01 fevereiro, 2025

O Melhor da Semana na Ciência e Tecnologia

 

DEEPSEEK

Reviravolta

O mundo tecnológico ficou de boca aberta – o Projeto Stargate prevê o investimento de 500 mil milhões de dólares (quase duas vezes o PIB português) na construção de centros de dados especializados para Inteligência Artificial (IA). Uma escala avassaladora, com o objetivo de manter os EUA e as empresas americanas na liderança deste setor. 
Dois dias antes, uma totalmente desconhecida empresa chinesa chamada DeepSeek lançava um novo modelo de IA, o o DeepSeek R1, mais focado em tarefas de raciocínio. Em dezembro, a empresa já tinha lançado o DeepSeek V3, um modelo mais generalista. Demorou quase uma semana até que a notícia se espalhasse, mas quando aconteceu, parecia fogo a alastrar num palheiro. De um momento para o outro, toda a gente da área estava a falar da DeepSeek. A aplicação saltou para o primeiro lugar dos tops das aplicações mais descarregadas. E pelo caminho fez desaparecer um bilião de dólares (sim, leu bem) em valor de mercado de algumas das maiores tecnológicas do mundo, incluindo a Nvidia, a Microsoft, a ASML e a Google.  
A razão é relativamente simples. Os modelos de IA lançados pela tecnológica chinesa, criada por Liang Wenfeng, mostraram um desempenho semelhante aos de outros modelos de referência, incluindo da OpenAI. Mais: estes modelos de ponta são disponibilizados em código aberto para programadores e gratuitamente para utilizadores na aplicação DeepSeek. Melhor: a tecnológica chinesa alega ter desenvolvido o modelo V3 com um custo total de seis milhões de dólares e em hardware antigo da Nvidia (já que as restrições comerciais impedem que a China tenha acesso aos chips mais recentes da tecnológica). 
De repente, todos aqueles que estavam a navegar a onda da Inteligência Artificial com um porta-aviões perceberam que, ao seu lado, um pequeno bote estava a apresentar um desempenho em alto mar igualmente bom. O que levantou a questão: precisamos mesmo dos porta-aviões? Ou melhor, precisamos mesmo de gastar tanto dinheiro nos porta-aviões? Foi esta diferença entre investimento/retorno tecnológico que fez os mercados panicarem e acordarem para algo que já tinha sido alertado aqui na Exame Informática por Wei Li – sim, os chamados modelos de IA de fronteira vão continuar a ser desenvolvidos e vão precisar de infraestruturas como a do Projeto Stargate, mas haverá todo um ramo de IA que vai dedicar-se à otimização de modelos que conseguirão fazer mais (e igualmente bom) com menos. 
A melhor parte neste episódio da DeepSeek é que são os grandes visados pelo sucesso da startup chinesa – como Sam Altman da OpenAI, Eric Schmidt (ex-CEO da Google) e a tecnológica Nvidia – os próprios a admitirem, por esta ordem, que os modelos da empresa são “impressionantes”, “ um ponto de viragem” e um “excelente avanço de IA”. Dá que pensar. 
Boas leituras.

 
 

Para todos os gostos

Testámos não um, não dois, não três, mas sete portáteis muito diferentes entre si – há finos, leves, resistentes, económicos e poderosos – e dizemos-lhe qual o mais indicado para cada utilizador.

 
 

O som não se mede aos palmos

A nova coluna portátil Sony Linkbuds Speaker é mais uma prova que ter um tamanho compacto não significa obrigatoriamente abrir mão de qualidade e de desempenho. Uma coluna que pode levar facilmente consigo para todo o lado.

 
 
 
 

Neste programa damos-lhe a conhecer uma bateria de música 'silenciosa', testamos aquele que é um dos smartphones com melhor relação qualidade/preço do mercado e ensaiamos o Peugeot e-5008 com capacidade para sete passageiros.

 
 

Soberania digital

Os grandes modelos de linguagem (LLM), a tecnologia que está por trás da nova geração de assistentes digitais com o ChatGPT, começam a ser vistos como uma forma de os países preservarem a identidade. Nesta reportagem damos a conhecer os primeiros passos de Portugal nesta área da Inteligência Artificial.

 
 

Sofisticação sobre rodas

Os leitores mais assíduos sabem que nos passam pelas mãos muitos carros elétricos. Por isso quando dizemos que o Audi Q6 e-tron é um sério candidato a melhor SUV e logo no segmento premium, isso deveria ser suficiente para lhe despertar a curiosidade.