19 novembro, 2024

Le Monde

 


Esta fotografia de distribuição tirada e divulgada pelo Serviço de Imprensa Presidencial Ucraniano em 18 de novembro de 2024 mostra o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky (3º D) visitando a 25ª Brigada Aerotransportada Separada em Pokrovsk, região de Donetsk, em meio à invasão russa da Ucrânia. - RESTRITO AO USO EDITORIAL - CRÉDITO OBRIGATÓRIO "FOTO AFP / SERVIÇO DE IMPRENSA PRESIDENCIAL UCRANIANO" - SEM MARKETING, SEM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS - DISTRIBUÍDO COMO UM SERVIÇO AOS CLIENTES (Foto de Distribuição / SERVIÇO DE IMPRENSA PRESIDENCIAL UCRANIANO / AFP) / RESTRITO AO USO EDITORIAL - CRÉDITO OBRIGATÓRIO "FOTO AFP / SERVIÇO DE IMPRENSA PRESIDENCIAL UCRANIANO" - SEM MARKETING, SEM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS - DISTRIBUÍDO COMO UM SERVIÇO AOS CLIENTES

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteÉ improvável que os EUA permitam que a Ucrânia use mísseis ATACMS na Rússia altere o equilíbrio de poder

É improvável que a reviravolta de Washington mude o equilíbrio de poder no solo. Mas levanta a questão se a Ucrânia terá permissão para usar os mísseis French Scalp e British Storm Shadow.

Leia o artigoícone ler artigo

A francesa Gisele Pelicot, vítima de um suposto estupro em massa orquestrado por seu marido Dominique Pelicot em sua casa na cidade de Mazan, no sul da França, é cercada por jornalistas ao sair durante o julgamento de Dominique Pelicot com 50 co-acusados, no tribunal em Avignon, França, em 18 de novembro de 2024. REUTERS/Manon Cruz

Gisèle Pelicot diz que sociedade 'machista e patriarcal' deve mudar atitude sobre estupro

A mulher no centro do julgamento de estupro em massa na França deu sua declaração final no tribunal em 19 de novembro. Seu ex-marido e dezenas de outros homens são acusados ​​de estuprá-la enquanto ela estava drogada.

Leia o artigoícone ler artigo

ARQUIVO - Brendan Carr responde a perguntas durante uma audiência do comitê de Comércio, Ciência e Transporte do Senado para examinar a Comissão Federal de Comunicações no Capitólio em Washington, 24 de junho de 2020. (Jonathan Newton/The Washington Post via AP, Pool, File)

NOTÍCIAS

ícone de assinantePolítica econômica de Trump: como Elon Musk está tentando influenciar nomeações importantes

Enquanto a batalha se acirra nos bastidores pelo cargo de secretário do Tesouro, os primeiros funcionários nomeados pelo presidente eleito para conduzir sua futura política energética e comercial são todos linha-dura.

Leia o artigoícone ler artigo

O presidente da COP29, Mukhtar Babayev, o secretário executivo da UNFCCC, Simon Stiell, e Nabeel Munir, presidente do Órgão Subsidiário de Implementação (SBI) da UNFCCC, participam de uma coletiva de imprensa durante a conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, COP29, em Baku, Azerbaijão, em 18 de novembro de 2024. REUTERS/Murad Sezer

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteCOP29: Discussões estagnam e pressão aumenta para salvar conferência climática

Ainda há grandes diferenças de opinião entre os países do Sul, nações ocidentais e a China. Os negociadores estavam contando com a reunião dos líderes do G20 no Brasil para aproximar as posições, mas nenhum grande avanço foi alcançado.

Leia o artigoícone ler artigo

WEST PALM BEACH, FLÓRIDA - 17 DE NOVEMBRO: Apoiadores do presidente eleito Donald Trump participam de uma parada da vitória de Trump em 17 de novembro de 2024 em West Palm Beach, Flórida. O governo Trump vem anunciando uma série de indicados para preencher sua próxima administração. Saul Martinez/Getty Images/AFP (Foto de Saul MARTINEZ / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP)

COLUNA

ícone de assinanteÀ medida que o furacão Trump se aproxima, especialistas temem uma aceleração dos "gastos catastróficos"

Espera-se que a eleição de Donald Trump intensifique o consumo excessivo destinado a compensar a ansiedade existencial de viver em uma era de insegurança climática, observa Corine Lesnes, correspondente do Le Monde em São Francisco.

Leia o artigoícone ler artigo

TOPSHOT - Palestinos deslocados de abrigos em Beit Hanoun cruzam a estrada principal de Salaheddine em direção a Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, após ordens de evacuação do exército israelense em 12 de novembro de 2024, em meio à guerra em andamento no território palestino entre Israel e o Hamas. (Foto de Omar AL-QATTAA / AFP)

ARTIGO DE OPINIÃO

ícone de assinanteGuerra no Oriente Médio: 'Ser morto tentando fugir ou morrer sitiado em casa: esta é a escolha impossível que Israel oferece à população de Gaza'

Isabelle Defourny, presidente da MSF França, e Christopher Lockyear, secretário-geral da MSF Internacional, pedem aos aliados de Israel que encerrem seu apoio incondicional ao país.

Leia o artigoícone ler artigo

Uma placa marcando o cruzamento da Broadway com a Wall Street é mostrada no Distrito Financeiro de Nova York em 30 de outubro de 2024.

COLUNA

ícone de assinantePatrick Artus: 'França ou EUA: qual modelo é preferível?'

Quadro Patrick

Leia o artigoícone ler artigo

INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteO julgamento de estupro de Pelicot está causando introspecção e divisão entre os homens: 'Sinceramente, não sabemos mais onde ficar'

Vitória Radenne

Leia o artigoícone ler artigo

O presidente francês Emmanuel Macron e o primeiro-ministro francês Michel Barnier em posição de sentido durante as comemorações que marcam o 106º aniversário do Armistício de 11 de novembro de 1918, encerrando a Primeira Guerra Mundial (WWI), em Paris, em 11 de novembro de 2024. LUDOVIC MARIN/Pool via REUTERS

ANÁLISE DE NOTÍCIAS

ícone de assinanteO mal-entendido que se forma entre Macron e Barnier

Nathalie Segaunes

Leia o artigoícone ler artigo

FOTO DE ARQUIVO: O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, participa de uma cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, Brasil, em 6 de novembro de 2024. REUTERS/Adriano Machado/Foto de arquivo

LEITURA LONGA

ícone de assinanteAs ambições frustradas de Lula de colocar o Brasil no centro do mundo

Bruno Meyerfeld

Leia o artigoícone ler artigo

Uma vista da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) em Wall Street, 13 de novembro de 2024, na cidade de Nova York (Foto de ANGELA WEISS / AFP)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteWall Street: Após o aumento, o efeito Trump já está desaparecendo

Arnaud Leparmentier

Leia o artigoícone ler artigo

EDITORIAL

Acordo comercial UE-Mercosul: França confrontada com a sua própria impotência

Leia o artigoícone ler artigo

COLUNA

ícone de assinante'A eleição de Trump pode ser um alerta para a Europa ou acelerar seu declínio'

Stéphane Lauer

Leia o artigoícone ler artigo

Tribunal de Hong Kong prende 45 defensores da democracia por acusações de subversão

O grupo, que incluía figuras de todo o espectro político outrora diverso de Hong Kong, foi acusado de subversão após realizar uma votação informal em 2020 como parte de uma estratégia para obter uma maioria eleitoral pró-democracia.

Leia o artigoícone ler artigo

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteAgricultores franceses continuam a protestar contra acordo UE-Mercosul

Os principais sindicatos agrícolas contaram '85 pontos de manifestação' na segunda-feira. Mais ações estão planejadas para terça-feira.

Leia o artigoícone ler artigo

ícone de assinanteEm julgamento por estupro em massa, filhos de Pelicots descrevem 'uma família destruída'

David e Florian Pelicot e sua irmã Caroline Darian foram ao tribunal criminal na segunda-feira. Suas vidas foram viradas de cabeça para baixo pela descoberta de que seu pai havia estuprado sua mãe, levantando a questão: De quem mais ele poderia ter abusado?

Leia o artigoícone ler artigo

Kremlin acusa Biden de 'atiçar o fogo' na Ucrânia antes do retorno de Trump à Casa Branca

Na segunda-feira, o Kremlin prometeu uma "resposta" se a Ucrânia disparar mísseis dos EUA contra a Rússia. Enquanto isso, os aliados de Trump expressaram críticas veementes à decisão do presidente Biden de deixar a Ucrânia usar mísseis de longo alcance fornecidos pelos EUA para ataques dentro da Rússia.

Leia o artigoícone ler artigo

Ataque aéreo israelense atinge o centro de Beirute perto de importantes edifícios governamentais e embaixadas

Desde o final de setembro, Israel intensificou dramaticamente seu bombardeio ao Líbano, prometendo enfraquecer severamente o grupo militante Hezbollah apoiado pelo Irã. Os EUA têm trabalhado em uma proposta de cessar-fogo que removeria as forças terrestres israelenses do Líbano e empurraria as forças do Hezbollah para longe da fronteira israelense.

Leia o artigoícone ler artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteFrança se tornou menos atraente para investidores estrangeiros, diz relatório

Destino favorito da Europa para capital estrangeiro desde 2019, a França perdeu parte de seu apelo após a dissolução do parlamento em 9 de junho, de acordo com o barômetro da EY.

Leia o artigoícone ler artigo


Cidad3: Imprensa Livre!!!