Uma História de Amor e Fúria é uma animação que tem como personagem um homem, voz de Selton Mello, com quase 600 anos de idade acompanha a história do Brasil, enquanto procura a ressurreição de sua amada Janaína (Camila Pitanga).
A história começa com a fundação de São Sebastião do Rio de Janeiro em 1565, com a guerra entre os franceses/tupinambás contra os portugueses/tupiniquins. Depois passa para 1838 na Balaiada, que aconteceu no Maranhão, mas envolve o futuro Duque de Caxias (apesar de mostrar um versão nada abonadora dele). Daí pula para os anos do governo militar, tendo como personagem, desta vez, m guerrilheiro, não tenho certeza se passará no Rio, mas deve passar.
O mais interessante é a 4ª história, que passa no Rio de Janeiro 80 anos depois dos Jogos Olímpicos, mais especificamente em 2096, em um futuro nada feliz e com direito a um Cristo Redentor sem um dos braços, ou seja, sem abraçar a cidade. Nele, de acordo com o roteirista, “Fala-se muito da falta de água potável no futuro, da subida do mar por causa do degelo, de condomínios verticais gigantes, da presença de milícias particulares, de assassinato de sem-teto. Já estava tudo aí, não foi preciso ir muito longe…”
Veja um pequeno trecho deste Rio de Janeiro, nada Maravilhoso, em 2096.
O filme, dirigido Luiz Bolognesi a princípio se chamariaLutas (as 4 histórias são em períodos mais violentos do Brasil), depois mudou para Rio 2096 e, finalmente, o título atual Uma História de Amor e Fúria. Bolognesi foi roteirista de “Bicho de Sete Cabeças”, “Chega de Saudade”, Terra Vermelha e “As Melhores Coisas do Mundo”
Assista ao teaser:
O filme está com estreia oficial marcada para o dia 5 de Abril, de acordo com sua página no Facebook. E ao trailer oficial:
O filme custou R$ 4,5 milhões, foi produzido pela Buriti Filmes e Gullane, e conta além de Selton Mello e Camila Pitanga com a voz de Rodrigo Santoro.
Agora esperar o dia 5 de Abril para assistir, tenho certeza que vou adorar, afinal juntar animação, história do Brasil, Rio de Janeiro e mais futuro é tudo o que quero!
De: Diário do Rio de Janeiro <quintino@gmail.com>
Assunto: Diário do Rio de Janeiro
Para: sulinha3@yahoo.com.br