se esvaziava quando CHICO mergulhava longos discursos.

1979
– milita por um breve período no PcdoB. Tem divergências com eles e com o MDB.

1980
– Assassinado Wilson Pinheiro Pires do Sindicato de Brasiléia. Uma Semana depois, os Seringueiros fizeram o “Justiçamento”, matando um Fazendeiro.

“Se ninguém de Brasiléia procurar vingança pela morte de Wilson, nós o faremos”
Seringueiros

CHICO é processado conforme A Lei de Segurança nacional (LSN), sob a acusação de incitar Seringueiros à violência, junto com Lula. É preso pela PF e submetido a interrogatórios sobre suas ligações comunistas. Torna-se um dos Fundadores e dirigente do PT no Acre. São Absolvidos em 1984.

1981
– CHICO Assume a Direção do Sindicato dos trabalhadores Rurais no Xapuri. Fica pronto o Projeto Seringueiro, que incorpora Escola e Cooperativa em Xapuri. A 1ª Escola é estabelecida no Seringal Nazaré, área de conflito dos Seringueiros e Fazendeiros.
Baseava das propostas de Ensino de Paulo Freire. Material didático/cartilha: “poronga” , nome da lamparina que o Seringueiro coloca na cabeça para Iluminar as estradas da Seringa. Organizou os Seringueiros num movimento Pacifico Conhecido como “empate” para impedir que a Mata fosse derrubada e incendiada pelos Fazendeiros.

1982
– CHICO candidata-se a deputado estadual pelo PT, mas não consegue se eleger.

1983
– Em Abril, casa-se com Ilzamar, no Fórum de Brasiléia.

1984
– Nasce a filha Elenira. Nome de guerrilheira que foi perseguida pela polícia/Soldados do Pará no começo da década 70. Famosa por sua pontaria: ela matava seu alvo com um tiro entre os olhos.

1985
– Geraldo Bordon, dono da Bordon, Maior empacotadora de Carne do Brasil e proprietário do Seringal Nazaré, recebeu permissão do Escritório Florestal para derrubar 1730 acres de Floresta, que abrigava 1500 Seringueiras e 600 Castanheiras. A permissão era uma violação ao código Florestal, que proibia p cprte dessas duas espécies bem como o desmatamento ao longo dos bancos de Rios/Córrego. A Bordon recruto a PM que enviou 8 policiais para dar cobertura a derrubada.
CHICO Lidera empates com Sucesso contra Poderosos Pecuaristas: Geraldo Bordon, dono dos frigoríficos Bordon e Rubens Andrade de Carvalho, o Rei do Nelore, comprou o Seringal Filipinas, que acabam desistindo de Suas Terras no Acre. A Bordon Faturou US$ 140 milhões exportando Carne para a Europa. Resolveu desmatar 20 alqueires de área por ano, a fim de Ampliar seu Rebanho. Mas, em cada área a ser desmatada. Aparecia CHICO MENDES a frente de sua procissão de descamisados, tentando convencer os peões das motos serras a não derrubarem as Árvores. E conseguiam. Tanto que a Bordon, cansada de guerra, Resolveu passar adiante sua Terra no Acre.
Essas Vitórias devem ter ajudado a elevar a cotação de CHICO MENDES no mercado dos pistoleiros. O jagunço que assassinou CHICO cobrou US$ 10 mil pelo Serviço.
Em outubro, participa do 1º. Encontro nacional dos Seringueiros. O conselho nacional dos Seringueiros é Criado e CHICO torna-se a Principal referência. No 2º. Encontro nacional dos Seringueiros, marcado para Março de 1989, ele deveria assumir a presidência. Candidata-se a prefeitura de Xapuri pelo PT, mas não é eleito.

1986
– em agosto, Nasce Sandino, seu filho. Homenagem a Augusto César Sandino, Líder da guerrilha/1927, contra o exército norte Americano nas Montanhas da Nicarágua.
CHICO sempre foi atraído pela História Social/radical. , mesmo seu Ativismo fosse menos extremista do que seus Ídolos.
Ilzamar teve gêmeo, mas só Sandino Sobrevive.
CHICO não tem condições de pagar a conta do hospital. Adrian Cowell paga a conta do hospital.
Em novembro, CHICO concorre a uma cadeira no legislativo do Acre, pelo PT e não se elege.
Documentário Cineasta Inglês Adriano Cowell, Filmado no dia das eleições. Percebe-se que o tráfico de votos corria solto na Cidade de Xapuri. Os eleitores estavam dispostos a vender seus votos a qualquer preço. Quando caminhava pelas ruas, ouviu de um Garoto: “ oi chefe, dá um barão aí que minha Mãe vota no Senhor”.
Em 1982, o Acre tinha 7.800 funcionários públicos. Em 1986, a burocracia inflou para 20.000. 70% dos trabalhadores de Xapuri eram funcionários públicos.
Adrian Cowell, Cineasta Britânico, de 55 anos. 1976 fez um documentário sobre a invasão humana na Amazônia, “A década da destruição”. Sem ele, CHICO seria só um Líder Sindical em Xapuri.

1987
– Inicia-se a carreira internacional de CHICO. No Inicio do ano, recebe a visita de membros da ONU em Xapuri. Passagens foram pagas pelo Ministério da Cultura.

Foi considerado pela ONU como um dos Mais Importantes Defensores da Natureza .

Março: viaja para Miami para denunciar, no encontro anual (dia 23) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a devastação da Floresta Amazônica e a expulsão dos Seringueiros causadas por Projetos Financiados por bancos multilaterais. Reunião só para Representantes do governo, convidados e IMPRENSA. CHICO passe de IMPRENSA.

“Nós não Somos contra a estrada. Nós Somos contra a devastação causada pelo mau Planejamento que tem tomado conta da Amazônia, sem a participação das pessoas que Vivem lá”

“A Pecuária, Economicamente, não trouxe nada a região. Ela só Serve para concentrar a Terra nas mãos de poucos. Minha Esperança é que os governos dos povos que dão Dinheiros ao BID ouvirão as reclamações dos Seringueiros. Senão, a Floresta certamente será destruída”

Sua presença e suas opiniões foram Manchetes nos JORNAIS mundiais e destaque no The New York Time.

Em Washington, encontra-se com o Senador norte Americano Robert Kasten Jr. 30 dias depois, os Financiamentos para Projeto de pavimentação da BR 364 São suspensos e CHICO é acusado por Fazendeiros e políticos no Acre de prejudicar o “Progresso” do estado.
Julho: recebe em Londres, o Prêmio Global 500 concedido pela UNEP (United Nations Environment Program) da Organização das Nações Unidas, em Reconhecimento à sua Luta pela Defesa da Floresta Amazônica.

“Nós queremos uma estrada que Beneficie os Seringueiros e outras pessoas que Vivem na Floresta”

Setembro: é Homenageado em Nova York, com a Medalha Ambiental da Better Word Society, da cadeia norte Americana de TV, CNN. Em Washington, reúne-se novamente com Representantes do BID e o comitê do Meio Ambiente do Senado norte Americano.
Cineasta Inglês Adriano Cowell, junto com os Ambientalistas norte Americanos e a antropóloga diretora do Instituto de Estudos Amazônicos, Mary Allegretti, convidaram alguns membros da ONU para visitar Xapuri.

“Aquilo não foi uma Medalha. Foi uma matraca para colocar no pescoço de um burro”
Ironias ao Prêmio pelo vereador Wanderley Viana, futuro prefeito de Xapuri, numa Rádio.

CHICO Acreditava que os Prêmios era como escudos que o Protegeria dos perigos.

Passou a receber doações da Fundação Ford e uma pequena bolsa da Fundação Gaia que permitiu que CHICO comprasse sua Casa em Xapuri, para Viver com a mulher e os 2 filhos.
Compradas por CZ$ 300,00 e virou Fundação.
Seringueiros contratam consultores para ajuda-los na negociação.

1988
– CHICO participa da Realização de um Grande Sonho: a implantação das 1as Reservas extrativistas no Acre. Em outubro/1985 eram 23 produtos extraídos da Floresta. Passou para mais de 100.
Militante do ainda Jovem PV, Atriz Lucélia Santos, quando Soube das ameaças contra CHICO exigiu e conseguiu uma audiência com o governador do Acre, Flaviano Melo e consegue Segurança para o Líder.
Fevereiro: é Criada a Reserva Extrativista no Seringal São Luis de Remanso. A Nova designação significava que a área não poderia Ser derrubada e deveria somente Ser usada para exploração da borracha, Castanhas e afins.
Março: o governo desapropria o Seringal Cachoeira que estava nas mãos de Darly Alves da Silva, e o declara Reserva extrativista. A partir daí, agravam-se as ameaças de morte contra CHICO MENDES.
Maio: CHICO passa a ter a proteção de dois policiais militares, designados pelo governo do Acre.
02 Jovens Seringueiros que participavam de um comício Pacifico foram baleados por pistoleiros.
Junho: CHICO viaja ao Rio de Janeiro para uma Série de Entrevistas, palestras e debates.
Ivair Higino de Almeida, membro do Sindicato e Companheiro no PT, é morto. Em Setembro, José Ribeiro, outro Seringueiro é baleado e morto.
Junho: Lucélia Santos consegue uma viaja para o Rio de Janeiro, para participar de Entrevistas e palestras,
Agosto: O JORNAL “O Rio Branco” foi comprado pelo Líder da UDR, João Branco e outros 2 poderoso latifundiários, os irmãos Narcisio e Naildo Mendes. Narcisio era deputado federal, apoiava o UDR. Naildo entrou gritando na Redação, mostrando manchete do JORNAL: “ 2 mil hectares assassinados”, numa Propriedade de Naildo: “A partir de agora, esse JORNAL Escreve o que eu quero que Escreva”. As ordens foram para atacar CHICO/PT/Igreja. Declaração do Repórter Antônio Alves.
João Branco disse ao Produtor de Filmes, Miranda Smith: “Nós tiramos CHICO MENDES de circulação quando compramos o JORNAL. Também o bispo local. A política deles não é de interesse de meus negócios. Eles pregam o Socialismo, enquanto nós defendemos a Livre Iniciativa. Eu não vou lhes dar espaço ou colocar essas cavalheiros no JORNAL”
Depois os 3 compraram também uma estação de TV/Acre.
Setembro: no 3º. Congresso nacional da CUT, CHICO Defende a tese Apresentada pelo Sindicato de Xapuri, “Em Defesa dos povos da Floresta”. Ao final do congresso, é eleito suplente da direção nacional da CUT.
Em Curitiba, participa da 1ª Grande conferência sobre Reservas extrativistas. CHICO Descobre que existem processos judiciais contra a Família de Darly Alves, acusados de homicídios em Umuarama, PR
Outubro: CHICO Recebe o título de Cidadão Honorário do Estado do Rio de Janeiro. No dia 19, o juiz de Xapuri emite mandado de prisão contra Darly e Alvarino Alves, mas estes estão foragidos.
Novembro: candidato do PT, ex-padre Gilson Pescado perdeu para o candidato do PMDB. O PT conseguia suas 1ªs. prefeituras no Brasil, em 31 Cidades, inclusive a de SÃO PAULO, com Luiza Erundina. As Vitórias do PT Aumentaram o perigo de CHICO.


Dezembro:
CHICO envia uma carta ao delegado da PF, Mauro Spósito, no Acre e ao governador do Estado, dando pistas Bem Precisas sobre reuniões de Fazendeiros para tramar a sua morte. Não recebe qualquer resposta e nenhuma providência é tomada.
“Venho, pela Presente, expressar-lhe a Nossa preocupação com relação aos últimos acontecimentos relacionados aos pistoleiros Darly e Alvarino Alves, ambos Proprietários da Fazenda Paraná, em Xapuri. Com o Conhecimento de V.Sas. desde o mês de Setembro do corrente ano foi expedida, pelo Exmo. Sr. Juiz de Direito da Comarca de Umuarama-PR, um mandato de prisão para os referidos pistoleiros e o mandado foi encaminhado para sua mão para que fosse cumprido imediatamente. Depois de alguns dias de atraso, o Juiz da comarca de Xapuri recebe o mandado de prisão, e na mesma hora, manda executa-lo.
A Polícia Militar de Xapuri, atendendo ordens do Juiz deslocou-se imediantamente para a Fazenda Paraná a fim de cumprir a ordem e, para a Surpresa da PM, ao cercarem a Residência dos pistoleiros, os mesmos já estavam foragidos, ou seja, tinham sido avisados com antecedência. Na ocasião houve muita especulação sobre quem devia ter avisado os pistoleiros. E, para surpresa minha e de todos os Companheiros, tivemos a Informação de que o Senhor foi o Autor do aviso, ou seja, deu todas as dicas para que os mesmos se Livrassem da prisão. As Informações parte dos próprios pistoleiros e de seus filhos, que se orgulhar em dizer que seus Pais tem muitos Amigos, inclusive na Polícia Federal, que os colocam a par de tudo.
Nós, apesar de Sermos muitas vezes acusados e caluniados de agitadores, de Criarmos a baderna, nunca pautamos de violência e nunca uma gota de sangue foi derramada sob nossa Responsabilidade. Enquanto isso, o Senhor é Sabedor de que hoje Sou obrigado a andar com dois guardas de Seguranças, porque Darly e Alvarino já disseram que só se entregaram a Justiça depois de verem meu cadáver. Seus jagunços andam  a vontade por todos os lugares espalhando a intimidação e quando, em Xapuri, a PM prende qualquer um dos pistoleiros, a Policia Civil solta imediatamente por ordem do delegado e do prefeito da Cidade.
Não podemos ficar calados diante de uma Situação dessa Natureza. Não é possível ficar calado diante de tanta injustiça. Nunca foi costume nosso Criar atritos com quem quer que seja. Mas agora não dá para ficar em Silêncio. São Vidas que estão em jogo. São dezenas de Vidas que já foram ceifadas brutal e covardemente. Essa carta é no Sentido de se tentar Esclarecer o que está por trás de tudo isso. O que Significa Darly e Alvarino ficarem muitos dias em Brasiléia muita gente deve Saber, menos as autoridade de Segurança, daquele município. Como fica o conceito da PF e Secretaria de Segurança diante de tudo isso?
Aqui encerro esta humilde carta, mas que expressa a minha preocupação por tudo que vem acontecendo além das Informações Surpreendentes.
Atenciosamente,
FRANCISCO ALVES MENDES FILHO.

Numa carta publicada no JORNAL A Gazeta do Rio Branco, dia 05/12, Spósito nega as acusações e acusa CHICO de ter sido Colaborador da policia desde 1980, passando Informações sobre tudo na área Rural.

Na Edição do dia seguinte  foram Publicadas duas pequenas notas anônimas, em JORNALISMO Clássico, estilo amazônico.
A 1ª. Dizia: “CHICO MENDES é Realmente um homem Corajoso ao tentar sujar a Imagem da Policia Federal e agora, cuidadosamente, querer se desculpar. A verdade: um homem que tem rabo de palha não deveria chegar muito perto do Fogo”.
Na 2ª: “ Logo uma bomba de 200 megatons explodirá em Xapuri e haverá repercussões nacionais. Pessoas Importantes podem se machucar quando isso acontecer. Espere e veja, porque a Fonte dessa Informação é Confiável”
17 dias antes do crime, CHICO envia telex para Romeu Tuma, para Paulo Brossard, então ministro da Justiça e para o presidente José Sarney. A mesma tecla: elementos ligados à UDR estavam tramando a eliminação do Líder Seringueiro. Igual Silêncio. Só um bilhete Educado de Romeu Tuma.

“Eles vão me matar. Os Nomes deles eu digo: Darly e Alvarino Alves da Silva. Eles já mandaram matar mais de 30 trabalhadores e a PF não fez nada” Entrevista 12/88/RJ.

O diretor geral da Policia Civil do Acre, delegado Cezar Pontes, emitiu um porte de arma a favor de Oloci Alves, filho de Darly, já envolvido em crimes contra os Seringueiros.

Dia 15, os Seringueiros e Amigos preparam uma Festa para Comemorar o aniversário de CHICO.
Ele disse “Acho que não vou Viver até o Natal”

CHICO MENDES era casado com Ilzamar, 20 anos mais Jovem que ele. O casamento de 5 anos vinha cambaleando nos últimos tempos com a Crescente Atuação política de CHICO que não lhe deixava muito tempo para cuidar da Família. Ela reclamava muito. Ela nunca pode acompanhar o marido nas suas viagens: “Meu trabalho não é uma Brincadeira”, dizia ele, quando as brigas do casal ecoavam pela vizinhança. Quando finalmente conseguir ficar junto do marido, numa modesta Casa de Xapuri, sua Alegria durou pouco.
Sua Casa, na rua Dr.,. Batista de Moraes, foi comprada com ajuda de Amigos: até Março/1988 não tinha Casa: dormia em igrejas, Sindicatos ou Casas de Amigos, enquanto a mulher e os 2 filhos moravam com os sogros no Seringal.


Ilzamar dizia que tinha passado só 8 dias com CHICO desde 1986. Ele então resolveu descansar para Curtir a Casa/Família no Natal de 1988.
Guarda costas destacados da PM, eram vizinhos de CHICO. Um deles foi Datilografo do Sindicato alguns anos antes. Estava incomodado com eles, e mesmo com toda ameaça, tinha resolvido pedir à polícia que retirasse os Seguranças.

Dia 22, chegou a comentar que queria fundar um diretório do PV em Xapuri.
CHICO jogava dominó com Seguranças e e foram assistir com Ilzamar a Novela “Vale Tudo”, das 9 horas, que passava 6 horas no Acre. Ao anoitecer, o Jantar estava pronto e Ilzamar Serviu um prato de Peixe frito, Arroz e Feijão. CHICO pendurou uma toalha, Azul, decorada com um Arco-Iris e Notas Musicais, no ombro, que Ganhou de Presente de aniversário, e foi se Refrescar um pouco no chuveiro do lado de fora da Casa.
Reclamou da escuridão do Terreno dos fundos e disse: “ Estes caras podem estar me atocaiando” e foi pegar uma lanterna. Não deu tempo: um vulto abrigado na sombra da Mata, esperou de arma em punha, que ele aparecesse à porta de Casa. CHICO é morto com um tiro no peito, de uma escopeta calibre 12, uma arma devastadora a curta distância, resultando 40 perfurações de chumbo no peito e no ombro:

“Dessa vez me acertaram”, disse ele, cambaleando à porta da Cozinha, jorrando muito sangue pela boca.
Ilzamar se atirou a rua gritando: “eles mataram CHICO”. Os policiais sentados na delegacia, alguns metros de Casa, nem se mexeram.

Eles estavam rondando a Casa e a vítima algum tempo. Encontrado na volta da Casa pontas de cigarros e Farinha de Mandioca espalhada. Foram encontradas também 5 latas de conserva da Bordon, Salsichas cobertas de formigas e duas garrafas de Água, há 10 metros da Casa dele.

Foi o 15º. Líder do Sindicato Rural assassinado. Seu assassino era vulgar e, pior, previsível.

“Todos os dias nós estamos estávamos esperando pela morte de CHICO. As vezes ele dormia na Casa de um Amigo ou no Seringal para despitar. Mas sempre havia jagunços encarando, vigiando, seguindo. Então a gente estava sempre com medo”
Irmã Zélia, diretora do hospital de Xapuri e uma de suas Melhores Amigas.


Mais de mil pessoas acompanharam o cortejo que Conduziu o corpo de CHICO MENDES por dois quilômetros até o cemitério, debaixo de uma Forte Chuva. A frente do cortejo, o quadro pintado a óelo, pintado em 1987, pelo Artista Jorge Rivais Plata da Cruz, logo depois da 1ª viagem de CHICO ao exterior. Nele CHICO usava um terno, o mesmo que usou nas reuniões com os banqueiros internacionais e que tinha achado dentro de uma pilha de roupas enviadas da Itália para os pobres de Xapuri.
O corpo embalsamado de CHICO foi velado durante 3 dias e 3 noites no Salão paroquial da Matriz São Sebastião. Seringueiros da região caminhavam até dois dias a pé, através da Floresta para prestar sua última Homenagem ao Líder Sindical. Lideres e políticos de SP/RJ e a IMPRENSA do mundo todo também compareceram.

Sua Casa de CHICO MENDES foi transformada em Museu e o Livro de visitantes já registrava 04 mil assinaturas no final de 1989.

O JORNAL Rio Branco, dos 3 inimigos declarados de CHICO, único JORNAL da capital acreana a Noticiar, com Fotos e bastante destaque a morte de CHICO já no dia seguinte, dia 23.
CHICO foi morto na noite do dia 22 e a estrada de 188 kms, entre Rio Branco e Xapuri, estava praticamente interrompida por causa das Chuvas. Naquela mesma noite, o Investigador-chefe do caso, levou 6 horas para fazer esse percurso. Mas, dois REPÓRTERES e um FOTOGRAFO do JORNAL estavam na Casa de CHICO 90 minutos após o crime. A “demora” foi porque eles tiveram que trocar um pneu na estrada e baterram o Carro contra um Boi. Um Soldado da PM achou essa História Incrível e pôs a mão sobre a capota do motor do Carro deles: não estava nem aquecido. E a frente do Carro não mostrava sinais de lama ou qualquer estrago.
A Família Alves, era amiga do delegado da Cidade. Darly e Darcy freqüentavam a delegacia e ficam conversando com os policiais.

Os assassinos do Líder dos Seringueiros não podiam contar que a morte de CHICO iria extrapolar as fronteiros do Acre e mobilizar a Comunidade internacional. A Memória de CHICO MENDES é Patrimônio universal: “Se eles mataram meu marido Pensando que vão derrubar a Mata estão muito enganados”, diz resoluta Ilzamar Gadelha Mendes, ela própria disposta a levar Avante a luta de CHICO: “Não vou Ser ou fazer igual a ele, mas vou imitá-lo; acabaram com meu Companheiro, mas eu não eu não vou me intimidar”.
Embora sejam muitos os jurados de morte em Xapuri, dificilmente os opositores e inimigos de CHICO MENDES terão Sucesso em Suas empreitadas: morte, CHICO tornou-se Mais Forte e Mais Vivo que nunca. Agora o mundo inteiro está de olho na Amazônia: a vinda dos congressistas norte Americanos ao Brasil é a prova maior.

“Nós vamos cuidar para que nenhum empréstimos de bancos americanos ou instituições multilaterais, como o Banco Mundial, tenha qualquer ligação com a devastação da Natureza no Brasil”

Nancy Belloski, deputada do comitê de bancos da Câmara dos EUA.

“O futuro da Floresta Tropical deve Ser uma causa Nossa porque ela não é a Floresta Tropical do Brasil, mas nosso, de todo o mundos, e nós temos o dever de incluí-la em nossas políticas Ambientais”

Bob Kasteen, Senador de Wisconsin/EUA.

“A Amazônia só Sobreviverá se encontrarmos Soluções de longo prazo para ela. E essa só acontecerá na medida em que Sejam Criadas a partir da própria Sociedade Brasileira que é quem controla a Floresta. O que podemos oferecer nesta luta é o Nosso Conhecimento e a Nossa Colaboração”

William Reilly, Diretor da Agência de Proteção ao Meio Ambiente do governo EUA.

25 de Janeiro, de volta ao congresso, os Representantes do governo norte Americano Homenagearam CHICO MENDES no Capitólio, Sede do congresso. Mais de 250 pessoas presente para Reverenciar CHICO MENDES. Seu primo Raimundo Barros, presidente da federação nacional dos Seringueiros e ouviu do Secretário de estado:

“O congresso reconhece no assassinato de MENDES uma profunda perda para todos os que se preocupa com a questão global do Meio Ambiente...expressamos o governo Brasileiro o desejo do povo Americano de ver os Responsáveis pelo crime serem entregues à Justiça”.

Raimundo ouvia tudo Emocionado. Foi levado a uma Sala para Assistir a última Entrevista de CHICO MENDES Gravado em Vídeo. Escapou dos congressistas, foi para um canto e, abraçado à mulher, não conseguiu conter as lágrimas. Embora para ele, o Amigo/Companheiro não tenha desaparecido: “Meu primo está Vivo e a luta continua, mas é duro constatar que foi necessário sua morte para os Seringueiros tivessem vez”

O GANDHI dos Seringais Precisou virar um mártir para dar Voz a Seu povo.

Não aconteceu nenhuma prisão. Darly e seu filho Darci se entregaram a Polícia. Oloci, o outro filhos de Darly implicado no crime, foi capturado em Rio Branco por denuncia da Atriz Lucélia Santos que cruzou com a camioneta dele na estrada.


1990
Governo Fernando Collor termina com os Incentivos fiscais, exceto aqueles já garantidos pela constituição para a zona franca de Manaus.
- 12/12 tem Inicio, em Xapuri, o julgamento de Darly Alves da Silva e Darci Alves da Silva (Pai/Filho), acusados de Serem, mandantes e a executar, respectivamente, do assassinato de CHICO MENDES. Um hora após Inicio, Darci Afirma que matou CHICO, uma confissão Planejada pelos advogados de Defesa com o intuito de Inocentar o provável mandante, seu Pai Darly. Após 3 dias de julgamento, 15/12, acontece o depoimento de Genésio Ferreira da Silva, a Principal testemunha de acusação. O Garoto, de apenas 15 anos, trabalhou para Darly e Viveu 7 anos na Fazenda Paraná, durante os quais presenciou 7 crimes bárbaros que teriam sido cometidos por Darly e seus filhos, Darci e Oloci, e os 3 irmãos “mineirinhos”: Serginho, Amadeus e Francisco. Além da descrição minuciosa desses crimes, Genésio relatou com detalhes a preparação e a Comemoração da morte de CHICO MENDES. Darly e Darcy são condenados a 19 anos de prisão.



Livros
“O empate contra CHICO MENDES” do amazonense Marcio Souza
“Crônica de uma morte anunciada” do colombiano Gabriel Garcia Márquez.



Frases

“A Cooperativa é uma forma nossa de Lutar pela Liberdade”

“Quero ficar Vivo para Salvar a Amazônia”

“Minha Vida Começou igual a de todos os outros Seringueiros: escravo submetido as ordens do patrão”

“O Seringueiro trabalha o ano todo achando que no final do ano Lucrava algum Saldo, mas sempre estava devendo”

“Durante muitos anos, desde o Século passado até 1970, pelo que sei, em nenhum Seringal da Amazônia era permitido Criar Escolas”

“Agora eles querem transformar o índio em colono, o que é o mesmo que acabar com ele. Para a questão da aliança da Floresta, o apoio das populações indígenas foi muito Importante”

“As mulheres sempre costumam sair na linha de frente, como bandeira, para evitar que a polícia possa atirar”

“No lugar do filho do Seringueiro ir para escola, ele tinha que ir para Seringa pra poder fazer mais borracha e aumentar a produção do Seringal”

“Entre 1975 e 1985, conseguimos evitar que mais de 1,2 milhão de hectares de Florestas fossem devastados”

“Os grandes latifundiários dizem que Preservar a Amazônia é atrasar o Progresso, é prejudicar a Economia do país, que a borracha não representa quase nada para nossa Economia e que o Progresso está na Criação de Bois”

“A Amazônia vista de cima, nesse período, é fumaça só. E como dói”

“Nós não temos mais Confiança no governo”


“Queremos que a Amazônia seja Preservada mas também queremos que seja Economicamente viável”

“A Reserva extrativista é a única saída para a Amazônia não desaparecer”

“Até o momento nosso movimento é Pacifico. Tentamos Vencer e lutar com a não-violência”

“Eu Seria um covarde se fizesse isso. Meu sangue é mesmo sangue dessas pessoas que sofrem aqui. Eu não posso fugir. Há algo dentro de mim que não me deixa sair daqui. E é esse o lugar onde vou terminar minha missão”
“Respondendo a sua Amiga Irmã Zélia, que achava que ele devia sair de Xapuri até as coisas esfriasse”

“Os Seringueiros precisam ficar unidos de forma que a morte de uma pessoa não mate a Força Viva de sua Luta. Depois da morte Nós Somos inúteis. As pessoas Vivas Realizam coisas, os cadáveres não”

“Fui me afinado mais com o movimento Sindical. Achei que a bandeira Mais Eficiente pra Eu atuar era o movimento Sindical”

“Eu era um eleitor de oposição, tinha uma convicção de oposição ao Sistema, mas não entendia do processo político-partidário”

“Comecei então a Descobrir como funciona a máquina partidária, o esquema tão trágico, tão ridículo, como funciona a coisa, como os trabalhadores são enrolados, e como Servem de manobras para Fortalecer os políticos. Os trabalhadores, inconscientemente, fazem que nem uma pessoa que encontra um Leão ferido, cura o Leão e depois o Leão os devora. Os trabalhadores Fortalecem os políticos que defendem os inimigos deles. E muitos trabalhadores não Descobriram isto”

Mensagem de Despedida

“Não quero Flores no meu enterro, pois sei que irão arrancá-las da Floresta. Quero apenas que o meu assassinato Sirva para acabar com a impunidade dos jagunços sob a proteção da policia federal do Acre que, de 1975 para cá, já mataram mais de 50 pessoas como Eu, Lideres Seringueiros Empenhados em Defender a Floresta amazônica e fazer dela um exemplo de que é possível Progredir sem destruir.
Adeus foi um Prazer. Vou para Xapuri ao encontro da morte, pois dela ninguém Se Livra, tenho Certeza. Não Sou fatalista, apenas Realista. Já denunciei quem quer me matar e nenhuma providência foi ou Será tomada. O delegado da PF do Acre, Mauro Spósito, me persegue não é de hoje. E não tenho nenhuma dúvida de que os pistoleiros levarão a Melhor por um motivo:
o delegado mandou cassar meu porte de arma, Sob alegação de que tenho ligações com uma Entidade “alienígena” e “comunizante”. É a Fundação Ford, dos EUA, veja só!”


CHICO MENDES Por outros

“CHICO talvez nem Soubesse o que queria dizer Ecologia e muito menos holocausto Ecológico quando começou sua romaria pela Floresta para Organizar a peãozada dos Seringueiros – 1º., no Sindicato dos trabalhadores rurais e, mais tarde, para Criar o PT.
Nessas caminhadas pela Mata, ele acabou juntando numa bandeira só a luta Ecológica, a luta Sindical e a luta partidária, porque Sabia que elas São indissociáveis, uma Alimentando a outra no mesmo ciclo da Vida na Floresta.
Quando estive pela  última vez e Xapuri, no Acre antes da tragédia da véspera do Natal para ajudar na campanha do CHICO a prefeito, em 1985,  a barra já estava pesando. Os Fazendeiros do centro-Sul do país que tinham invadido a região não escondiam de ninguém que ele estava marcado para morrer.
Logo o CHICO que foi um dos Mais Apaixonados defensores da Vida que já Conheci, um homem tão Puro e tão Limpo como a Água da Chuva da Mata que foi Sua Companheira inseparável.
Para Honrar Seu sacrifício e o de outros tantos Companheiros, chegou a hora da nação dar um basta. O povo Brasileiro não admite mais Ser humilhado, massacrado, dizimado como a Amazônia. Não, não basta por na cadeia quem apertou o gatinho só para dar uma Satisfação à opinião pública mundial. Chegou a hora de romper com todo esse Sistema corrompido e arbitrário que municia as mãos assassinas e que nas últimas duas décadas promoveu um intenso processo de concentração de Terra e de Renda.
Lá no caminho do Céu, CHICO pode ter Certeza de uma coisa: Nós vamos prosseguir Sua luta ainda com Mais Força, nos Campos, nas Cidades para Libertar o país de uma vez por todas desses jagunços e seus mandantes, escondidos na Selva e nos gabinetes”

Luis Inácio Lula da Silva, então deputado federal. Publicação da CUT, 01/1989.

“Quem Conheceu CHICO MENDES jamais vai esquecê-lo. Homem de fala Mansa, mas cheia de Energia, envolvente pela convicção com que defendia as Suas Idéias. Personalidade Marcante que nunca abandonou seu jeito Simples de Seringueiro”

Cândido Grzybowski, Escritor/Jornalista.

“Assim como o sacrifício de Valdimir Herzog (Jornalista encontrado morto nas dependências do Dói-Codi em 1975), significou o fim da ditadura política no Brasil, a morte de CHICO MENDES deve apresentar o fim da violência fundiário do Brasil”

Carlos Alberto Ideota, representante da anistia internacional no Brasil, no Jornal Folha de SÃO PAULO, 01/01/89.

“Comparo CHICO MENDES a Lideres como Martim Luther King e John Kennedy. Robert Kennedy falava da necessidade de existir alguém como CHICO MENDES, uma pessoa que luta por uma causa e leva um pouco de Esperança”

John Heinz, Senador de Minnesota/EUA

Curiosidades

Cabrita: uma espécie de faca para o corte de Seringa.

Paixiuba: espécie de Palmeira encontrada Abundância na região.

Fontes

Jornais

Folha de SÃO PAULO, O ESTADO DE SÃO PAULO, JORNAL do Brasil, JORNAL da Tarde, Folha da Tarde, O Globo, O Dia, Los Angeles Times, New York Times, Libération.

Revistas

Financial Times, IstoÉ/Senhor, Manchete, Time, Veja.

Livros

“O testamento do homem da Floresta, CHICO MENDES por ele mesmo”  C.Grzybowski, RJ, Fase  1989
“O empate conta CHICO MENDES”, M. Souza, SÃO PAULO, Marco Zero, 1990.
“The burning season” A.Revkin, Boston, Houghton Mifflin, 1990.

Videos

“A década da destruição” A. Cowell, SÃO PAULO, Verbo Filmes, 1989.
“CHICO MENDES; Eu quero Viver”, A. Cowell, SÃO PAULO, Verbo Filmes, 1989.
“CHICO MENDES Voice of Amazon” M. Smith, NY/EUA, NSP 1989.

Outras Fontes
Publicação conjunta do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Xapuri, Conselho nacional dos Seringueiros e da Central Única dos trabalhadores (CUT), de janeiro de 1989.

Créditos

Corpyright Editora Martin Claret, 2006







Chico Mendes Diretório PT SP