Facebook

Twitter

22 janeiro, 2025

Notícias Tixa

 

Antes tarde do que mais tarde, vim aqui falar do Rei do Lixo. Já faz dias que esse assunto assombra Brasília. Ou aterroriza, como bem notou o repórter Rodrigo Rangel, no PlatôBR. O caso envolve desvio de dinheiro de emendas parlamentares (ou seja, dinheiro público) o Centrão, o supremo Dino, o supremo Nunes Marques e também o deputado Elmar Nascimento, do União Brasil.

♻️É enredo de novela, BRASEW. Mas o nome dado pela Polícia para a Operação é ruim demais: Overclean. Pensa como Lava Jato era muito mais fácil de dar manchete? Não sei nem dizer como se pronuncia Overclean. E ainda teve outra parte da operação que foi chamada de Cleanance. Pior ainda. Vai aí, tenta pronunciar Cleanance. A PF já foi melhor nisso daí.

Pensamento aleatório. Será que foi por causa do esquema do Lixo que o Lira abandonou o Elmar na fila da presidência da Câmara? O deputado era tido como preferido de Lira para o cargo, mas no meio do caminho, nosso Arthurzito mudou o rumo da prosa e anunciou seu apoio para Hugo Motta (Republicanos).

A treta é a seguinte.

♻️A polícia da Bahia já investiga há um bom tempo um esquema de desvio de dinheiro público das emendas parlamentares, que envolve o empresário Marcos de Moura e que é conhecido como Rei do Lixo. Ele presta serviços de coleta de lixo e tem um contrato bilionário com a prefeitura de Salvador.

♻️A suspeita da polícia é que o dinheiro envolvido em esquemas de fraude em licitação e superfaturamento de contratos é da ordem de mais bilhão de reais e envolve dezenas de prefeituras em 17 estados diferentes. E todas as prefeituras estariam ligadas ao União Brasil. Teve gente sendo presa na véspera do Natal do ano passado.

♻️Mas o que está pegando agora é que o caso subiu para o Supremo Tribunal Federal. E por que um caso sobe para o Supremo? Porque envolve político com foro privilegiado. Como diz a figurinha: uns foro privilegiado, outros foro enganado. E, na semana passada, vieram as primeiras notícias do portal Metrópoles de que a persona com foro privilegiado era Elmar Nascimento.

♻️Quando o caso chegou lá no Supremo, o ministro Edson Facchin estava de plantão e decidiu distribuir aleatoriamente. Caiu nas mãos do Nunes Marques, ministro que foi indicado pelo Bolsonaro. Só que a Polícia Federal quer que o caso vá para o supremo Dino DaSsilvaSsauro, o Flávio Dino. E por quê? Porque Dino é o ministro que está botando o terror no caso das emendas parlamentares. Chegou a bloquear mais de 4 bilhões de realezas que iriam para Lira e os aliados, lembra?

♻️Agora o caso está com o supremo Barroso, que é o presidente do Supremo, que está analisando se vai redistribuir mesmo. E já está todo mundo antenado porque tem uns outros 13 processos que envolvem emenda parlamentares e que correm em segredo de Justiça com diferentes ministros supremos. Já pensou se vai tudo para o Dino?

Por que o Elmar apareceu no caso?

♻️Porque a polícia encontrou no cofre do tal Rei do Lixo um contrato de compra e venda de um apartamento da filha do rei para o Elmar por valor abaixo do mercado. Aí, suspeitaram que poderia ser simulação de pagamento de propina.

Quem é o União Brasil? É aquele partido que nasceu da união do PSL (que foi o partido que elegeu Bolsonaro e era comandado por Luciano Bivar e Antonio Rueda) e o DEM (o partido do ACM Neto). Hoje é o Rueda que é o presidente do partido.

Ainda não recebe no teu email? Corre e se inscreve, darling.

Notícias da gringa

♻️O Musk Siberiano, como esperado, já anda questionando anúncios que foram feitos pelo Donald Trump. Sim, o Elon Musk, o mesmo que comemorou a vitória de Trump e que fez campanha para Trump. Basicamente Musk diz que Open AI, Oracle e Softbank não têm aquele dinheirão todo de meio trilhão de doletas para investir em inteligência artificial.

♻️E o Trump que havia prometido acabar com todas as guerras com dois telefonemas assim que assumisse não conseguiu cumprir a promessa e teve que partir para as ameaças contra Putin. “Se não chegarmos a um ‘acordo’ em breve, não tenho outra escolha senão aplicar altos níveis de impostos, tarifas e sanções a tudo o que for vendido pela Rússia aos Estados Unidos”.

♻️Tixa, mas os EUA já não tinham aplicado todo tipo de sanção contra a Rússia. Pois é, darling. Digo nada, só observo.

E a xepa?

♻️O governo agora estuda vender xepa em parceria com supermercados para baratear os alimentos. A ideia é vender mais barato alimentos que estão perto da validade ou venceram há pouquíssimo tempo.

♻️Só sei que no mesmo dia que sai essa história da Xepa veio a notícia de que a delegacia do consumidor do Rio foi atrás da empresa que vendeu 800 toneladas de carne estragada que tinha ficado submersa nas enchentes do Rio Grande do Sul. A denúncia parece que foi feita pelo próprio frigorífico que vendeu a carne estragada (que deveria servir apenas para fazer ração), e que depois descobriu que estavam vendendo como carne boa. Aff!

Minha recomendação é a seguinte: Acorda, BRASEW, que eu vou dormir.