Antes tarde do que mais tarde, vim aqui falar do Rei do Lixo. Já faz dias que esse assunto assombra Brasília. Ou aterroriza, como bem notou o repórter Rodrigo Rangel, no PlatôBR. O caso envolve desvio de dinheiro de emendas parlamentares (ou seja, dinheiro público) o Centrão, o supremo Dino, o supremo Nunes Marques e também o deputado Elmar Nascimento, do União Brasil.
♻️É enredo de novela, BRASEW. Mas o nome dado pela Polícia para a Operação é ruim demais: Overclean. Pensa como Lava Jato era muito mais fácil de dar manchete? Não sei nem dizer como se pronuncia Overclean. E ainda teve outra parte da operação que foi chamada de Cleanance. Pior ainda. Vai aí, tenta pronunciar Cleanance. A PF já foi melhor nisso daí.
Pensamento aleatório. Será que foi por causa do esquema do Lixo que o Lira abandonou o Elmar na fila da presidência da Câmara? O deputado era tido como preferido de Lira para o cargo, mas no meio do caminho, nosso Arthurzito mudou o rumo da prosa e anunciou seu apoio para Hugo Motta (Republicanos).
A treta é a seguinte.
♻️A polícia da Bahia já investiga há um bom tempo um esquema de desvio de dinheiro público das emendas parlamentares, que envolve o empresário Marcos de Moura e que é conhecido como Rei do Lixo. Ele presta serviços de coleta de lixo e tem um contrato bilionário com a prefeitura de Salvador.
♻️A suspeita da polícia é que o dinheiro envolvido em esquemas de fraude em licitação e superfaturamento de contratos é da ordem de mais bilhão de reais e envolve dezenas de prefeituras em 17 estados diferentes. E todas as prefeituras estariam ligadas ao União Brasil. Teve gente sendo presa na véspera do Natal do ano passado.
♻️Mas o que está pegando agora é que o caso subiu para o Supremo Tribunal Federal. E por que um caso sobe para o Supremo? Porque envolve político com foro privilegiado. Como diz a figurinha: uns foro privilegiado, outros foro enganado. E, na semana passada, vieram as primeiras notícias do portal Metrópoles de que a persona com foro privilegiado era Elmar Nascimento.
♻️Quando o caso chegou lá no Supremo, o ministro Edson Facchin estava de plantão e decidiu distribuir aleatoriamente. Caiu nas mãos do Nunes Marques, ministro que foi indicado pelo Bolsonaro. Só que a Polícia Federal quer que o caso vá para o supremo Dino DaSsilvaSsauro, o Flávio Dino. E por quê? Porque Dino é o ministro que está botando o terror no caso das emendas parlamentares. Chegou a bloquear mais de 4 bilhões de realezas que iriam para Lira e os aliados, lembra?
♻️Agora o caso está com o supremo Barroso, que é o presidente do Supremo, que está analisando se vai redistribuir mesmo. E já está todo mundo antenado porque tem uns outros 13 processos que envolvem emenda parlamentares e que correm em segredo de Justiça com diferentes ministros supremos. Já pensou se vai tudo para o Dino?
Por que o Elmar apareceu no caso?
♻️Porque a polícia encontrou no cofre do tal Rei do Lixo um contrato de compra e venda de um apartamento da filha do rei para o Elmar por valor abaixo do mercado. Aí, suspeitaram que poderia ser simulação de pagamento de propina.
Quem é o União Brasil? É aquele partido que nasceu da união do PSL (que foi o partido que elegeu Bolsonaro e era comandado por Luciano Bivar e Antonio Rueda) e o DEM (o partido do ACM Neto). Hoje é o Rueda que é o presidente do partido.
Notícias da gringa
♻️O Musk Siberiano, como esperado, já anda questionando anúncios que foram feitos pelo Donald Trump. Sim, o Elon Musk, o mesmo que comemorou a vitória de Trump e que fez campanha para Trump. Basicamente Musk diz que Open AI, Oracle e Softbank não têm aquele dinheirão todo de meio trilhão de doletas para investir em inteligência artificial.
♻️E o Trump que havia prometido acabar com todas as guerras com dois telefonemas assim que assumisse não conseguiu cumprir a promessa e teve que partir para as ameaças contra Putin. “Se não chegarmos a um ‘acordo’ em breve, não tenho outra escolha senão aplicar altos níveis de impostos, tarifas e sanções a tudo o que for vendido pela Rússia aos Estados Unidos”.
♻️Tixa, mas os EUA já não tinham aplicado todo tipo de sanção contra a Rússia. Pois é, darling. Digo nada, só observo.
E a xepa?
♻️O governo agora estuda vender xepa em parceria com supermercados para baratear os alimentos. A ideia é vender mais barato alimentos que estão perto da validade ou venceram há pouquíssimo tempo.
♻️Só sei que no mesmo dia que sai essa história da Xepa veio a notícia de que a delegacia do consumidor do Rio foi atrás da empresa que vendeu 800 toneladas de carne estragada que tinha ficado submersa nas enchentes do Rio Grande do Sul. A denúncia parece que foi feita pelo próprio frigorífico que vendeu a carne estragada (que deveria servir apenas para fazer ração), e que depois descobriu que estavam vendendo como carne boa. Aff!
Minha recomendação é a seguinte: Acorda, BRASEW, que eu vou dormir.