12 setembro, 2024

Sonora lança pesquisa global para mapear iniciativas feministas na música


Auta de Souza foi uma poetisa brasileira da segunda geração romântica, autora de Horto. Escrevia poemas românticos com alguma influência simbolista, e de alto valor estético. Segundo Luís da Câmara Cascudo, é "a maior poetisa mística do Brasil". Wikipédia
Nascimento: 12 de setembro de 1876, Macaíba, Rio Grande do Norte
Falecimento: 7 de fevereiro de 1901, Natal, Rio Grande do Norte

Leia as edições anteriores da UBC News
Veja este e-mail no seu navegador

Sonora lança pesquisa global para mapear iniciativas feministas na música

Encontro de produtoras brasileiras e convidadas do Sonora /  Foto: Casa Sonora 

Projeto visa conectar ações em prol da igualdade de gênero na indústria musical, com a criação de uma plataforma online colaborativa 

Do Rio 

O Sonora - Festival Internacional de Compositoras, em parceria com a UBC, lançou uma pesquisa global para mapear iniciativas que promovem o empoderamento feminino na música. Idealizado por Isabella Bretz e Deh Muss, o projeto busca conectar ações ao redor do mundo e fortalecer a presença de mulheres na indústria. A pesquisa culminará na criação de uma plataforma interativa, o Sonora Conecta, onde festivais, selos e projetos feministas poderão ser registrados e descobertos. Para colaborar com o mapeamento, clique aqui e acesse o formulário. 

Em 2016, em resposta à afirmação de que havia poucas mulheres compositoras, Deh Muss incentivou mulheres a postarem vídeos cantando suas próprias músicas nas redes sociais, com a hashtag #mulherescriando. A mobilização tomou conta do país, e o movimento se expandiu, resultando na criação do Sonora - Festival Internacional de Compositoras. Artistas como Flávia Ellen, Amorina, Bia Nogueira, Ana Luisa Barral, LaBaq, Ilessi e Isabella Bretz se uniram para organizar o evento, que abriu espaço para compositoras de todas as regiões do Brasil. 
 
Atualmente, o Sonora trabalha com três eixos principais: a realização de shows, formações e pesquisas. É nesse contexto que a rede realiza agora um mapeamento importante para o mercado e para a igualdade de gênero na sociedade. Em parceria da UBC, neste ano, o mapeamento se expandirá por Minas Gerais, onde o Festival Sonora nasceu, criando um cenário ainda mais completo sobre as ações que promovem o empoderamento feminino na música.  

Isabella Bretz, idealizadora do projeto, enfatiza a importância de conectar essas iniciativas: “Não somos as primeiras e nem seremos as últimas. São muitas iniciativas buscando o mesmo objetivo, que é a igualdade de gênero na música. O que ainda falta é uma conexão entre essas ações”. 

A solução para essa desconexão vem na forma da plataforma online Sonora Conecta, que está em desenvolvimento. A ideia é criar um mapa interativo onde festivais, selos, formações e projetos focados no empoderamento das mulheres na música possam ser descobertos e registrados. 

“Esses dados poderão ser usados para criar parcerias, cooperações, e até mesmo para a circulação de shows e formação das próprias artistas. Pouco a pouco, queremos incluir informações de todos os continentes. Há resultados na nossa sociedade que só são possíveis em rede”, completa Isabella. 

A pesquisa pretende impulsionar a colaboração entre essas iniciativas, possibilitando que mais mulheres ganhem espaço e visibilidade no mercado musical global. 

Clique aqui e participe. 

 

LEIA MAIS: O relatório da UBC que mostra a participação das mulheres no mercado musical 

Sobre a UBC:

UBC - União Brasileira de Compositores - é uma associação sem fins lucrativos que atua na gestão coletiva de direitos autorais de música representando autores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos. 

Fundada em 1942 por autores, a UBC atua até hoje com dinamismo, excelência em tecnologia da informação e transparência, representando mais de 60 mil associados.

Cidad3: Imprensa Livre!!!