David Modigliani es un director de documentales que, como buen descendiente de italianos, vivió siempre muy pegado a sus abuelos, Franco y Serena, conviviendo con ellos, disfrutando de sus conversaciones y considerando su historia de amor mientras escapaban de la Italia fascista de Mussolini un conto de fadas. Ele adorava ouvi-los, suas anedotas e suas discussões e sempre pensou que um dia iria sentar-se com eles, gravá-los e fazer algo com aquele material. Para surpresa de ninguém, porque todos fazemos a mesma coisa e confiamos nesse “algum dia”, Franco e Serena morreram sem terem deixado todas as suas memórias gravadas.
David, depois de lamentar o seu descuido, decidiu investigar este conto de fadas para descobrir como os seus avós se conheceram, como tinha sido a vida deles na Itália de Mussolini com as suas políticas antijudaicas, como conseguiram fugir da Europa pouco antes da eclosão da a Segunda Guerra Mundial e, também, o que aconteceu com sua família italiana. Para isso, e como não pode mais recorrer aos avós, começa a investigar as quatorze caixas de documentos que seu pai guardou durante anos esperando a hora chegar, viaja para Itália para investigar arquivos, entrevistar tios e primos distantes , Mario Draghi até o acolhe porque foi aluno do avô que, aliás, ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 1983!
O resultado dessa pesquisa é o Pack One Bag , um podcast de 10 episódios para conhecer a história dos Modigliani e também dos Calabi. Não consigo nem dizer quantas coisas acontecem nesta saga familiar e como ela é bem contada. Gostaria de salientar o risco que David correu ao interpretar o avô e a avó, imitando as suas vozes de forma humorística, recriando alguns diálogos ficcionais. Este recurso, que poderia ter sido um desastre, torna-se um sucesso narrativo que permite ao ouvinte visualizar Franco e Serena compartilhando sua história com o neto e conosco. Além disso, e se tudo isso não bastasse, você pode ouvir Stanley Tucci no papel de Giulio Calabi, bisavô de David, conhecido como “o rei dos livros”.
O podcast é em inglês e trago aqui para o Sonogram, algo inusitado, pois ouvindo e conversando com David sobre o exílio espanhol durante a ditadura de Franco, pensei que não temos podcasts em nossa língua que contem histórias desse tipo . Me perguntou por quê. Foram contadas em filmes, em romances, em documentários, em banda desenhada, mas não com a profusão que deveriam para um país que sofreu uma ditadura de quarenta anos. Em áudio, poucos exemplos me vieram à mente, não apenas de histórias de exílio, mas de histórias de guerra, de repressão. Lembrei-me do episódio Miniaturas , do Book Family; ou Um buraco no silêncio , do qual não se fala; ou, mais informativo, em Hoje no país temos munições, laxantes, moedas, é assim que “fala” um campo de concentração. Certamente há mais alguns, mas não muitos, e me pergunto se isso vai acontecer conosco como o que aconteceu com David, que estamos esperando ter tempo para “algum dia” ouvir essas histórias dos mais velhos e poder contá-las. ; e talvez esse tempo já tenha passado. Devemos registrar nossos pais, nossos avós, qualquer pessoa que tenha uma história, não só para poder fazer, quem sabe, um podcast , mas para que sua memória não se perca. Enquanto você decide se grava ou não seus avós, recomendo que ouça Pack One Bag porque tem tudo para te fisgar: ótimo roteiro, ótimos personagens, ótima história, humor, ritmo, emoção e a Segunda Guerra Mundial, que é algo isso sempre te fisga. Recomendo também que você visite o site deles porque vale muito a pena. Outro dia falarei sobre sites de podcast e porque os considero importantes.
|