22 setembro, 2024

A newsletter Semanal do Le Monde Diplomatique Brasil

 

Melanie Klein, nascida Melanie Reizes, foi uma psicanalista austríaca. Em geral é classificada como uma psicoterapeuta pós-freudiana. Wikipédia
Nascimento: 30 de março de 1882, Viena, Áustria
Falecimento: 22 de setembro de 1960, Londres, Reino Unido


Veja esse email no seu navegador

A newsletter semanal do

Le Monde Diplomatique Brasil

Online

Cultura

Antonio Candido em foto de Ana Luisa Escorel. (IMS/Divulgação)


IMS Paulista exibe ‘Antonio Candido, anotações finais’ em sessão seguida de debate com Eduardo Escorel, Lina Chamie e Roberto Schwarz

“Na madrugada de 12 de maio, oito meses antes dessa tarde de chuva em São Paulo, eu morri”, diz calmamente nos primeiros minutos de filme a voz do ator Matheus Nachtergaele, que faz a interpretação dos textos de Antonio Candido, morto em 2017, aos 98 anos.


“Ao morrer, deixei meus cadernos de anotações no armário do corredor interno do apartamento onde morava há 21 anos. Comecei o primeiro caderno aos 15 anos, quando cursava o quarto ano ginasial, seguindo a recomendação de minha mãe, Clarice, uma mulher luminosa e grande leitora. Foi ela quem me aconselhou a registrar minhas impressões de leitura quando viu que eu estava resumindo, por escrito, um texto de divulgação sobre filósofos gregos. Nas décadas seguintes, destruí muitos desses cadernos em rompantes negativistas”.


Antonio Candido deixou 74 cadernos inéditos. Baseado nos dois últimos, o filme “Antonio Candido, anotações finais” se debruça sobre textos escritos entre 2015 e 2017. Os sinais de fragilidade física, notícias de jornal, a derrubada de Dilma Roussef da presidência da República, preferências literárias, musicais e cinematográficas, evocações dos antepassados, menções à infância no sudoeste de Minas e lembranças de Gilda de Mello e Souza são temas recorrentes.


Na sexta-feira, 27/09, o IMS Paulista exibe o documentário de Eduardo Escorel. A sessão gratuita será seguida de debate com o diretor, Lina Chamie e Roberto Schwarz. A distribuição de senhas ocorre 60 minutos antes do evento, na bilheteria do IMS.


Saiba mais no site do IMS.

Cidad3: Imprensa Livre!!!