23 setembro, 2024

Boletim informativo do escritório Chaplin - Outono de 2024




Chaplin | O Espírito do Vagabundo

O novo documentário de Carmen Chaplin, 'Chaplin, Spirit Of The Tramp', que explora a herança cigana de seu avô, terá sua estreia mundial no Festival de Cinema de San Sebastian em 25 de setembro.


Chaplin escreveu em Minha Autobiografia : "A vovó era meio cigana. Esse fato era o esqueleto no armário da nossa família. No entanto, a vovó se gabava de que sua família sempre pagava aluguel de terra. Seu nome de solteira era Smith. Lembro-me dela como uma velhinha inteligente que sempre me cumprimentava efusivamente com linguagem de bebê. Ela morreu antes de eu completar seis anos. Ela foi separada do vovô, por qual motivo nenhum dos avós quis dizer. Mas, de acordo com a tia Kate, houve um triângulo doméstico em que o vovô surpreendeu a vovó com um amante. Avaliar a moral da nossa família por padrões comuns seria tão errôneo quanto colocar um termômetro em água fervente."


Carmen Chaplin falou com muitos parentes para este projeto, incluindo Michael J. Chaplin, Geraldine Chaplin, Victoria Chaplin, Jane Chaplin e Christopher Chaplin. O recurso inclui muitos materiais dos arquivos Chaplin e clipes de filmes Chaplin, com a participação do Chaplin Office e filmes MK2.


Distribuição e Exibição de Filmes


Conforme retratado acima pelo fotógrafo Valerio Greco , The Great Dictator foi exibido na Piazza Maggiore, Bolonha, durante o verão. A Cineteca di Bologna também exibiu a restauração do MoMA de The Adventurer em seu festival Cinema Ritrovato, e incluiu uma fotografia de Chaplin em uniforme de prisão de nossos arquivos em suas sacolas do festival de 2024 .


Éternel Chaplin: O Festival Lumière de 2024 começa em Lyon em outubro com uma programação eclética, incluindo uma série “ Éternel Chaplin ”. Carmen Chaplin apresentará a estreia francesa de Chaplin, Spirit of The Tramp, bem como os curtas The Great Dictator e Mutual The Count, The Cure e The Adventurer.


Como parte da programação Hollywoodland: The Origins of the Studios do Academy Museum , atualmente em exibição até 14 de novembro de 2024, The Gold Rush será exibido em setembro e outubro no Ted Mann Theater. A série de exibições acompanha a exposição Hollywoodland: Jewish Founders and the Making of a Movie Capital.


Graças à Mk2 Films, The Circus foi selecionado para a 10ª edição do Play It Again!, de 18 de setembro a 1º de outubro, que acontece em mais de 300 cinemas franceses. O festival oferece ao público a oportunidade de descobrir ou redescobrir uma seleção dos melhores clássicos e joias restauradas na tela grande.


Nos EUA, a TCM está exibindo The Great Dictator como parte de seu programa, Making Change: The Most Significant Political Films of All Time . A série vai até 1º de novembro.


O Cinema Zed em Leuven, Bélgica, exibirá Tempos Modernos em outubro em sua programação anual de filmes clássicos.


O Grande Ditador foi exibido no início deste mês no Festival de Cinema Americano de Deauville com introdução de Dolores Chaplin.



Temos o prazer de anunciar que a estreia francesa de O Grande Ditador com acompanhamento orquestral ao vivo acontecerá em 30 de outubro, com repetição da apresentação em 31 de outubro no Nouveau Siècle, Lille . Timothy Brock conduzirá a apresentação da Orchestre National de Lille de sua restauração da partitura original, composta por Chaplin em associação com Meredith Willson. François Bou, diretor administrativo da orquestra, diz que o concerto ao vivo para o filme é uma seleção particularmente comovente em sua temporada de 2024-25: "É difícil escolher apenas uma obra desta temporada, mas devo confessar uma predileção particular por O Grande Ditador de Chaplin: uma obra-prima com tons premonitórios em que Chaplin denuncia o regime nazista com humor feroz. Mais de 80 anos depois, continua sendo uma obra muito instigante!"


O Grande Ditador continuará sua turnê pela França com dois concertos ao vivo para filme organizados pela Cinemateca de Toulouse em 30 de novembro e 1º de dezembro no Halle aux Grains, como parte da 3ª edição do Synchro, o festival de cine-concerto da Cinemateca. A trilha sonora será executada pela Orchestre national du Capitole de Toulouse, regida por Timothy Brock.


Você também pode marcar em sua agenda duas exibições de O Grande Ditador com orquestra ao vivo na Filarmônica de Paris nos dias 3 e 4 de maio de 2025.


Timothy Brock também regerá a trilha sonora de Chaplin para The Kid em um concerto ao vivo com 
a Orquestra Sinfônica de Mulhouse em 27 de setembro.


Uma exibição de The Gold Rush com acompanhamento orquestral ao vivo pela Turku Philharmonic Orchestra , conduzida por Kimmo Tullila, acontecerá no Turku Concert Hall em Turku, Finlândia, em 4 de outubro. The Gold Rush também será exibido em Uppsala, Suécia, em 17 de outubro com a Uppsala Chamber Orchestra , conduzida por George Morton.


Luzes da Cidade será exibido em Wolfsburg, Alemanha , em 6 de novembro, com a Orquestra Sinfônica de Kiev tocando a trilha sonora de Chaplin, regida por Burkhard Götze, graças à Europäische FilmPhilharmonie.


Para muitas outras datas em outros locais no mundo todo (Biarritz, Salt Lake City, Nishinomiya, Londres, etc.), veja nossa lista regularmente atualizada de exibições confirmadas de filmes de Chaplin com orquestra ao vivo para mais informações. Na foto abaixo, um concerto de verão de The Kid com a Orchestre national de Cannes, conduzida por Benjamin Levy, programada em conjunto com a exposição do Palais des Festival sobre The Kid (em parceria com Chaplin's World).



Shows de Palco

Turquia: CHAPLIN , uma nova peça teatral licenciada que reconta a história de vida de Chaplin, tem apresentações planejadas no Zorlu Performing Arts Center, em Istambul, para setembro e outubro.

Licenciamento e outras notícias


Thés Christine Dattner , uma empresa familiar francesa de chá da pitoresca cidade de Thomery (lar da pintora Rosa Bonheur), criou uma mistura exclusiva de chá e latas de chá recarregáveis ​​inspiradas em Tempos Modernos de Chaplin, licenciadas pela Bubbles Inc. O chá gourmet “Les Temps modernes”, uma mistura de chá preto chinês e Pu Erh aromatizado com pistache e polvilhado com pétalas de rosa, está disponível online, em lojas selecionadas, ou você pode passar na adorável loja em Paris.


De 12 de outubro a 3 de novembro, comemore o Halloween com sua família e amigos no Chaplin's World , onde os monstros de Hollywood invadiram o parque do Manoir de Ban.


Até 25 de janeiro de 2025, você ainda poderá ver uma jaqueta Adenoid Hynkel de O Grande Ditador e um chapéu e bengala originais de Chaplin, emprestados do Chaplin's World, na exposição do Mémorial de Caen, The Dawn of the American Century, 1919-1944 - Under the Red White and Blue .


No início deste mês, Kiera Chaplin concedeu o Prêmio Chaplin Ásia de 2024 a Brigitte Lin Ching-hsia, conhecida por seus papéis andróginos e suas contribuições duradouras ao cinema taiwanês e de Hong Kong.


A Alfa Romeo lançou uma nova campanha publicitária este mês com um trecho de áudio licenciado de O Grande Ditador.


Ono Hiroyuki, do Japão, escreveu um novo livro, O Fascismo que Chaplin Testemunhou: Durante a Viagem Mundial do Rei da Comédia, 1931-1932 , publicado pela Chuokoron-Shinsha.


A editora francesa Editions Manucius publicou recentemente Charlie Chaplin: Genealogia do Cinema de Jean Nayrolles.


Gostaríamos de expressar um enorme agradecimento ao fã de Chaplin Dominique Dugros, que recentemente identificou três pessoas em nossos materiais de arquivo. De um recorte de imprensa em sua coleção, Dominique reconheceu a soprano americana Anna Case no lado esquerdo da foto abaixo, com a mão no ombro de Charlie. Isso nos leva a acreditar que o homem à direita de Edna Purviance é possivelmente Claude Gotthelf, acompanhante de Case, que viajou com ela em sua turnê pela Costa do Pacífico em 1921. A fotografia foi tirada durante as filmagens de The Idle Class.


Dominique também identificou a romancista americana Mary Roberts Rinehart na fotografia de 1919 abaixo. Ela é retratada ao lado de Chaplin, Emery Rogers (parceiro de Sydney Chaplin na empresa de aviação deles) e dois homens que ainda não identificamos.

O homem com Chaplin no set de The Adventurer no vídeo abaixo é ninguém menos que Frederic Villiers, correspondente de guerra e diretor de fotografia britânico, considerado a primeira pessoa a filmar uma ação militar em um campo de batalha.

A Jim Henson Company está planejando vender o icônico Jim Henson Company Lot , originalmente a localização do Charlie Chaplin Studios. Em janeiro de 1918, Chaplin mudou-se para seu estúdio, construído no terreno de uma antiga mansão na esquina de Le Brea e De Longpré, e então ainda cercado por laranjais. Seu cinegrafista Roland Totheroh havia gravado a construção do estúdio, filmando em intervalos da mesma posição para que o filme pudesse ser posteriormente montado para dar uma ilusão de ação acelerada. Chaplin teve a ideia de combinar esse material com tomadas documentais do estúdio em funcionamento, para fazer um filme a ser chamado How to Make Movies. Ele nunca foi concluído ou lançado, presumivelmente porque os distribuidores, First National, não achavam que um documentário tão casual desse tipo seria um substituto adequado para uma das comédias com as quais Chaplin foi contratado para fornecê-los. Embora Chaplin tenha usado parte do material em The Chaplin Revue em 1959, ele não foi visto na íntegra até 1982, quando Kevin Brownlow e David Gill editaram o filme inteiro como pretendido originalmente, seguindo a continuidade fornecida por uma lista de títulos sobrevivente:

De 1966 a 1999, o antigo Chaplin Studios foi o local do A&M Recording Studios. Hoje, no telhado do Jim Henson Company Lot, há um gigante Kermit the Frog vestido como o Little Tramp. Para suas visitas guiadas, licenciamos algumas filmagens ao longo dos anos de Chaplin trabalhando no antigo Chaplin Studios de How to Make Movies.  


Encerraremos este boletim com uma fotografia de Chaplin durante a construção de seus estúdios e a questão sobre o que o futuro reserva para este local histórico.




Ver no navegador