OI #1306: Webinar discute desafios da cobertura em tempos de desinformação, Projor anuncia programa de compromissos para sites de notícias e muito mais
Confira a nova edição do Observatório da Imprensa
📰 Artigos da semana
🔴 No atual cenário de ampliação da desinformação nas redes sociais, o papel do jornalismo nas eleições municipais se torna ainda mais desafiador. Participe do webinar do Observatório da Imprensa, nesta terça-feira, 24 de setembro, às 19h, para discutir esses desafios e soluções, com inscrições gratuitas e transmissão ao vivo pelo YouTube. Inscreva-se aqui.
📖 O Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo anunciou um novo programa ligado ao Atlas da Notícia para verificar indicadores de compromissos de veículos com o público.
🔎 Guilherme Carvalho, diretor de Comunicação da ABEJ, questiona: “Estamos preparados para criticar o jornalismo?” Em seu texto, ele faz uma autocrítica ao jornalismo como fenômeno moderno, ressaltando sua importância em meio ao caos informativo.
📱 Os jornalistas enfrentam desafios para garantir a sustentabilidade de projetos locais, como criar agendas relevantes e adaptar narrativas para plataformas digitais. Carlos Castilho analisa esse tripé essencial em seu artigo.
🪑 Na corrida pela Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal se destaca por sua estratégia de provocar adversários. Francisco Fernandes Ladeira analisa os desdobramentos dessa abordagem, especialmente após a cadeirada de Datena.
🚗 Confira uma entrevista de Sérgio Quintanilha, especialista em jornalismo automotivo e sua obra mais recente, “O Automóvel e Seus Sentidos Mutantes”.
🎤 O presidente Lula fará um discurso na 79° Assembleia da ONU e Rui Martins questiona se ele abordará a urgência da proteção ambiental em meio aos incêndios.
🌐 O ministro australiano Bill Shorten criticou Elon Musk em relação a suas posições sobre liberdade de expressão e a nova legislação daquele país contra a desinformação. Marcus Cremonese relata a repercussão desse debate na Austrália.
🤖 O documentário “Coded Bias” levanta questões sobre o uso de tecnologias de reconhecimento facial e suas falhas. Christianne Pimenta e Pedro Pinheiro discutem as implicações éticas dessa tecnologia.
🔎 Mesmo com a fumaça das queimadas afetando Porto Alegre, a cobertura da questão climática nas eleições municipais é escassa. Eutalita Bezerra analisa a falta de questionamento nos veículos de comunicação.
🎉 Em setembro de 2024, o Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) celebra 15 anos. Um seminário no dia 27 de setembro no Auditório Henrique Fontes da UFSC reunirá pesquisadores e jornalistas para discutir o papel do jornalismo na sociedade. Inscrições no local, por ordem de chegada.
Acesse os textos completos no Observatório da Imprensa e boa leitura!
📚 Curadoria
O bloqueio do X no Brasil tem importância para o jornalismo? Reuters Institute, por Gretel Kahn.
Por que usar uma abordagem “feminista decolonial” no jornalismo. International Journalists' Network, por Ester Pinheiro.
Revista Piauí faz concurso para textos na seção Esquina. Piauí.
Jornalistas locais tentam novos métodos para conquistar confiança da audiência. Nieman Lab, por Sophie Culpepper.
Instituto de jornalismo nos EUA reprova maioria das redações. Poder 360 / Nieman Lab, por Sarah Scire.
⚠️ Aos leitores
Os artigos publicados no Observatório da Imprensa não refletem necessariamente a opinião do Observatório da Imprensa, já que somos um fórum de opiniões. Procuramos publicar os textos recebidos como parte de nosso compromisso com a diversificação das fontes de informação. Como ninguém é dono da verdade, a melhor forma de buscar a objetividade é através do contato com perspectivas e opiniões diferenciadas, o que nos permite neutralizar o discurso do ódio e da intolerância.
📣 Colabore com o Observatório
O Observatório da Imprensa recebe, seleciona e publica contribuições de jornalistas, pesquisadores, profissionais e estudantes sobre temas de crítica de mídia e jornalismo.
👁️ Sobre o Observatório
O Observatório da Imprensa é um veículo jornalístico de crítica de mídia mantido pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, fundado em 1996 pelo jornalista Alberto Dines (1932-2018), com projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).