Da Redação sobre documentário
|
O papel da mídia nos conflitos bélicos em discussão |
|
O filme A guerra que você não vê reconstrói a história das guerras recentes mostrando como a mídia e o governo trabalham juntos para persuadirem o mundo de que estão fazendo a coisa certa ao invadirem, por exemplo, o Iraque e o Afeganistão. As perguntas do jornalista John Pilger são aquelas que gostaríamos de fazer aos editores das principais agências de notícias do mundo, aos funcionários do governo estadunidense e às autoridades britânicas.
O documento que esse filme mostra revela, entre outras coisas, que desde a I Guerra Mundial o número de civis mortos vem crescendo assustadoramente. Mostra ainda que, mesmo nenhuma nação oferecendo riscos aos EUA, eles continuam prontos para guerrear. Fazer dinheiro é o único objetivo das guerras.
No momento em que se discute mudanças políticas no oriente árabe, e assistimos a OTAN autorizar bombardear a Líbia, é importante ter em mente que quando países como os EUA e a Grã-Bretanha afirmam ir à luta pela democracia, na verdade são guiados por outros interesses. Vale a pena assistir e refletir sobre o filme de John Pilger. Aí está ele. Aprecie!
http://www.conexaojornalismo.com.br/colunas/cultura/documentarios/documentario-retrata-relacao-da-midia-com-os-senhores-da-guerra-no-oriente-medio-assista-o-video-32-6558
|