Phineas Parkhurst Quimby (Lebanon, Nova Hampshire, 16 de fevereiro de 1802 — Belfast, Maine, 16 de janeiro de 1866) foi um um professor espiritual americano. Um dos pioneiros das ideias teológicas que deram origem ao Movimento do Novo Pensamento e, de acordo com alguns, desaprovava as idéias dos aderentes do movimento — a Ciência Cristã.
Ideias e pensamentos
Quimby desenvolveu algumas idéias sobre a habilidade das pessoas de
curar suas enfermidades por meio da força de suas mentes. Esta crença em
cura derivava da teologia de um Deus amoroso e de uma relidade
espiritual mais densa e profunda, mais real que o nosso mundo. Começou a
ensinar sua visão para os outros; Mary Baker Eddy, que mais tarde fundou a Ciência Cristã, estudou com ele por um tempo, assim como outros que foram, mais tarde, inspirar o Movimento do Novo Pensamento.
O Novo Pensamento ou Movimento Novo Pensamento é um movimento espiritual que eclodiu nos Estados Unidos no final do século XIX e que enfatiza crenças metafísicas. Ele consiste de um grupo livremente formado por denominações religiosas, organizações seculares, autores, filósofos, e indivíduos que compartilham um conjunto de crenças metafísicas referentes aos efeitos do pensamento positivo, Lei da atração, cura, força vital, visualização criativa e poder pessoal. Tal corrente de pensamento promove a idéia de que Deus tem o dom da ubiqüidade, que o espírito é a totalidade das coisas reais, que a verdadeira natureza humana é divina, que o pensamento divino é uma força para o bem, que todas as doenças se originam da mente, e que o 'pensamento certo' tem um efeito regenerador.
"It
is to the sick and not to the well, that this is written;
to open their eyes, so that they can see
how they have been deceived."
to open their eyes, so that they can see
how they have been deceived."
para abrir os olhos, para que eles possam ver
como eles foram enganados. "