24 fevereiro, 2025

Le Monde


Apoiadores de Friedrich Merz, o candidato do partido conservador União Democrata Cristã, aguardam o fechamento das seções eleitorais e o anúncio das primeiras projeções na sede do partido em Berlim, Alemanha, domingo, 23 de fevereiro de 2025, após a eleição nacional alemã. (Foto AP/Markus Schreiber)

PERFIL

ícone de assinanteCom vitória eleitoral, Friedrich Merz, rival de Angela Merkel, se vinga

O candidato da CDU, de 69 anos, está prestes a se tornar chanceler em um momento em que a Alemanha passa por uma profunda crise econômica, de segurança e de identidade.

Leia o artigoícone leia o artigo

A colíder do partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD) da Alemanha e a principal candidata de seu partido para chanceler Alice Weidel e a colíder do partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD) Tino Chrupalla enfrentam fotógrafos antes de discursar em uma coletiva de imprensa em Berlim, em 24 de fevereiro de 2025, um dia após as eleições federais alemãs. O partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD) comemorou um resultado eleitoral recorde em 23 de fevereiro de 2025 que alimentou suas esperanças mais loucas de um dia entrar no governo. (Foto de John MACDOUGALL / AFP)

NOTÍCIAS

ícone de assinanteEleições alemãs: partido de extrema direita AfD alcança resultado histórico

A Alternativa para a Alemanha (AfD), que obteve 20,8% dos votos, é agora a segunda força política mais forte do país. O partido impôs a imigração como tema principal durante a campanha e teve o apoio da administração Trump.

Leia o artigoícone leia o artigo

Nesta fotografia de distribuição tirada e divulgada pelo Serviço de Imprensa Presidencial da Ucrânia em 24 de fevereiro de 2025, (da esq.) o Secretário-Geral da OSCE, Feridun Sinirlioglu, o Primeiro-Ministro da Espanha, Pedro Sanchez, a Primeira-Ministra da Islândia, Kristrun Mjoll Frostadottir, a Primeira-Ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o Presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa, o Presidente da Letônia, Edgars Rinkevics, a Primeira-Dama da Ucrânia, Olena Zelenska, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o Presidente da Finlândia, Alexander Stubb, o Presidente da Lituânia, Gitanas Nauseda, o Primeiro-Ministro do Canadá, Justin Trudeau, a Presidente da Estônia, Kristen Michal, o Primeiro-Ministro da Noruega, Jonas Gahr Store, o Primeiro-Ministro da Suécia, Ulf Kristersson, e o Ministro Delegado da França para a Europa, Benjamin Haddad, em sinal de respeito durante uma cerimônia para marcar o terceiro aniversário da invasão russa da Ucrânia, na Praça da Independência, em Kiev. - RESTRITO AO USO EDITORIAL - CRÉDITO OBRIGATÓRIO "FOTO AFP / FOLHETO / SERVIÇO DE IMPRENSA PRESIDENCIAL DA UCRÂNIA" - SEM MARKETING, SEM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS - DISTRIBUÍDO COMO UM SERVIÇO AOS CLIENTES (Foto por Folheto / SERVIÇO DE IMPRENSA PRESIDENCIAL DA UCRÂNIA / AFP) / RESTRITO AO USO EDITORIAL - CRÉDITO OBRIGATÓRIO "FOTO AFP / FOLHETO / SERVIÇO DE IMPRENSA PRESIDENCIAL DA UCRÂNIA" - SEM MARKETING, SEM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS - DISTRIBUÍDO COMO UM SERVIÇO AOS CLIENTES

Líderes mundiais em Kyiv marcam três anos de guerra na Ucrânia enquanto Zelensky elogia "resistência"

Os líderes Ursula von der Leyen, da UE, e Justin Trudeau, do Canadá, chegaram a Kiev na segunda-feira para marcar a invasão da Ucrânia pela Rússia, há três anos, em 24 de fevereiro de 2022.

Leia o artigoícone leia o artigo

Emmanuel Macron chega para receber seus colegas antes da reunião informal sobre a situação na Ucrânia e questões de segurança na Europa no Palácio do Eliseu, no 8º arrondissement de Paris, segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025.

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteEm Washington, Macron quer convencer Trump a não descartar a Ucrânia e a Europa

Em visita à Casa Branca na segunda-feira, o presidente francês deve detalhar propostas de Paris e Londres para enviar tropas à Ucrânia para garantir um cessar-fogo. Um plano que pressupõe o apoio dos EUA.

Leia o artigoícone leia o artigo

Uma fotografia do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e do presidente dos EUA Joe Biden em exposição no Museu Nacional de História Ucraniana, Kiev, Ucrânia, 19 de fevereiro de 2025.

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteComo os EUA passaram de apoiar a Ucrânia a abandoná-la

Com o retorno de Donald Trump à Casa Branca, o presidente dos EUA ameaça pôr fim abruptamente a três anos de assistência contínua a Kiev, sem uma visão clara de um possível resultado.

Leia o artigoícone leia o artigo

RECURSO

ícone de assinanteCultura, a outra batalha existencial da Ucrânia

Desde o início da invasão russa, autoridades e artistas ucranianos têm se mobilizado para construir uma narrativa nacional, gerando debates acalorados que vão da rejeição total ao desejo de reapropriação.

Leia o artigoícone leia o artigo



Mohamed Amra, apelidado de "A Mosca", é levado algemado por policiais ao Tribunal de Apelações em Bucareste, Romênia, domingo, 23 de fevereiro de 2025, após sua prisão no dia anterior. (Foto AP/Vadim Ghirda)

ícone de assinanteComo os investigadores encontraram o "maior bandido" da França e o que vem depois da prisão na Romênia

Mirel Bran

Leia o artigoícone leia o artigo

VÍDEO

Financiamento de um ditador e malas de dinheiro: Por que o ex-Nicolas Sarkozy está sendo julgado?

Emilie Duhamel

Leia o artigoícone leia o artigo

GROSZ, George_Metropolis, 1916-1917_569 (1978.23)Museo Nacional Thyssen-Bornemisza, Madrid © Estate of George Grosz, Princeton, NJ / Adagp, Paris, 2024

ANÁLISE

ícone de assinanteO Museu Picasso de Paris traz à luz a arte odiada pelos nazistas

Harry Bellet

Leia o artigoícone leia o artigo

Um técnico monta uma antena parabólica Starlink em uma casa em Niamey em 22 de janeiro de 2025. Com menos de um terço de seu vasto território coberto pela internet, o Níger está apostando na Starlink, a provedora de banda larga do bilionário americano Elon Musk, para preencher a lacuna digital em alta velocidade. Em novembro, o regime militar no poder no Níger concedeu à Starlink uma licença de operação de internet de banda larga de cinco anos. (Foto de BOUREIMA HAMA / AFP)

ícone de assinanteStarlink conquista o mercado africano da internet

Marie de Verges

Leia o artigoícone leia o artigo

Esta foto fornecida pelo Palácio Real Saudita mostra (da esq.) o príncipe herdeiro e primeiro-ministro do Bahrein, Salman bin Hamad al-Khalifa, o emir do Catar, xeque Tamim bin Hamad Al-Thani, o presidente dos Emirados Árabes Unidos, xeque Mohamed bin Zayed al-Nahyan, o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, o emir do Kuwait, xeque Meshal al-Ahmad al-Jaber al-Sabah, o rei Abdullah II da Jordânia, o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, o príncipe herdeiro da Jordânia, Hussein, e o conselheiro de segurança nacional dos Emirados Árabes Unidos, xeque Tahnoun bin Zayed al-Nahyan, posam para uma foto em Riad em 21 de fevereiro de 2025. (Foto de SAUDI ROYAL PALACE / AFP)

NOTÍCIAS

ícone de assinantePaíses árabes esboçam plano para reconstrução de Gaza

Hélène Sallon

Leia o artigoícone leia o artigo

EDITORIAL

Os Estados Unidos de Trump são agora uma ameaça à democracia na Europa

Leia o artigoícone leia o artigo

COLUNA

ícone de assinante'A América do Estado de direito e da ordem internacional liberal está a desaparecer'

Alain Frachon - Colunista

Leia o artigoícone leia o artigo

Papa Francisco ainda está em estado crítico enquanto orações globais chegam

Autoridades do Vaticano disseram no domingo que o estado do Papa Francisco continua crítico, já que ele está em seu 10º dia no hospital, embora ele não tenha sofrido outro ataque respiratório desde a manhã de sábado.

Leia o artigoícone leia o artigo

Tribunal russo mantém pena de prisão de pesquisador francês

A Rússia considerou o pesquisador francês e trabalhador de ONG Laurent Viantier culpado de violar sua lei de "agente estrangeiro" em outubro.

Leia o artigoícone leia o artigo

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteNetanyahu ameaça retomar guerra em Gaza e estende operações militares na Cisjordânia ocupada

O primeiro-ministro israelense suspendeu a libertação de prisioneiros palestinos sob o acordo de cessar-fogo. O exército aumentou seu "nível de alerta operacional" em torno de Gaza e seus tanques entraram na cidade de Jenin pela primeira vez desde 2002.

Leia o artigoícone leia o artigo

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteNacionalistas europeus em peregrinação a Washington e a fonte do Trumpismo

Líderes europeus de extrema direita compareceram à convenção do CPAC, a reunião anual de conservadores americanos, ansiosos para seguir os passos de Donald Trump.

Leia o artigoícone leia o artigo

Agências federais dos EUA rejeitam ultimato de revisão de empregos de Musk

Várias agências federais dos EUA, incluindo algumas lideradas por apoiadores de Trump, estão resistindo à diretriz de Elon Musk para que os funcionários justifiquem seu trabalho ou corram o risco de demissão.

Leia o artigoícone leia o artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteO 'momento DeepSeek' da China

O lançamento da startup chinesa de IA na corrida global de IA no final de janeiro gerou entusiasmo por todo o país, amplamente alimentado pelo governo. O presidente Xi Jinping se posicionou como líder da indústria de tecnologia do país.

Leia o artigoícone leia o artigo