12 novembro, 2024

UOL | Boletins

 

Raphael Ribeiro/Divulgação BC
 
  
Ata do Copom e dados do varejo; veja os destaques do dia no mercado

Bom dia, investidores,

Veja quais são os destaques desta terça (12):

  • Copom divulgou ata da reunião da semana passada
  • IBGE publica dados do setor de varejo
  • Governo e cortes de gastos: Defesa entra no radar
  • Temporada de balanços: dia tem Hapvida (HAPV3), Raízen (RAIZ4) e Rede D'Or (RDOR3)

Cenário econômico demanda política monetária "contracionista", diz ata do Copom

  • Hoje (12), o Banco Central divulgou a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), na qual a taxa Selic foi elevada de 10,50% para 11,25%.
  • Segundo o Copom, o atual contexto "demanda uma política monetária mais contracionista", uma vez que a inflação e as expectativas continuam acima da meta.
  • O Copom ressalta que "o cenário de curto prazo para a inflação se mostra mais desafiador", com aumento nos preços de alimentos e a recente depreciação do câmbio pressionando o índice geral. No contexto global, a política monetária nos EUA e a desaceleração econômica na China impõem riscos adicionais para emergentes, o que requer maior cautela, segundo o Banco Central brasileiro.
  • Com esse novo patamar da Selic, o Copom reforça seu "firme compromisso de convergência da inflação à meta", salientando que a continuidade e intensidade dos ajustes dependerão da evolução das expectativas inflacionárias, do mercado de trabalho e das condições econômicas internacionais.

IBGE publica dados do setor de varejo

  • O IBGE divulga os dados das vendas do varejo em setembro; Em agosto, o indicador registrou queda de 0,3%
  • Esse dado é um termômetro do consumo interno, um dos motores da economia brasileira, e reflete o comportamento do consumidor frente aos desafios impostos pela inflação e pelo aumento dos juros.

Governo e cortes de gastos: Defesa entra no radar

  • Em um movimento para controlar as contas públicas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva incluiu o Ministério da Defesa nas discussões sobre cortes de gastos. A reunião entre a Defesa e o Ministério da Fazenda, deve ocorrer na quarta (14).
  • Além disso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou na segunda-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que mais um ministério seja incluído no grupo que será afetado pelo pacote de contenção de gastos discutido pelo governo federal.

Temporada de balanços: dia tem Hapvida (HAPV3), Raízen (RAIZ4) e Rede D'Or (RDOR3)

  • A temporada de divulgação de balanços segue movimentada, com resultados de empresas de peso.
  • Hoje, teremos Cury (CURY3), Hapvida (HAPV3), BTG Pactual (BPAC11), Raízen (RAIZ4), Rede D'Or (RDOR3) e CSN (CSNA3).

Veja o fechamento de dólar e Bolsa na segunda (11):

  • Dólar: 0,58%, a R$ 5,7711.
  • B3 (Ibovespa): 0,03%, aos 127.873,7 pontos.

Queremos ouvir você

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.


Donald Trump e o senador Marco Rubio em convenção do Partido Republicano, em julho
Donald Trump e o senador Marco Rubio em convenção do Partido Republicano, em julho
Andrew Caballero Reynolds / AFP
 
  
Senador que defende política externa agressiva é favorito para diplomacia de Trump

O senador pela Flórida Marco Rubio é o favorito para a indicação a secretário de Estado do futuro governo Donald Trump, segundo o jornal New York Times.

Filho de imigrantes cubanos que chegaram aos EUA antes da tomada de poder por Fidel Castro, Rubio é conhecido por defender uma política externa mais intervencionista do que outros republicanos e por uma postura mais rígida em relação à China, à Venezuela e ao Irã.

Recentemente, ele declarou que o Hamas é "100% culpado" pelas mortes de palestinos em ataques realizados por Israel.

Republicanos avançam na Câmara

O Partido Republicano está a quatro cadeiras de conquistar a maioria de 218 represententes na Câmara dos Deputados. Ainda há 16 disputas em aberto, nove delas na Califórnia. Em pelo menos seis delas, candidatos do partido de Trump que tentam a reeleição estão na frente. Além da Presidência, os republicanos já têm maioria no Senado e na Suprema Corte.

O controle da Câmara permitiria ao partido propor gastos ou cortes no Orçamento, iniciar processos de impeachment contra funcionários públicos e instituir medidas de controle imigratório.

COP-29 tem acordo sobre créditos de carbono

Os países reunidos na COP-29 aprovaram ontem as regras que permitirão a criação de um mercado internacional de créditos de carbono supervisionado pela ONU. O mecanismo permite que empresas e países comprem créditos de projetos de redução de emissões de gases do efeito estufa de qualquer lugar para compensar suas próprias emissões.

A padronização das regras para o cálculo dos créditos e a supervisão da ONU buscam responder ao ceticismo sobre a transparência e seriedade das iniciativas já existentes. O acordo foi anunciado no primeiro dia da reunião de duas semanas que é realizada em Baku, no Azerbaijão. Alguns países e organizações, porém, criticaram a falta de discussão pública do que chamaram de um "acordo a portas fechadas".

"Limpeza étnica" em Gaza

O chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, disse ontem que "o termo 'limpeza étnica' é cada vez mais usado para descrever a situação no norte da Faixa de Gaza" . A declaração foi feita em uma postagem na rede social X, condenando "os recentes ataques israelenses em Jabalia".

Borrell também afirmou que o "uso da fome como arma de guerra é contra o Direito Internacional Humanitário" e que há uma "grande probabilidade" de fome generalizada na região. "Israel, como força de ocupação, tem a obrigação de agir, permitindo a entrada de ajuda."

Foi uma das cobranças mais duras de Borrell a Israel, de quem a União Europeia é uma parceira-chave. O governo israelense afirmou nesta segunda que atendeu a maior parte das demandas dos EUA por melhoria das condições humanitárias em Gaza.

Investigação no Tribunal Penal Internacional

O promotor-chefe do Tribunal Penal Internacional, o advogado britânico Karim Khan, será investigado após acusações de assédio sexual. "Uma investigação externa vai ser iniciada para garantir um processo totalmente independente, imparcial e justo", diz o comunicado do órgão que supervisiona o tribunal.

Khan nega as acusações e diz ser vítima de "uma campanha de desinformação". Em maio, Khan pediu a prisão do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, seu ministro da Defesa e líderes do Hamas por crimes contra a humanidade.

População de elefantes cai 77%

A população de elefantes na África caiu 77% nos 52 anos entre 1968 e 2016, segundo estudo publicado nessa segunda na revista Proceedings of the National Academy of Sciences. A queda foi ainda maior entre as populações de elefantes da floresta, que vivem mais ao norte do continente: 90%. Entre os elefantes de savana, a queda foi de 70%.

Estima-se que, em 2016, dado mais recente, havia entre 415 mil e 540 mil elefantes das duas espécies. O estudo nota, porém, que regiões como Botsuana, Zimbábue e Namíbia, políticas de preservação conseguiram aumentar as populações do animal em 42% dos locais pesquisados. O declínio da espécie é atribuído sobretudo à caça ilegal e à perda dos habitats naturais para a agricultura.

Polícia toma ruas de Port-au-Prince no dia da posse do novo primeiro-ministro haitiano, Alix Didier Fils-Aime
Imagem: Clarens Siffroy/AFP

Cidad3: Imprensa Livre!!!