Este é o boletim informativo da seção Madrid do EL PAÍS, que muda de frequência e de autor. A partir de agora será divulgado às terças-feiras, às seis da tarde, com a assinatura de Miguel Ezquiaga. Às sextas-feiras, Héctor Llanos Martínez mantém o seu delivery, dedicado às propostas para o fim de semana e que chegará ao meio-dia. Se você não é inscrito, pode se inscrever aqui .
TOC Toc. Tem alguem ai?
Esta terça-feira trago um breve guia para conhecer a Feira do Livro de Madrid, um evento cultural com ares de peregrinação que se transforma a cada ano, embora possa parecer igual. O evento acontece sempre no Parque do Retiro, embora as posições dos expositores variem ( você pode conferir aqui ). Os escritores que assinam também mudam, até a configuração do próprio espaço, que se adapta ao crescimento dos carvalhos, pinheiros e magnólias. O povo de Madrid examina cada novo desenvolvimento com a suspeita de um especialista. Tantos anos frequentando o Paseo de Coches do parque nesta época aguçam nosso senso crítico.
A 84ª edição da feira vai até domingo, 16 de junho. São 359 cabines, três palcos para apresentações musicais e uma programação especial que nesta sexta se estende até as 23h30. O evento reúne escritores, famosos e famosos que escrevem. Essa variedade deve ser celebrada: a mesma é assinada por Manuel Jabois (hoje na Livraria Panta Rhei), pelo júri do Masterchef (domingo, dia 9, no Hipercor), por María Speak English (quinta-feira, dia 6, na Casa del Libro) e por Héctor Abad Faciolince (terça-feira, 11, em Pérgamo). Além da interminável lista de signatários, disponível no site da organização , estão previstos um bom número de colóquios. Richard Ford e Mariana Enriquez falarão na quinta-feira, dia 6, enquanto Lionel Shriver e Sergio del Molino o farão no sábado, dia 8, Juan Villoro e Belén Gopegui fecharão o evento na próxima semana, entre outros.
Se procura um presente para os mais pequenos, dê uma vista de olhos a esta lista de álbuns ilustrados que eles criaram na Mamas & Papas . Além disso, Babelia perguntou aos livreiros sobre os seus 70 títulos essenciais . Uma novidade não isenta de polêmica é o espaço octogonal no centro do calçadão, onde estão localizados 15 pequenos selos. Ali, na sexta-feira, a rainha Letizia recebeu um exemplar de Como bestias (Os arredores), de Violaine Bérot, prêmio dos livreiros de 2023, e outro de La quinta de Vistalegre , publicado pela Artelibro, como contou Andrea Aguilar naquela crônica . A feira Indómitas repete, cinquenta expositores não comerciais apresentando livros experimentais, underground e raros. Fanzines, livros de artista, objetos intervencionados ou revistas autopublicadas que até o ano passado não tinham lugar.
Os restaurantes e bares próximos ao Retiro serão palco de encontros entre escritores e agentes, editores e visitantes. É por isso que os meus colegas Gastro pediram aos protagonistas da feira as melhores referências de boa comida da zona . A diretora do evento, Eva Orúe, opta pelo cardápio do dia no Cruz Blanca Las Murallas, localizado em frente à porta Sainz de Baranda. A rabada estufada é essencial. Se procura algo mais especial, Orúe cita o arroz de alho-poró e camarão de Berlanga (Avenida Menéndez Pelayo, 41), que também recomenda a escritora Elvira Lindo, junto com o mexido de pescada e abobrinha de La Castela (Doutor Castelo, 22) . Se ainda estiver com fome, esta é uma seleção de 10 livros sobre gastronomia que todo foodie deveria conhecer. Hum!
E você, tem alguma sugestão a acrescentar? Eu li você em nlmadrid@elpais.es . |