Além das recomendações, esta edição também inclui uma leitura da política de JD Vance, candidato a vice-presidente de Trump, com base nos seus livros. Vance não era absolutamente ninguém antes de Una família americana (traduzida para o catalão por Albert Torrescasana em Ara Llibres), que oferecia um retrato dos eleitores de Trump àqueles que os detestavam. “Em 2024, a beleza do livro não é que retrata Vance, mas que nos serve para pintar um retrato do próprio Vance, ou, por outras palavras, que nos conta como o Trumpismo deixou de ser uma improvisação que atrai o pessoas e s 'tornou-se um projeto sério que atrai cada vez mais elites." Joan Burdeus analisa isso.
É função do jornalismo cultural procurar a filosofia por trás da maioria das pessoas da mídia e de suas manchetes. Os slogans feministas fazem parte das conversas públicas há vários anos, mas acontece que todos os líderes no terreno repetiram frases de Judith Butler e Bell Hooks como se não houvesse mulheres a lutar pela igualdade na Catalunha. Rita Roig foi visitar Mercè Otero, arquivista do centro feminista Ca La Dona , que se dedica a demonstrar e proteger a memória das referências e da história das mulheres daqui.
E Rudolf Ortega escreve sobre o modelo de linguagem literária baseado em Sales e Coromines : “A nova gramática trouxe à tona um novo registro linguístico em formação, o coloquial escrito, que está dando uma categoria literária à informalidade que antes era relegada a oralidade e que os regulamentos proibiram, com autores e tradutores procurando formulações imaginativas para uma espontaneidade genuína. Certamente Sales riria, e talvez Coromines também, mas muito discretamente.
E esta semana dois literatos nos deixaram: Jordi Amat se despede de Àlex Susanna, o herdeiro do Noucentisme, e Albert Garcia se despede do historiador Jaume Torras i Elias .
Com isso encerramos o curso em Notebook. Durante o mês de agosto reduziremos a publicação, mas teremos colaboradores em todo o território que lhe enviarão postais de verão. Você os encontrará no jornal de domingo e em nosso site. Retornaremos em setembro descansados e com leituras digeridas para continuar ampliando a conversa.
Bom domingo, feliz verão e obrigado pela leitura!
Cidad3: Imprensa Livre!!!
Saúde, Sorte e $uce$$o: Sempre!!!
|