26 dezembro, 2024

Le Monde

 


Nesta foto tirada de um vídeo divulgado pelo Ministério da Defesa da Rússia na terça-feira, 3 de dezembro de 2024, um lançador múltiplo de foguetes autopropulsado "Grad" de 122 mm dispara em direção à posição ucraniana na área da fronteira entre a Rússia e a Ucrânia na região de Kursk, Rússia. (Foto do Serviço de Imprensa do Ministério da Defesa da Rússia via AP)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteUcrânia e seus aliados afirmam que tropas norte-coreanas estão lutando na linha de frente da Rússia

A Rússia está mobilizando grandes recursos para retomar toda a região de Kursk, que a Ucrânia invadiu no início de agosto. Cerca de 1.000 norte-coreanos foram enviados à área para auxiliar 50.000 soldados russos, de acordo com a inteligência ocidental.

Leia o artigoícone ler artigo

FOTO DE ARQUIVO: O presidente dos EUA, Joe Biden, faz comentários sobre a economia na Brookings Institution em Washington, DC, EUA, 10 de dezembro de 2024. REUTERS/Kevin Lamarque/Foto de arquivo

EDITORIAL

Pena de morte: o grande gesto de Joe Biden

O presidente dos EUA comutou as sentenças de 37 condenados à morte na segunda-feira. Donald Trump protestou contra essa clemência e prometeu estender a pena de morte, o que deve manter o país entre os que executam mais pessoas condenadas no mundo.

Leia o artigoícone ler artigo

O presidente francês Emmanuel Macron chega para participar de um jantar de Natal com soldados franceses, preparado pelos chefs da presidência francesa, na Base Aérea 188 "Coronel Massart" em Djibuti em 20 de dezembro de 2024, como parte de uma visita de dois dias a Djibuti para celebrar o Natal com as forças francesas implantadas no país no âmbito do Tratado de Cooperação em Defesa (TCMD). (Foto de Nicolas MESSYASZ / POOL / AFP)

ARTIGO DE OPINIÃO

ícone de assinante'A atual fragilidade do presidente Macron é uma oportunidade para ele reinterpretar as nossas instituições'

Com os franceses expressando uma clara rejeição ao estilo de presidência de Emmanuel Macron, um retorno às origens da 5ª República parece ser a única solução, argumenta o historiador francês Jean Garrigues.

Leia o artigoícone ler artigo

Vista aérea mostra casas destruídas perto da costa marítima de Banda Aceh, quarta-feira, janeiro de 2005. O secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, visitou a província de Aceh, devastada pelo tsunami, na Indonésia, na quarta-feira, e disse que a devastação causada pelo desastre foi a pior que ele já viu. (AP Photo/Choo Youn-kong, POOL)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteComo a ciência dos tsunamis avançou, 20 anos após a catástrofe na Indonésia

O desastre que ceifou 230.000 vidas no Sudeste Asiático em dezembro de 2004 desencadeou uma campanha internacional de conscientização. Em duas décadas, modelos foram significativamente refinados e sistemas de alerta desenvolvidos.

Leia o artigoícone ler artigo

Combatentes sírios em um veículo estacionado em uma rua na praça central de Damasco, Síria, quarta-feira, 25 de dezembro de 2024. (AP Photo/Leo Correa)

Síria diz que 17 'funcionários do Ministério do Interior' foram mortos em 'emboscada'

O ministro do Interior, Mohammed Abdel Rahman, chamou o ataque de "uma emboscada traiçoeira dos remanescentes do regime criminoso" na província de Tartus "enquanto realizavam suas tarefas de manutenção da segurança".

Leia o artigoícone ler artigo

Ativistas segurando cartazes com os dizeres "la honte change de camp" em frente ao tribunal de Avignon nesta quinta-feira, 19 de dezembro de 2024.

ANÁLISE DE NOTÍCIAS

ícone de assinanteJulgamento francês por estupro: de uma batalha pessoal à conscientização coletiva

Dominique Pelicot foi considerado culpado, junto com seus 50 co-réus. O julgamento foi incomum porque Gisèle Pelicot se recusou a ser ouvida a portas fechadas, e nos debates que se seguiram. Mais uma vez, a questão de reescrever a definição de estupro na lei, introduzindo a noção de consentimento, foi levantada.

Leia o artigoícone ler artigo


Encruzilhada, Monte Tamaro, Suíça 2021. Esta foto faz parte da série Crowded Fields, que começou em 2017 e continua. https://pellecass.com/

COLUNA

ícone de assinanteA vida de pai, minha retrospectiva de 2024

Clara Georges

Leia o artigoícone ler artigo

INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteQuem realmente foi Jesus de Nazaré? A busca sem fim pelo Jesus histórico

Gaétan Supertino

Leia o artigoícone ler artigo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin (E), recebe o presidente da Síria, Bashar al-Assad, durante um comício na residência de Bocharov Ruchei. Sochi, Rússia, 21 de novembro de 2017. Foto de Mikhail Klimentyev/Russian Presidential Press and Information Office/Tass/ABACAPRESS.COM

LEITURA LONGA

ícone de assinanteBashar al-Assad, refugiado de Putin

Isabelle Mandraud

Leia o artigoícone ler artigo

O primeiro-ministro francês, Francois Bayrou, chega para um comício com o ministro francês do Interior no centro de crise interministerial (Centre Interministeriel de Crise) no Ministério do Interior em Paris, em 23 de dezembro de 2024, após a passagem do ciclone Chido sobre o território francês de Mayotte, no Oceano Índico. JULIEN DE ROSA/Pool via REUTERS

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteNão há muita novidade sobre o governo de François Bayrou

Princesa Cheklal

Leia o artigoícone ler artigo

PERFIL

ícone de assinanteDe um subúrbio de Paris para a NASA: como o jovem engenheiro aeroespacial Allan Petre almejou as estrelas

Arroz Marguerita

Leia o artigoícone ler artigo

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteO complexo desafio da reconstrução de Mayotte após o ciclone Chido

Realojar moradores de favelas, garantir acesso a terras e materiais, lidar com regulamentações de construção... A reconstrução do território francês do Oceano Índico levanta inúmeras questões.

Leia o artigoícone ler artigo

Mais de cem migrantes em perigo são resgatados ao tentar atravessar o Canal da Mancha

Ao longo do dia de Natal, 12 operações de resgate foram realizadas ao longo da costa do norte da França, incluindo a de um barco com problemas no motor.

Leia o artigoícone ler artigo

ícone de assinanteNa Coreia do Sul, mães divorciadas vivem sob pressão

Em uma sociedade que continua altamente desigual, mães divorciadas precisam lutar para equilibrar suas vidas profissionais e pessoais. Elas frequentemente escolhem começar seus próprios negócios para ter mais controle, mas isso não as protege de preconceito ou exploração.

Leia o artigoícone ler artigo

SUAS HISTÓRIAS

ícone de assinanteApós as Olimpíadas de 2024, o outro lado das medalhas para alguns atletas franceses: perda de moral, tristeza e esgotamento

Após o término das Olimpíadas e Paralimpíadas, alguns esportistas franceses tiveram dificuldade em abandonar o evento, quer tenham sofrido um revés ou, ao contrário, tenham sido coroados com sucesso.

Leia o artigoícone ler artigo

Japan Airlines relata ataque cibernético

A interrupção da rede começou na manhã de quinta-feira, disse um porta-voz da empresa à AFP. A companhia aérea é apenas a mais recente empresa japonesa a ser atingida por um ataque cibernético.

Leia o artigoícone ler artigo

Jato azerbaijano cai no Cazaquistão deixando 32 sobreviventes

O Ministério de Emergências do Cazaquistão disse que 67 pessoas estavam a bordo da aeronave Embraer 190.

Leia o artigoícone ler artigo