31 janeiro, 2013

Datas 31 de Janeiro - Falecimentos

1580 – Cardeal-rei Henrique I de Portugal (n. 1512, no mesmo dia)
 
1606Guy Fawkes, conspirador inglês (n. 1570)
 
Ficheiro:Fawkes arrest2.jpg
É executado Guy Fawkes também conhecido como Guido Fawkes, foi um soldado inglês católico que teve participação na “Conspiração da pólvora” (Gunpowder Plot) na qual se pretendia assassinar o rei protestante Jaime I da Inglaterra e todos os membros do parlamento durante uma sessão em 1605, objetivando o início de um levante católico. Guy Fawkes era o responsável por guardar os barris de pólvora que seriam utilizados para explodir o Parlamento do Reino Unido durante a sessão.
Porém a conspiração foi desarmada e após o seu interrogatório e tortura, São Guy Fawkes foi executado na forca portraição e tentativa de assassinato. Outros participantes da conspiração acabaram tendo o mesmo destino. Sua captura é celebrada até os dias atuais no dia 5 de novembro, na “Noite das Fogueiras” (Bonfire Night).
Influência nos quadrinhos, jogos e filme:
graphic novel V de Vingança, com roteiro de Alan Moore e arte de David Lloyd, possui fortes influências da “Conspiração da Pólvora”. Um dos personagens, que utiliza o nome de código V, acaba por concretizar os planos da conspiração, explodindo o parlamento inglês num futuro dia 5 de Novembro. Este personagem esconde o rosto atrás de uma máscara de Guy Fawkes (usada na Noite das Fogueiras), e o seu objetivo é iniciar uma revolta contra o regime fascista que se instalou na Inglaterra após uma guerra biológica.
Outra influência é encontrada em pelo menos dois dos livros da saga Harry Potter: em Harry Potter e a Pedra Filosofal, no primeiro capítulo, a história é explicitamente citada quando dois locutores de televisão, ao anunciarem uma chuva de estrelas observada anormalmente no céu, atribuem a sua origem a uma provável comemoração antecipada da Noite das Fogueiras; e em Harry Potter e a Câmara Secreta, no capitulo doze, uma fênix é chamada de Fawkes, tentando traçar um paralelo entre o mito da fênix que, após morrer renasce das suas próprias cinzas, e a necessidade do renascimento social, cultural e político em Inglaterra, concretizável caso a revolução fosse adiante.
No vídeo-jogo Fallout 3, um dos personagens utiliza o nome Fawkes. Quando questionado sobre o porquê da escolha do nome, responde que era o nome de alguém “…que lutou e morreu por aquilo em que acreditava.”
Aposto que a maioria vai lembrar dele pela máscara muito usada pelo movimento Anonymous e usada na comemoração da Noite das Fogueiras:
Ficheiro:Anonymous at Scientology in Los
 Angeles.jpg
 
 
1729Jacob Roggeveen, almirante holandês (n. 1659)
1766Susanna Maria Cibber, mezzo-soprano inglesa (n. 1714)
1777Manuel Álvares, pedagogo português (n. 1739)
1788Charles Edward Stuart, príncipe inglês (n. 1720)
 
1854Silvio Pellico, dramaturgo italiano (n. 1789)
 
1888Dom Bosco, religioso, educador e escritor italiano (n. 1815)

   
1892Charles Haddon Spurgeon, pastor batista calvinista britânico (n. 1834)
1973Ragnar Anton Kittil Frisch, economista norueguês (n. 1865)
 
1974Samuel Goldwyn, produtor de cinema polaco-americano (n. 1879)

   
1991Márcio Mello, político brasileiro (n. 1906)
 
1995George Stibitz, investigador estadunidense (n. 1904)
1999Barış Manço, compositor, tipógrafo e produtor de televisão turco (n. 1943)
 

 
Luta com o Dr. Octopus na estreia de Gil Kane como desenhista do herói.
Harry Osborn sofre em uma viagem de drogas em um painel “viajante” de Gil Kane. Abalando os quadrinhos.