|
1876 – Os índios são obrigados a mudarem-se para reservas indígenas, pelo governo dos Estados Unidos.
1944 – Segunda Guerra Mundial: Tropas norte-americanas desembarcam em Kwajalein Atoll e noutras ilhas das Ilhas Marshall, defendidas pelas forças japonesas.
1946 – Constituição da Iugoslávia, nos mesmos moldes da União Soviética, integrada por seis repúblicas (Bósnia e Herzegovina, Croácia, Eslovênia, Macedônia, Montenegro e Sérvia).
1949 – Guerra Civil Chinesa: as forças comunistas entram em Pequim, sem confrontos violentos com o Kuomintang (nacionalistas).
1950 – O presidente americano Harry S. Truman anuncia o programa para o desenvolvimento da Bomba de Hidrogênio
1956 – Posse do presidente Juscelino Kubitschek no Brasil, assegurada pelo Movimento de 11 de Novembro.
1999 – SOS: a Rádio Melbourne enviou a última transmissão deste sinal do Código Morse, que foi extinto.
2000 – O médico britânico Harold Shipman é condenado à prisão perpétua pela morte de 250 pacientes, entre a década de 1970 e o final da década de 1990.
Eventos Culturais e de Média/Mídia
- 1986 – Encerram-se as exibições do programa Sítio do Picapau Amarelo na Rede Globo. O programa só voltaria a ser transmitido em 2001.
Período de exibição: 07/03/1977 – 31/01/1986
Horário: 17h25
Periodicidade: de segunda a sexta-feira
- Um dos grandes programas da televisão brasileira, Sítio do Picapau Amarelo é uma adaptação de Paulo Afonso Grisolli e Wilson Rocha da obra homônima de Monteiro Lobato, uma das mais originais da literatura infanto-juvenil brasileira. Com direção de Geraldo Casé e supervisão de Edwaldo Pacote, o infantil estreou como resultado de um convênio entre a TV Globo, a TV Educativa e o Ministério da Educação e Cultura.
- Dirigido especialmente ao público infantil, o programa unia entretenimento a um conteúdo de informação e instrução, sem adotar uma linguagem didática. Os capítulos tinham cerca de 30 minutos de duração e procuravam recriar a obra de Monteiro Lobato, adaptando-a para o formato da televisão.
- As histórias criadas por Monteiro Lobato – que publicou o primeiro livro da série em 1920 – se passam no Sítio do Picapau Amarelo, onde diversos personagens vivem histórias mágicas, protagonizando aventuras inesquecíveis. No sítio, moram a esperta e sábia Dona Benta (Zilka Sallaberry); sua neta Lúcia, mais conhecida como Narizinho (Rosana Garcia/Daniele Cristina Rodrigues), e a cozinheira Tia Nastácia(Jacyra Sampaio), uma quituteira de mão-cheia. Faceira e cheia de sonhos, Narizinho tem como sua parceira fiel na hora da diversão a boneca de pano Emília (Dirce Migliaccio/Reny Oliveira), feita por Tia Nastácia. Tia Nastácia é o braço direito de Dona Benta. Conhecida por suas irresistíveis guloseimas, adora contar um causo e falar sobre suas experiências pessoais.
http://monteirolobatoemrevista.blogspot.com.br/2011/03/sitio-do-picapau-amarelo-1-versao.html
http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-252780,00.html
José Bento Renato Monteiro Lobato nasceu no dia de 18 de abril de 1882 em São Paulo. Foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Escreveu várias obras, mas a mais conhecida delas é, sem dúvidas, "Sítio do Pica-pau Amarelo".
Sítio do Picapau Amarelo conta com Dona Benta, Tia Nastácia, Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde de Sabugosa, Rabicó, Quindim, Burro Conselheiro, Cuca, Saci Pererê dentre outros que surgem ao longo da história.
Além da linguagem simples, a própria obra estimula a leitura, já que Dona Benta tem o hábito de contar histórias para seus netos Pedrinho e Narizinho e para quem mais desejar ouvir uma grande aventura.
Visconde de Sabugosa
Adaptações para a TV:
- TV Tupi, entre 1952 e 1962;
- TV Cultura de São Paulo, em 1964 durante seis meses;
- TV Bandeirantes, entre 1967 e 1969;
- TV Globo, entre 1977 e 1986;
- TV Globo (nova versão), entre 2001 e 2002;
- TV Globo, 2004;
- TV Globo ( em animação), 2012 .
A turma do "Sítio do Picapau Amarelo" da Globo
http://biblio-edu.blogspot.com.br/2012/06/sitio-do-picapau-amarelo.html
Eventos vexilológicos
Feriados e eventos cíclicos- Dia Internacional do mágico
- Dia do Engenheiro Ambiental - Está instituído o dia 31 de janeiro como dia do Engenheiro Ambiental. A escolha de 31 de janeiro se deve ao fato de, nessa data, ter-se graduado no Brasil a primeira turma de engenheiros ambientais. (http://www.engambiental.org.br/noticias.
Dia mundial para a abolição da carne ou "World Day for the Abolition of Meat" - comemoração destinada a promover junto ao grande público a reivindicação política da abolição da morte de animais por sua carne, levando em conta que o consumo de carne causa mais sofrimentos e mortes do que qualquer outra atividade humana. Seis milhões de seres sensíveis são mortos no mundo a cada hora, com o fim de serem transformados em carne, isso sem contar o massacre de peixes, que também são levados em conta na reivindicação da abolição da carne. Os ativistas dessa celebração defendem a tese de que a carne não é necessária e de que o consumo de carne não é justificado do ponto de vista ético e deve então por esta razão ser abolido – do mesmo modo que a escravidão humana foi extinta em seu tempo.
Dia Nacional das RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL - RPPN – tem o objetivo de conscientizar toda a sociedade sobre a importância da conservação e preservação ambiental em áreas de propriedade particular, destinadas para este fim por iniciativa de seu proprietário. (fonte: http://www.repams.org.br)