01 fevereiro, 2025

SECOM - Senado Notícias

 

Davi Alcolumbre é o novo presidente do Senado

O senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi escolhido na tarde deste sábado (1º) como novo presidente da Casa até fevereiro de 2027. Davi foi eleito durante votação em primeiro turno, com um total de 73 votos, para um mandato de dois anos. A escolha foi feita por meio de cédulas de papel, em votação secreta, com a chamada dos parlamentares a partir da ordem de criação dos estados. Davi sucede Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que presidiu o Senado nos últimos quatro anos.

Davi agradece apoio e reforça compromisso com a busca de consenso
Após ser eleito com 73 votos, o novo presidente do Senado para o biênio 2025-2026, Davi Alcolumbre, disse que volta ao cargo para ser um "catalizador do desejo do Plenário" e reafirmou seu compromisso em ajudar na construção dos “consensos necessários” para melhorar a vida da população brasileira. Ele agradeceu o apoio e a confiança dos senadores e prometeu trabalhar incansavelmente pelo direito à igualdade, à liberdade, à promoção de uma vida digna e pelo direito do brasileiro de prosperar e ser feliz.

Davi Alcolumbre defende fortalecimento das relações institucionais
Eleito presidente do Senado neste sábado (1º), Davi Alcolumbre (União-AP) falou sobre a relação com a Câmara dos Deputados. De acordo com ele, “não é e nunca será correto que a decisão unilateral de um poder, que é bicameral, tire a autoridade do Senado”. Ao falar com a imprensa após a reunião que elegeu a nova Mesa da Casa, Davi afirmou que o distanciamento observado nos últimos tempos enfraqueceu o Congresso.

Em despedida, Pacheco destaca defesa da democracia durante seu mandato
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, destacou a defesa da democracia e a parceria com os demais Poderes como pontos importantes de seu mandato, que se encerra neste sábado (1º) com a eleição do novo comando da Casa. Em entrevista coletiva antes do início da votação, Pacheco falou sobre o legado dos quatro anos em que presidiu o Senado e afirmou que não se pode negar a capacidade dos senadores de trabalhar para entregar projetos, depois transformados em leis importantes para o país.

Senado elege Mesa para os próximos dois anos
Após a eleição do novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, neste sábado (1°), foram definidos os nomes dos demais componentes da Mesa do Senado. A nova Mesa tem integrantes de 11 das 12 bancadas com representação no Senado. Apenas o Partido Novo não tem um integrante da Mesa. Os senadores eleitos representam as Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. A Mesa também tem, pela primeira vez na história, três representantes da Bancada Feminina eleitas — duas como titulares e uma como suplente.

Abertura do ano legislativo reúne autoridades dos três Poderes na segunda
A solenidade de posse dos novos presidentes da Câmara e do Senado, seguida de sessão solene com parlamentares e autoridades dos três Poderes, marca o início da sessão legislativa de 2025 nesta segunda-feira (3). As mensagens do Executivo e do Judiciário, além dos pronunciamentos dos novos presidentes do Senado e da Câmara, serão o ponto alto da cerimônia, que oficializa o reinício dos trabalhos da duas Casas legislativas.

Relator espera votar Orçamento na CMO em março
O projeto da Lei Orçamentária Anual ( PLN 26/2024 ) deve ser votado na Comissão Mista de Orçamento (CMO) no dia 10 de março. A estimativa é do relator da matéria, senador Angelo Coronel (PSD-BA).

Governo vai negociar pauta; oposição destaca ocupação de cargos estratégicos
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá apresentar nos próximos dias ao novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a pauta prioritária do Palácio do Planalto. Entre os destaques estão o Orçamento de 2025, a isenção da cobrança do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil e o Plano Nacional de Educação. Segundo Jaques Wagner, o presidente Lula espera uma relação institucional harmoniosa com o Congresso Nacional. Já o senador Marcos Rogério (PL-RO) ressaltou que a oposição terá um protagonismo maior nesses próximos dois anos.

Humberto defende reunião de líderes para definir pauta do Plenário
Eleito segunda-vice-presidente do Senado, Humberto Costa (PT-PE) defendeu a manutenção da reunião de líderes para a definição da pauta do Plenário. Em entrevista neste sábado (1), o parlamentar afirmou que o mecanismo é democrático na organização da agenda do Legislativo.

Veneziano faz balanço positivo da gestão na Primeira-Vice-Presidência do Senado
O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), primeiro-vice-presidente do Senado, faz um balanço positivo da gestão. Ele esteve à frente do cargo nos últimos quatro anos. O senador lembrou que teve a oportunidade de presidir o Senado por várias vezes, incluindo o período de 8 de janeiro de 2023, quando houve a invasão das sedes dos Três Poderes.

Enviado por Agência Senado