Em paralelo à revogação do ato da Receita, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o governo vai editar uma Medida Provisória (MP) para garantir a gratuidade do Pix, bem como reforçar o sigilo bancário em torno da ferramenta. Mais cedo, Haddad disse que o governo federal está tomando providências criminais contra as pessoas que estiverem propagando fake news sobre a taxação das transações feitas pela ferramenta.
O ministro da Fazenda também informou sobre uma nova reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para definir os vetos do projeto de regulamentação da reforma tributária. O prazo para sanção da proposta termina nesta quinta-feira (16). Enquanto isso, as contas do governo central, que engloba Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social, registraram um déficit de R$ 4,5 bilhões em novembro de 2024, informou o Tesouro.
O secretário do Tesouro, Rogério Ceron, afirmou que o resultado primário de 2024 deve ficar mais próximo do centro da meta fiscal do que do limite inferior.
Já nos Estados Unidos, a atividade econômica aumentou de forma leve a moderada no final de novembro e dezembro, informou o Fed em seu Livro Bege, com o emprego em alta e os preços subindo moderadamente em meio a preocupações sobre o possível impacto das políticas do presidente eleito Donald Trump. |