15 janeiro, 2025

O Tempo | MG

 

Logo da Newsletter 7 às 7
Logo do jornal O TEMPO

Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Você pode ler essa newsletter em 🕖 7 minutos

Mais de meio milhão de pessoas vivem em áreas de risco em Minas Gerais. Lula veta ‘regalias’ aos Estados que entrarem no Propag. Até quando vai chover? BH e interior de MG podem ter 'mudança' em breve. Cruzeiro ‘estrelado’ faz hoje sua primeira partida da temporada, nos EUA, contra o São Paulo. Veja esses e outros destaques desta quarta-feira, 15 de janeiro de 2025.

Área de risco em Ipatinga, em Minas
Notícia número 1

Risco em Minas

Minas Gerais tem hoje cerca de 582 mil pessoas vivendo em áreas de risco geológico – agravado, em muitas regiões, pelas montanhas tão características do Estado, segundo o Serviço Geológico do Brasil. Construções irregulares e falta de planejamento são corresponsáveis pelo perigo a que moradores são expostos. Nesta estação chuvosa já são 25 mortos. “Perdemos tudo. É um sentimento de tristeza porque poderia ter sido evitado”, lamenta Junio Geraldo da Silva, cuja mãe morreu soterrada em Ipatinga.

Notícia número 2

Propag

Após mais de um ano de negociações em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou ontem o programa alternativo ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) para repactuar a dívida dos Estados com a União. Apadrinhada pelo presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD), a versão final do Programa de Pleno Pagamento (Propag) preserva a federalização de estatais, mas deixa de fora a utilização de um fundo criado pela reforma tributária para abater as dívidas.

Notícia número 3

Chuva

Até quando vai chover? Em janeiro, até agora, BH teve apenas um dia sem registro de chuva. O tempo, no entanto, deve mudar a partir desta sexta-feira, 17 de janeiro. Veja como fica a previsão para a capital e para o interior do Estado nos próximos dias.

Notícia número 4

Proibição do funk

A Prefeitura de Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas Gerais, proibiu a reprodução de músicas de funk em veículos de recreação que oferecem passeios a crianças e adolescentes. Os passeios são tradicionalmente conhecidos como “carreta furacão”. A decisão foi publicada em decreto na última sexta-feira (10 de janeiro). Ao anunciar a medida, a prefeitura cita “músicas com conteúdo inadequado”.

Notícia número 5

Custo alto

Quanto custa comer 40 ovos por dia em um mês? A dieta de Gracyanne Barbosa voltou a chamar atenção na internet após a entrada da empresária no BBB 25. O plano alimentar dela prevê a ingestão de 40 ovos diariamente, 1.200 unidades em um mês de 30 dias - meta que não deve ser alcançada durante o reality show. Mas quanto custa cumprir essa dieta? Veja os valores.

Notícia número 6

Estreia do Cruzeiro

Após semanas de expectativa, a torcida do Cruzeiro finalmente poderá, nesta quarta-feira (15/1), ver os grandes reforços do time nesta temporada atuarem com a camisa estrelada. A partir das 21h30 (de Brasília), a Raposa encara o São Paulo, em jogo amistoso disputado em Orlando, nos Estados Unidos. Veja todos os detalhes da partida.

Notícia número 7

Bunker do Acaiaca

O bunker do edifício Acaiaca, no centro de Belo Horizonte, será inaugurado para visitação nesta quinta-feira (16/01). O valor dos ingressos e os horários para visita ao abrigo antiaéreo da época da Segunda Guerra Mundial foram divulgados, e os interessados já podem adquirir uma entrada. Veja quanto custa e como planejar a visita.

As opiniões do dia

Veja o que dizem os nossos colunistas hoje.
Atenção, alguns artigos são exclusivos para assinantes.

Editorial

Editorial - Proibição a celulares nas salas de aulas
Norma sancionada tem objetivo de reduzir uso de smartphones por crianças e adolescentes e aumentar resultados nos estudos

Open Mind Brazil

Open Mind Brazil - O fator H da transformação digital
Música engaja colaboradores e torna processo mais humano

Ouça na Alexa

Todos os dias, às 7h, também atualizamos a nossa skill na Alexa, com as notícias que você precisa saber sobre Minas Gerais e o Brasil ao acordar. Baixe a Skill e dê o comando: "Alexa, quais as notícias?"Conheça mais.