Hoje tem Oscar? Tem. Hoje tem Gilmar Mendes? Tem. Hoje tem Rui Costa na corda bamba? Tem. Hoje tem Bolsonaro? Tem. Hoje tem Carluxo tretando com Marçal? Tem. Hoje tem Haddad? Tem. Hoje tem Fernanda Torres totalmente indicada? Tem!!!!!!!!!!!!!!!!! Mas o assunto do dia são os semipresidentes.
🎈É do BRASEW! Ainda Estou Aqui nem ganhou ainda, mas já levou. O filme foi indicado a melhor filme. Não é só na categoria de melhor filme estrangeiro, darling. Mas melhor filme mesmo. Se você ainda não foi ver, mesmo sendo de direita, vai saber porque o filme está fazendo tanto sucesso. É a história de uma família. Todo mundo se identifica ali. Esta é, inclusive, uma história que se repete todos os dias nas periferias do Brasil.
🎈O Walter Salles disse hoje para a Globonews (eles só dão entrevistas para a Globonews) que um dos grandes feitos do filme é que ele tem levado os jovens para o cinema para conhecerem a história da Ditadura.
🎈Mas para mim, o melhor meme até agora é aquele em que Fernanda Torres diz que deve muito ao Walter Salles e alguém lembra que metade do Brasil deve muito ao Walter Salles (por causa do banco Itaú, darling. Não seja um perdido).
🎈E passado o efeito Oscar, vamos às notícias semipresidenciais.
Gilmar na campanha
🎈Lira, nosso Arthurzito da Câmara frigorífica, logo deixará o cargo máximo que já ocupou na República. E uma das coisas que ele falou muito, mesmo sem ter levado adiante nenhum projeto efetivo, foi o tal do semipresidencialismo. Logo no fim do governo Bolsonaro, ele falava em toda oportunidade que podia. Agora o assunto ressuscitou. Quem saiu em defesa da mudança de regime foi o supremo Gilmar Mendes, um daqueles encontrinhos de brasileiros junto com Doria em terras gringas. Ele garantiu que esse já é o tema de 2025.
🎈Gilmar ainda usou como argumento de que seria um jeito de dar um jeito nas emendas parlamentares (aquele dinheiro público que o Congresso se recusa a dizer como gasta). Ele disse que as emendas são usadas hoje sem qualquer responsabilidade.
🎈Para quem é perdido no rolê, o semipresidencialismo é um regime em que temos um presidente eleito pelo povo e um primeiro ministro eleito pelo parlamento. Dizem que os dois mandam. E já não estamos nesse regime? Com congressistas usando emendas com irresponsabilidade, ministro?
Dormindo mal
🎈O Bolsonaro anda falando loucamente. Uma hora ele diz que anda dormindo mal com a sensação de que a PF está na porta (Por quê? Xandão, vacinas, joias, golpe de estado). Outra hora ele diz que não apoiaria os filhos como candidatos porque é preciso ter experiência para ser presidente. E agora tem essa de que ele poderá apoiar a Michelle para ser candidata à presidente, se ela colocá-lo no comando da Casa Civil. (só falta combinar com o Valdemar da Costa Neto, o verdadeiro dono do partido do Bolsonaro).
🎈Pensando bem seria também um tipo de semipresidente.
A xepa da comunicação
🎈Falando em ser ministro da Casa Civil, Bolsonaro já poderia ir aprendendo o que não pode ser feito no cargo. Veja o Rui Costa, o ministro da Casa Civil do Lula. Saiu dizendo por aí que o governo faria um conjunto de intervenções para baratear o preço dos alimentos. Aff. Intervenção. Imagina como o povo ficou feliz. Aí veio a história de vender xepa de produtos vencidos. Obviamente a ideia não era vender carne vencida, mas e daí? Pegou mal. E pensar que tudo isso aconteceu depois que Lula disse que nada mais vai para a rua sem passar pelo Planalto.
🎈O Rui Costa que se cuide que já tem gente apostando que Arthur Lira poderia ser o próximo ministro da Casa Civil. Olha que beleza. O Lira cuidando da distribuição das emendas dentro do governo? Totalmente semipresidente.
Mais Lula, menos Janja
🎈O Sidônio Palmeira, que não é o Marcos, andou dizendo em reunião virtual com a galera do PT que o segundo tempo começou e que as redes do Lula vão mudar. Vai ter mais Lula e menos Janja. Mais Brasil, menos Brasília. Obviamente ele não usou essas expressões, mas foi assim que a galera entendeu.
E o dólar?
🎈Dólar caindo, BRASEW. Menos de R$ 6. E daí o que o Haddad diz? Que não vai precisar dar subsídios a produtores porque com a queda do dólar e safra recorde os preços dos alimentos vão cair. Ahhh, então é importante mesmo o dólar caindo, né? Só para a gente ter certeza.
Um Marçal no sapato do Carluxo
🎈E Marçal, o coach que queria ser prefeito de São Paulo, continua incomodando os bolsonaristas. Depois de ter publicado um video antigo onde aparece com Donald Trump, fazendo parecer que foi no dia da posse do americano, a galera pirou. Bolsonaro soltou que não adiantava ficar querendo inventar terceira via, "direita limpinha". Carluxo, o filho 02, soltou os cachorros pra cima de Marçal e disse que "os 'limpinhos' querem te enganar alegando que podem governar sem ninguém".
🎈🎈E eu estou aqui totalmente com sono, então, acorda, BRASEW, que eu vou dormir.